Ligações de colunas

Ir em baixo

Ligações de colunas

Mensagem  _nimitz_ em 13/5/2011, 08:21

Meus caros,

Tenho vindo a acompanhar o tópico http://www.audiopt.net/t7989-bicablagem-de-colunas, com bastante interesse.
O que me fez questionar outra situação: ligação single-wired em colunas com dois pares de bornes.

No tópico no meu sistema http://www.audiopt.net/t11048p75-o-meu-sistema, podem verificar que tenho umas Wharfedale 10.2 ligadas com um AudioQuest X2.
Por sugestão do vendedor, o cabo foi ligado "cruzado"

No manual das colunas, vem o seguinte:

Ontem, numa audição breve, experimentei ligar (i) nos bornes das baixas frequências e (ii) nos bornes das altas frequências, e não consigo tecer algum comentário concreto.

Existe algum tipo de vantagem nesta ligação?

Fico a aguardar o comentário dos mais entendidos e experientes, e sim, podem colocar os números que quiserem e explicações técnicas acompanhadas de gráficos, contribuindo assim para o aumento do conhecimento da comunidade. Os números ajudam a afastar o efeito placebo! Smile

Desde já agradeço a ajuda.
_nimitz_
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 865
Ocupação : IT
Interesses : Musica, Fotografia
Pontos/Reputação : 972

Re: Ligações de colunas

Mensagem  ricardo onga-ku em 13/5/2011, 09:13

Essas chapinhas ligam os terminais HF/LF + e HF/LF - por isso a colocação da banana no terminal HF ou LF é completamente indiferente.
Mas se substituir as ditas chapinas por um condutor de cobre (p.ex. qualquer pedaço de fio elétrico) obterá uma ligação mais eficaz (ainda que as melhorias sejam ínfimas do ponto de vista subjectivo).

Não sei quem lhe fez a sugestão mas nunca me deixo de espantar com a quantidade de desinformação que reina neste meio do audio...

Cumprimentos,
onga-ku

A esses, a credulidade toma o leme da mão da razão
e a mente converte-se num naufrágio."

Thomas Jefferson
ricardo onga-ku
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 2980
Pontos/Reputação : 4662

Mensagem  _nimitz_ em 13/5/2011, 09:23

Obrigado onga-ku.
De facto, os shunts têm como função "unir" os bornes. De qualquer forma, podia existir alguma forma "mais correcta" de efectuar a ligação.
Mas não removendo as chapas, e mantendo single-wired, onde aconselham que ligue os cabos?

Quem me sugeriu esta ligação foram os vendedores de uma casa de audio, das mais conhecidas da praça, onde adquiri as colunas e os cabos. Não questionei, pois certamente terão mais conhecimento e experiência do que eu. De qualquer forma, gosto de perceber o funcionamento da coisa, e a leitura do tópico da bicablagem, ajudou a aumentar a dúvida.

Obrigado.
_nimitz_
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Mfigueiredo em 13/5/2011, 10:03

Se olharmos para a placa de bornes das colunas, verificamos que estas estão ligadas (+ com + e - com -). Logo, essa dica de ligar os cabos cruzados, não tem qualquer efeito. Rigorosamente nada. O sinal é alternado e como tal varia de sentido constantemente. Ora entra pelo (+) ora pelo (-). E entra em simultâneo nos dois terminais, quer esteja ligado no terminal de HF quer no de LF (agudos, graves, respectivamente). Ora a partir daqui, chegamos à realidade. É rigorosamente igual. Só para impressionar os amigos, eheheh!

Também aconselho vivamente o uso de um pouco do mesmo cabo para ligar os dois terminais (+ com + e - com -, evidentemente). E isto porque a qualidade das peças de "shunt" que vêm de origem não oferece confiança. O ideal é descarnar um pouco mais e passar nos dois terminais. Cuidado com algum contacto fortuito com os terminais de sinal contrário. Os bornes dessas colunas propiciam esses "encostos".

Usa um bom cabo de secção 2,5 mm2 que é o suficiente e se possível sem as bananas que lá tens. É sempre vantajoso eliminar mudanças no material condutor. O metal das bananas não é cobre e introduz perdas para além de ter de se comprar. São dois males num só, eheheheh!

Mfigueiredo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 540
Interesses : Música e o resto
Pontos/Reputação : 607

Mensagem  Joao Paulo em 13/5/2011, 10:20

onga-ku escreveu:
Mas se substituir as ditas chapinas por um condutor de cobre (p.ex. qualquer pedaço de fio elétrico) obterá uma ligação mais eficaz (ainda que as melhorias sejam ínfimas do ponto de vista subjectivo).

Não sei quem lhe fez a sugestão mas nunca me deixo de espantar com a quantidade de desinformação que reina neste meio do audio...

Cumprimentos,
onga-ku

Estou de acordo que no áudio existe muita desinformação, e muito mito que repetido muitas vezes passa a ser verdade, mas em boa verdade, neste caso, o vendedor apenas sugeriu o que é recomendado por alguns fabricantes de cabos... Audioquest e Chord são duas das marcas que recomendam ligar desta forma.

Se faz diferença, não sei... mas acredito que não, tal como acredito que bicablagem também não faz grande diferença, ou melhor, faz uma pequena diferença mas devido à alteração das características eléctricas do cabo, que com dois condutores, baixa consideravelmente a resistência, mas aumenta a indutância e capacidade.... por isso é relativo.

Mas tal como tudo, nada melhor que testar...

Eu já tive umas wharfedale Diamond 10.1 e achei que faziam alguma diferença bicabladas, pois o som ficava mais "arejado". E neste caso é isso que recomendo que seja testado.

Trocar os bornes, ou substituir as chapinhas pouca ou nenhuma diferença vai fazer... e embora seja lógico que as bananas sejam mais um "obstáculo" no caminho do som, duvido, e volto a referir, duvido que alguém consiga ouvir a diferença de um sistema com e sem as ditas fichas...

Cool

Cumps,

JP
Joao Paulo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 632
Pontos/Reputação : 813

Mensagem  ricardo onga-ku em 13/5/2011, 11:35

Joao Paulo escreveu:Estou de acordo que no áudio existe muita desinformação, e muito mito que repetido muitas vezes passa a ser verdade, mas em boa verdade, neste caso, o vendedor apenas sugeriu o que é recomendado por alguns fabricantes de cabos... Audioquest e Chord são duas das marcas que recomendam ligar desta forma.

Se faz diferença, não sei... mas acredito que não, tal como acredito que bicablagem também não faz grande diferença, ou melhor, faz uma pequena diferença mas devido à alteração das características eléctricas do cabo, que com dois condutores, baixa consideravelmente a resistência, mas aumenta a indutância e capacidade.... por isso é relativo

Os fabricantes de cabos vendem cabos pelo que as recomendações destes são pouco...recomendáveis.
Aposto que para as minhas colunas recomendariam tri-cablagem... Rolling Eyes
E como já foi referido ligar de uma ou de outra forma não faz qualquer diferença.

Joao Paulo escreveu:Eu já tive umas wharfedale Diamond 10.1 e achei que faziam alguma diferença bicabladas, pois o som ficava mais "arejado". E neste caso é isso que recomendo que seja testado.

"Arejado" normalmente significa mais agudos.
Talvez o cabo em ligação simples fosse demasiado resistente mas pode ter sido apenas uma impressão...

Joao Paulo escreveu:Trocar os bornes, ou substituir as chapinhas pouca ou nenhuma diferença vai fazer... e embora seja lógico que as bananas sejam mais um "obstáculo" no caminho do som, duvido, e volto a referir, duvido que alguém consiga ouvir a diferença de um sistema com e sem as ditas fichas...

Estou de acordo que a troca das bananas e das chapinhas por si só não faça grande diferença.
Mas o conjunto dessas pequenas optimizações já deverá proporcionar uma maioria melhoria mais significativa; tal como na competição automóvel uma pequena afinação pode fazer toda a diferença, ainda que o ganho seja de uns meros centésimos de segundo.

Última edição por onga-ku em 13/5/2011, 18:03, editado 2 vez(es)

Thomas Jefferson
ricardo onga-ku

Mensagem  Mfigueiredo em 13/5/2011, 15:48

Joao Paulo escreveu:
onga-ku escreveu:

Cumprimentos,
onga-ku

Estou de acordo que no áudio existe muita desinformação, e muito mito que repetido muitas vezes passa a ser verdade, mas em boa verdade, neste caso, o vendedor apenas sugeriu o que é recomendado por alguns fabricantes de cabos... Audioquest e Chord são duas das marcas que recomendam ligar desta forma.

Se faz diferença, não sei... mas acredito que não, tal como acredito que bicablagem também não faz grande diferença, ou melhor, faz uma pequena diferença mas devido à alteração das características eléctricas do cabo, que com dois condutores, baixa consideravelmente a resistência, mas aumenta a indutância e capacidade.... por isso é relativo.

Mas tal como tudo, nada melhor que testar...

Eu já tive umas wharfedale Diamond 10.1 e achei que faziam alguma diferença bicabladas, pois o som ficava mais "arejado". E neste caso é isso que recomendo que seja testado.

Trocar os bornes, ou substituir as chapinhas pouca ou nenhuma diferença vai fazer... e embora seja lógico que as bananas sejam mais um "obstáculo" no caminho do som, duvido, e volto a referir, duvido que alguém consiga ouvir a diferença de um sistema com e sem as ditas fichas...

Cool

Cumps,

JP

Concordo!

No fim de contas, trata-se de uma questão técnica apenas. Também não faz muito sentido, não corrigir uma "imperfeição" se à partida sabemos que existe e é fácil de resolver.

Se a intenção é obter o máximo desempenho e ainda por cima com poupança de meios.......

Mfigueiredo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 540
Interesses : Música e o resto
Pontos/Reputação : 607

Mensagem  _nimitz_ em 23/5/2011, 07:59

Meus caros,

Acabei por adquirir um pouco mais de cabo igual ao das colunas, e efectuar a ligação das baixas às altas freq com estes.
Parece que o som ficou um pouco mais "claro", não com mais predominância dos agudos, mas sim menos confuso. Digo parece, pois a alteração é extremamente subtil (quase imperceptível), mas ter ocorrido de facto, pois mais duas pessoas tiveram a mesma opinião.

Esta seria a ligação a manter, e a mais correcta (cabo nu a ligar os postes), no entanto, devo adquirir umas forquilhas (espero que com qualidade) para terminar os shunts. É que o cabo nu, mesmo sem excesso, fica "à vista" e um pouco "amassado" quando insiro a banana do cabo da coluna. Espero é que esta situação, não anule a alteração anterior.

_nimitz_
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  _nimitz_ em 26/5/2011, 08:59

Jumpers actualizados com forquilhas da BJC.
http://www.bluejeanscable.com/store/speaker/index.htm

Recebi as mesmas na passada 3feira e meti mãos à obra.
Primeiro contra-tempo: a forquilha não "abraça" o poste. Sad
Na imagem, a forquilha tem três reentrâncias, pelo que assumi que uma delas (a mais larga) desse nas Wharfedale.
No entanto, consegui colocá-las com um dos "dentes" no orifício do poste, e o outro na lateral do poste. Analisando no final, a área de contacto não é muito inferior, com a vantagem de se desprenderem com maior dificuldade.
Antes de finalizar os jumpers, testei.
- Entre os jumpers terminados e os jumpers com cabo nu não notei qualquer diferença
- Entre os jumpers terminados e as chapas originais, notei a mesma diferença que já tinha referido: com os jumpers de cabo o som ganha definição, principalmente nas frequências mais altas (comprovado com testes cego à efectuado com a respectiva).

Total da MOD: 20€ (forquilhas + cabo, se bem que ainda fiquei com bastante cabo pois tinha adquirido 1metro).

Assim que possível coloco fotos.

Obrigado pelas opiniões.
_nimitz_
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Joao Paulo em 26/5/2011, 09:22

_nimitz_ escreveu:Jumpers actualizados com forquilhas da BJC.

Na imagem, a forquilha tem três reentrâncias, pelo que assumi que uma delas (a mais larga) desse nas Wharfedale.
No entanto, consegui colocá-las com um dos "dentes" no orifício do poste, e o outro na lateral do poste. Analisando no final, a área de contacto não é muito inferior, com a vantagem de se desprenderem com maior dificuldade.
- Entre os jumpers terminados e os jumpers com cabo nu não notei qualquer diferença
- Entre os jumpers terminados e as chapas originais, notei a mesma diferença que já tinha referido: com os jumpers de cabo o som ganha definição, principalmente nas frequências mais altas (comprovado com testes cego à efectuado com a respectiva).

Total da MOD: 20€ (forquilhas + cabo, se bem que ainda fiquei com bastante cabo pois tinha adquirido 1metro).

Obrigado pelas opiniões.

Caro _nimitz_

Retirar as chapinhas para colocar essas forquilhas é, na minha opinião pessoal, um erro.

Repara, retiras a chapinha original que até pode ser devidamente apertada e que é relativamente fininha...

em substituição colocas forquilhas com muito metal que, para além de não apertarem devidamente, são mais um obstáculo no caminho do sinal... pois a corrente ainda tem de passar pelas forquilhas e respectivo fio condutor... a capacidade (medida eléctrica) vai subir consideravelmente com esta solução pois existem muitos obstáculos e muito metal. Devemos sempre que possível optar por fichas com pouco metal... no teu caso as fichas banana que tens são melhores que as forquilhas...

eu não substituiria as chapinhas, mas a fazê-lo, seria pelo cabo nu...ou, ligaria o cabo que vem do amp + o que vai substituir a chapinha, na mesma ficha... e depois ligaria ao outro terminal em cabo nu.

E porque não bicablar as colunas ? basta adquirir mais um bocado de cabo igual (convém ser mesmo igual)

Nas wharfedale diamond 10.1 e 9.1 notei que melhoravam com esta solução... experimentei também trocar as chapinhas, mas não ouvi diferença.

Cumps,

JP

Joao Paulo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  _nimitz_ em 26/5/2011, 09:39

Joao Paulo escreveu:
Caro _nimitz_

Retirar as chapinhas para colocar essas forquilhas é, na minha opinião pessoal, um erro.

Repara, retiras a chapinha original que até pode ser devidamente apertada e que é relativamente fininha...

em substituição colocas forquilhas com muito metal que, para além de não apertarem devidamente, são mais um obstáculo no caminho do sinal... pois a corrente ainda tem de passar pelas forquilhas e respectivo fio condutor... a capacidade (medida eléctrica) vai subir consideravelmente com esta solução pois existem muitos obstáculos e muito metal. Devemos sempre que possível optar por fichas com pouco metal... no teu caso as fichas banana que tens são melhores que as forquilhas...

eu não substituiria as chapinhas, mas a fazê-lo, seria pelo cabo nu...ou, ligaria o cabo que vem do amp + o que vai substituir a chapinha, na mesma ficha... e depois ligaria ao outro terminal em cabo nu.

Cumps,

JP

Caro João,

Antes de mais, fico contento por estares por cá, e continuares a partilhar conhecimento e as tuas opiniões.

Relativamente ao teu comentário...
Percebo, compreendo tecnicamente, e foram essas as minhas questões e preocupações. Quando as meti na mão, e vi que não abraçavam os postes e a sua grossura, pensei: Pronto, já fiz asneira!!!
Mas já que as tinha, e não as iria devolver (o valor não justificava), e como tinha cabo spare, decidi experimentar. Convicto que pelo menos em relação ao cabo nu, deveria notar diferença para pior.
Surpreendentemente não...
Para o cabo nu não notei diferenças, notei sim para as chapas originais! Com o mesmo CD, a mesma faixa e na mesma coluna (pois os instrumentos no outro canal poderiam ser diferentes) testes com as chapas, e com o jumpers terminados, e notei mais definição (concretamente nuns acordes com viola de caixa) com os jumpers. Voltei a colocar as chapas, troquei de novo para os jumpers... mas o resultado foi o mesmo. Gostei mais do som com o jumpers. O que estranhei de imediato!
Ou é o meu ouvido... ou algum outro factor está a provocar esta situação. Pois em teoria, o que referes é o correcto. Agora... o meu consciente agradeço, pois não foram € em vão! Smile

Obrigado.
_nimitz_
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Joao Paulo em 26/5/2011, 09:43

_nimitz_ escreveu:
Ou é o meu ouvido... ou algum outro factor está a provocar esta situação. Pois em teoria, o que referes é o correcto. Agora... o meu consciente agradeço, pois não foram € em vão! Smile

Obrigado.

Estamos aqui sempre a falar de hipoteses...

na prática o que interessa é que gostes...o resto é conversa

mas porque não bicablar ? até já tens fichas suficientes e tudo

Cumps,

JP
Joao Paulo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  ricardo onga-ku em 26/5/2011, 09:49

_nimitz_ escreveu:Jumpers actualizados com forquilhas da BJC.

Obrigado pelas opiniões.

Muita atenção a forquilhas mal apertadas!
Se uma delas se solta e toca na outra ou no outro borne as consequências do curto-circuito podem ser desastrosas...

Thomas Jefferson
ricardo onga-ku

Mensagem  _nimitz_ em 26/5/2011, 09:54

Joao Paulo escreveu:
JP

Era a minha ideia inicial quando adquiri as colunas.
Mas na loja achavam que para estas não valia a pena, e era mais dinheiro no dobro do cabo.
Mas já que contemplei todas as outras hipóteses...sim... a ver se tenho oportunidade de testar essa configuração.
_nimitz_
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  _nimitz_ em 26/5/2011, 09:57

onga-ku escreveu:

Muita atenção a forquilhas mal apertadas!
Se uma delas se solta e toca na outra ou no outro borne as consequências do curto-circuito podem ser desastrosas...

Eu sei ....eu sei! Isso é muito importante.
Depois de as colocar e apertar, puxei-as todas para me certificar, e uma delas soltou-se. No final, re-confirmei e ficou tudo ok.
_nimitz_
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Joao Paulo em 26/5/2011, 10:10

_nimitz_ escreveu:
Joao Paulo escreveu:
JP

Era a minha ideia inicial quando adquiri as colunas.
Mas na loja achavam que para estas não valia a pena, e era mais dinheiro no dobro do cabo.
Mas já que contemplei todas as outras hipóteses...sim... a ver se tenho oportunidade de testar essa configuração.

Testa, não perdes nada.

Para mim faz mais sentido que trocar os jumpers... e depois se não fizer diferença, podes sempre vender o cabo e forquilhas e recuperar parte do investimento.

No lado do amp, em bicablagem, vais ter de ligar dois cabos na mesma ficha... não é impossível, mas dá um pouco mais de trabalho... Smile

Cumps,

JP

Joao Paulo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  ricardo onga-ku em 26/5/2011, 10:37

As minhas colunas permitem tri-cablagem/tri-amplificação e optei por ligar os três bornes com um pedaço de fio eléctrico solido de 2,5mm ao qual cortei apenas a porção de isolamento necessária para permitir o contacto.
De vez em quando substituo-o.

Thomas Jefferson
ricardo onga-ku

Mensagem  Joao Paulo em 26/5/2011, 10:47

onga-ku escreveu:As minhas colunas permitem tri-cablagem/tri-amplificação e optei por ligar os três bornes com um pedaço de fio eléctrico solido de 2,5mm ao qual cortei apenas a porção de isolamento necessária para permitir o contacto.
De vez em quando substituo-o.

No meu caso, na minha ultima aquisição, fiz questão de optar por colunas single wire... Very Happy

Já nem me lembro de biwiring, shunts, etc...

Cumps,

JP
Joao Paulo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  _nimitz_ em 27/5/2011, 08:07

Fica o resultado dos jumpers...

_nimitz_
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Joao Paulo em 27/5/2011, 08:45

Estão bonitos... Smile

A única questão que coloco, e agora confirmo pelas imagens, é a que já tinha colocado acima... a introdução de mais metal e mais descontinuidade (mais ligações) no circuito.

Parabéns pelas fotos... estão óptimas. Eu quando tento tirar fotos ao sistema nunca sai assim... Very Happy

Cumps,

JP
Joao Paulo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  _nimitz_ em 27/5/2011, 09:01

Joao Paulo escreveu:Estão bonitos... Smile

Pena estarem na traseira das colunas (estou no gozo claro, aqui a estética é o que menos me importa)

Joao Paulo escreveu:
A única questão que coloco, e agora confirmo pelas imagens, é a que já tinha colocado acima... a introdução de mais metal e mais descontinuidade (mais ligações) no circuito.

Tendo esta questão como premissa válida, com a qual também concordo, a única justificação para que na minha (e de mais uma ouvinte) opinião o som tenha ganho detalhe, será o facto do material das forquilhas seja melhor condutor que nas chapas originais.
_nimitz_
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  ricardo onga-ku em 27/5/2011, 10:32

_nimitz_ escreveu:Tendo esta questão como premissa válida, com a qual também concordo, a única justificação para que na minha (e de mais uma ouvinte) opinião o som tenha ganho detalhe, será o facto do material das forquilhas seja melhor condutor que nas chapas originais.

(A ser verdade, pois não foram efectuadas medições) isso significa que a atenuação nos agudos e é menor com a configuração actual, tendo alterado o equilíbrio tonal com o aumento de intensidade na resposta das altas frequências.
Não é propriamente um aumento de detalhe mas antes o detalhe que existia está agora mais evidente.

onga-ku

Última edição por onga-ku em 27/5/2011, 11:03, editado 1 vez(es)

Thomas Jefferson
ricardo onga-ku

Mensagem  _nimitz_ em 27/5/2011, 10:45

onga-ku escreveu:
(A ser verdade, pois não foram efectuadas medições) isso significa que a atenuação nos agudos e menor com a configuração actual, tendo alterado o equilíbrio tonal com o aumento de intensidade na resposta das altas frequências.
Não é propriamente um aumento de detalhe mas antes o detalhe que existia está agora mais evidente.

Parece-me plausível. Smile

Obrigado
_nimitz_
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Vítor Almeida em 27/5/2011, 13:42

Viva

Não quero entristecer ninguém dado o trabalho de experimentação sempre louvável mas eu recomendaria:
- Seguir recomendação do manual do fabricante em detrimento de outras opiniões.
- Se as ditas "chapinhas" lá vêm nas colunas não deve ser para poupar, produzi-las, dourá-las, etc. deve custar bem mais do que um pedaço de cabo para colunas, se se desconfiar destas, deixá-las onde estão e colocar o cabo em paralelo com elas. Nota: O diametro equivalente das "chapinhas" normais é superior ao de um cabo.
- Limpar as chapinhas, bornes, cabo, etc. para evitar oxidações e consequentes maus contactos.
- Não esquecer que quanto mais descontinuidades existirem entre o amplificador e as colunas mais reflexões existem devido a desadaptação de impedâncias, embora às frequências de áudio não me pareça algo muito significativo. As forquilhas e afins só vão criar mais desaptações (cabo forqulha, forquilha borne).
- O que quer que seja utilizado deve ser bem apertado (cuidado para não se partirem os bornes).
- Jogar a bicablagem às "couves", se possível e se suportado, experimentar a biamplificação.
- Usar o cabo de maior diametro possivel dentro do razoável (ter em conta os bornes do amplificador e das colunas), normalmente os cabos que andam por aí são de 2,5 ou 4 mm.
- As polaridades (+ e - nas colunas e amplificador) podem ser importantes e não devem ser trocadas. Como nas tomadas de energia, existe um polo de sinal e outro de referência. O de sinal (tensão) é alternado e muda de valor, no caso da energia das tomadas 50 vezes por segundo, o das colunas pode mudar até 20.000 vezes por segundo. O outro pólo mantem-se estável e serve de referência. Existem sinais ditos diferenciais em que não existe o tal polo de referencia e em ambos variam. A troca de polos afecta, pelo menos, a fase do sinal (180º) em sinais não diferenciais, como penso ser o caso.

Cumprimentos

Vítor Almeida

Vítor Almeida
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 138
Interesses : Música e vídeo, entre outras
Pontos/Reputação : 282

Mensagem  ricardo onga-ku em 27/5/2011, 15:14

Vítor Almeida escreveu:- Seguir recomendação do manual do fabricante em detrimento de outras opiniões.
- Se as ditas "chapinhas" lá vêm nas colunas não deve ser para poupar, produzi-las, dourá-las, etc. deve custar bem mais do que um pedaço de cabo para colunas, se se desconfiar destas, deixá-las onde estão e colocar o cabo em paralelo com elas. Nota: O diametro equivalente das "chapinhas" normais é superior ao de um cabo.

O que os fabricantes dizem está longe de ser sagrado e há por aí bastantes a escrever e a fabricar grandes disparates.

Conforme já foi referido, um cabo é melhor condutor do que uma "chapinha".
Os bornes para bi-cablagem, especialmente numa monitora barata deste tipo, apenas existem por imposição do mercado (revendedores, fabricantes de cabos e audiófilos "procuradores de diferenças"); as chapas vêm de fábrica para que as colunas toquem com cablagem simples (estão prontas a usar pelo mais leigo dos utilizadores) e ficam mais elegantes do que um pedaço de cabo cuja "qualidade" poderia ser posta em causa pelo cliente.

Vítor Almeida escreveu:- Jogar a bicablagem às "couves", se possível e se suportado, experimentar a biamplificação.

Não vejo razão para complicar aquilo que é simples.
Quais seriam as vantagens de bi-amplificar umas pequenas monitoras?

Vítor Almeida escreveu:- Usar o cabo de maior diametro possivel dentro do razoável (ter em conta os bornes do amplificador e das colunas), normalmente os cabos que andam por aí são de 2,5 ou 4 mm.

Para a maioria das colunas e uma distância até dois metros 2,5mm é mais do que suficiente:

Comprimento máximo para um cabo de dois condutores em cobre
Diâmetro do condutorCarga de 2 ohmCarga de 4 ohmCarga de 6 ohmCarga de 8 ohm
22AWG / 0,65mm3ft / 0,90m6ft / 1,80m9ft / 2,70m12ft / 3,60m
20AWG / 0,81mm5ft / 1,50m10ft / 3,00m15ft / 4,50m20ft / 6,00m
18AWG / 1,02mm8ft / 2,40m16ft / 4,80m24ft / 7,20m32ft / 9,60m
16AWG / 1,29mm12ft / 3,60m24ft / 7,20m36ft / 10,80m48ft / 14,40m

Thomas Jefferson
ricardo onga-ku

Mensagem  Vítor Almeida em 27/5/2011, 16:01

Viva, Onga-ku

Concordo com o que diz sobre os manuais/fabricante e produtos mas entre estes e comentários não filtrados, prefiro os manuais.

O meu post é genérico e não apenas para as "pequenas monitoras". Mesmo assim, se possuirem essa capacidade e o amplificador também, não vejo porque não se possa experimentar a biamplificação?

Porque afirma que um cabo é melhor conductor do que uma "chapinha", se estas forem feitas de cobre e douradas e a sua secção for igual ou superior à do cabo? A impedância pode ser igual ou inferior à de um cabo de 2,5 ou 4 mm e a área de contacto com os bornes até pode ser superior. Ainda não consegui perceber porque são piores.

Nas minhas colunas da sala uso cabo de 2,5 mm, quer para as dianteiras com biamplificação, quer nas traseiras e central. Usar mais grosso não faz mal mas não vale a pena pagar muito mais para isso.

Cumprimentos

Vítor Almeida

Vítor Almeida
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 138
Interesses : Música e vídeo, entre outras
Pontos/Reputação : 282

Novas terminações

Mensagem  _nimitz_ em 31/8/2011, 13:15

Caros amigos,

Neste período de férias, tenho estado algo ausente.
De regresso ao trabalho, de regresso ao forum.
PS: A música esteve sempre presente! Smile

Personalizei as terminações dos cabos das colunas, bem como rectifiquei as dos jumpers. Isto com manga termorectrátil.
De facto, é algo que devem sempre colocar nas terminações.
Por exemplo, o cabo que utilizei para o DIY dos Jumpers (Audioquest X2 black), do qual ainda tenho um pouco, e que está com as pontas descarnadas dentro dum saco, ao fim de 3 meses apresenta já as pontas dos condutores enegrecidas. Quando removi a pouca manga que os Jumpers DIY tinham, o cabo encontrava-se igual ao original.

Com efeito, nos jumpers troquei apenas a manga, nos cabos das colunas, cortei, descarnei, e coloquei a manga.

O resultado:

O som, esse está igual (relativamente a esta alteração).
_nimitz_
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  manel1 em 31/8/2011, 13:41

Viva

O som pode ter ficado igual, mas os olhos também comem. Está aí um bom trabalho, assim, tão cedo não terá de se preocupar com a oxidação das pontas dos condutores.

manel1
Equipa Audiopt - Moderação
Equipa Audiopt - Moderação

Número de Mensagens : 2062
Ocupação : Electromecanico
Interesses : Música, leitura
Pontos/Reputação : 2463

Mensagem  _nimitz_ em 31/8/2011, 13:59

manel1 escreveu:Viva

O som pode ter ficado igual, mas os olhos também comem. Está aí um bom trabalho, assim, tão cedo não terá de se preocupar com a oxidação das pontas dos condutores.

Obrigado!

Não sendo o mesmo que um sistema "AirLoc" da QED, não me parece que a oxidação me vá "chatear" muito.
_nimitz_
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: