Bom som a baixo volume

Ir em baixo

Bom som a baixo volume Empty Bom som a baixo volume

Mensagem  manel1 em 22/3/2011, 19:33

Vivam

Como sabem há colunas que só mostram o que valem quando se roda o botão do volume bem para a direita, portanto com volumes de som consideráveis, outras há, que só com um ''cheirinho'' consegue-se ouvir tudo. Existe uma relação entre a sensibilidade das colunas, ou seja, das suas unidades altifalantes e a capacidade de a baixos volumes de som se mostrarem reveladoras?

Certamente muitos de vós já tiveram colunas muito sensíveis e pouco sensíveis e poderão opinar a este respeito. Obrigado.

manel1
Equipa Audiopt - Moderação
Equipa Audiopt - Moderação

Número de Mensagens : 2069
Ocupação : Electromecanico
Interesses : Música, leitura
Pontos/Reputação : 2463

Bom som a baixo volume Empty Re: Bom som a baixo volume

Mensagem  Lotp em 22/3/2011, 20:12

Ainda não tive oportunidade de testar vários tipos de colunas com as amplificações que tenho disponíveis, mas notei quando troquei de um Amplificador AV para um dedicado que o som surgiu mais detalhado com volumes mais baixos. Desta forma e porque é assunto que me interessa sobremaneira, vou seguir com atenção este tópico!
Lotp
Lotp
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 118
Pontos/Reputação : 201

Mensagem  Sonik em 23/3/2011, 09:40

Eu tenho o Nad c316BEE. este amplificador com colunas Kef K140 tocava melhor com o volume mais alto. Ao comprar umas Rega toca muito bem com o volume baixo. As rega RS5 salvo erro têm uma sensibilidade de 89db.
Sonik
Sonik
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 374
Ocupação : Designer
Interesses : Musica, Fotografia, Ovnilogia
Pontos/Reputação : 377

http://www.almasonica.blogspot.com

Mensagem  Fernando Novais em 23/3/2011, 10:11

Eu penso que a qualidade do som em volume baixo, tem mais a ver com a qualidade do amplificador, do que propriamente da coluna scratch

Cumprimentos
Fernando Novais
Fernando Novais
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 2643
Ocupação : Funcionario Publico
Interesses : Musica/Cinema/Vespas
Pontos/Reputação : 1762

Mensagem  Joao Paulo em 23/3/2011, 10:58

A minha opinião, de quem já teve (tem) vários amps e colunas é de que não existe uma fórmula para bom som a baixo volume...
não depende da posição do botão do volume, nem da potência ou sensibilidade das colunas... mas depende muito, IMHO, das colunas... ou seja depende do projecto...e a única forma de saber se um par de colunas toca bem a baixo volume é ouvindo...
efectivamente não existe nada nas características técnicas dos equipamentos que possa servir de indicador, no entanto a opção, neste caso, por colunas de chão, bass reflex (ou monitoras + sub) faz sentido, dado que o espectro de frequências mais "sacrificado" a baixo volume é geralmente nas baixas frequências (grave)

Joao Paulo
Joao Paulo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 632
Pontos/Reputação : 813

Mensagem  ricardo onga-ku em 23/3/2011, 11:24

manel1 escreveu:Como sabem há colunas que só mostram o que valem quando se roda o botão do volume bem para a direita, portanto com volumes de som consideráveis, outras há, que só com um ''cheirinho'' consegue-se ouvir tudo. Existe uma relação entre a sensibilidade das colunas, ou seja, das suas unidades altifalantes e a capacidade de a baixos volumes de som se mostrarem reveladoras?

As colunas que não tocam bem (ou não têm resolução) a baixos volumes não prestam.

Porquê?

A resposta é óbvia: se quisermos reproduzir a gravação de p.ex. uma peça orquestral a um nível de pressão sonora relativamente realista, os sons mais piani deverão soar realisticamente baixo.
E se os altifalantes não forem capazes de responder a esses sinais de fraca intensidade nunca conseguirão reproduzir uma gravação com uma gama dinâmica alargada de forma correcta.
Essa incapacidade resulta de descontinuidades no movimento dos cones e li uma vez exemplificada da seguinte forma: quando empurramos ou fazemos deslizar uma cadeira ela não se desloca se aplicarmos uma pressão ligeira mas se progressivamente fizermos mais força saltará repentinamente para a frente no momento em que se solta da fricção produzida pelo contacto com o solo.

Essa resolução absoluta, uma espécie de "claridade" que se distingue da falsa resolução produzida pelo empolamento da gama média e agudo por abranger a totalidade das frequências produzidas pela coluna, não resulta exclusivamente dos altifalantes pois as ressonâncias da caixa também podem mascarar os sons de baixa intensidade.

Um terceiro factor tem origem nos reflexos produzidos pela sala.

O sinal tem origem na fonte e a ausência de ruído desde o momento em que é gerado até chegar aos terminais do altifalante é imprescindível.

Julgo que a resposta à pergunta é nim... Razz
Um altifalante menos sensível requer mais corrente para se mover e a maior resistência da suspensão poderá provocar as referidas faltas de linearidade no deslocamento do cone.
Se...

A esses, a credulidade toma o leme da mão da razão
e a mente converte-se num naufrágio."

Thomas Jefferson
ricardo onga-ku
ricardo onga-ku
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 2980
Pontos/Reputação : 4662

Mensagem  Omar em 1/4/2011, 18:59

Eu dou o meu exemplo:

Com a mesma fonte/amplificação tinha umas MA RS6 com uma sensibilidade de 91db a 6ohms e agora tenho umas MA Gold GS10 com 88db a 8ohms. As GS10 tocam muito mas muito melhor a baixo volume.

Será só a sensibilidade ? Acho q tb tem a ver com o crossover, drives e acustica da caixa.

Digamos que a caracteristica em discussão tem relação com toda a construção das colunas.

Omar
Omar
Omar
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 595
Pontos/Reputação : 218

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Permissão deste fórum: