O meu sistema

Página 3 de 8 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8  Seguinte

Ir em baixo

Re: O meu sistema

Mensagem  lore em 27/3/2011, 16:50

eu ? nao !
sei que tenha mas nao sou eu ... isso dos melhores graves é discutivel !
lore
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 841
Ocupação : http://www.laso.pt/04solucoes/05galeria.php
Interesses : cabrios ,motos , muitos kw , tatoos, adrenalina
Pontos/Reputação : 1037

Mensagem  Joao Paulo em 27/3/2011, 17:10

_nimitz_ escreveu:
O problema aqui é a sala. Já as ouvi com o meu Amp (AV receiver), mas não as ouvi na minha sala!!! E de certo terá influência. Não sei até que ponto as W 10.1 ou 10.2, com uma assinatura de som mais "abafado", não seria melhor, visto a minha sala ter um pouco de "eco".

O que acham?

PS: Mais de 300€ pelas BX2 + suportes....... Sad Estou feito!!!

Cumps,
Carlos

O som das Wharfedale não é mais "abafado", mas sim mais suave no extremo agudo, dando essa sensação de menos transparente.

Já tive wharfedale e monitor audio por isso entendo bem as diferenças que sentis-te. As MA são colunas mais vivas, com uma sonoridade mais vincada, e cativam mais depressa numa audição curta, as wharfedale por outro lado necessitam de mais algum tempo para revelar as suas qualidades.

Resumindo, são ambas boas colunas e julgo que ficas bem servido com qualquer uma delas, desde que entendas que são diferentes na forma como apresentam a musica... e que a combinação com o amp e fonte vão ter a "ultima palavra" nesta equação.

No teu caso e tratando-se dum amp Pioneer eu optava pelas wharfedale dado que a Pioneer é conhecida pelo seu som frontal e um pouco frio no agudo... essa caracteristica julgo que casa muito bem com as wharfedale.

Embora as MA sejam boas colunas eu não as ligaria ao Pioneer pois corre-se o risco do som se tornar muito cansativo ao fim de algum tempo. As wharfedale, garanto que nunca cansam.

Não as consegues testar em tua casa ? isso seria o ideal, tiravas todas as duvidas.

Cumps,

JP

Joao Paulo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 632
Pontos/Reputação : 813

Mensagem  ricardo onga-ku em 27/3/2011, 17:34

lore escreveu:eu ? nao !
sei que tenha mas nao sou eu ... isso dos melhores graves é discutivel !

Tudo em Audio é discutível, até os cabos de corrente. Razz

A esses, a credulidade toma o leme da mão da razão
e a mente converte-se num naufrágio."

Thomas Jefferson
ricardo onga-ku
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 2980
Pontos/Reputação : 4662

Mensagem  lore em 27/3/2011, 17:39

sim , ainda ontem ganhava ( nao apostamos )mais um almoço , com a tematica " cabos de corrente ".
Para mim existem duas bases de qualquer bom sistema :
boa corrente
boa sala .
Sem isto podes por os melhores aparelhos do mundo que nao vais tirar o maximo deles .

No topico : o som MA consegue impressionar nas primeiras musicas , mas sempre o achei algo agressivo
lore
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  ricardo onga-ku em 27/3/2011, 17:41

lore escreveu:sim , ainda ontem ganhava ( nao apostamos )mais um almoço , com a tematica " cabos de corrente ".
Para mim existem duas bases de qualquer bom sistema :
boa corrente
boa sala .
Sem isto podes por os melhores aparelhos do mundo que nao vais tirar o maximo deles .

Estou de acordo com ambas, não acho é que um cabo de corrente com 1m possa alterar alguma coisa.

_nimitz_ escreveu:Não sei até que ponto as W 10.1 ou 10.2, com uma assinatura de som mais "abafado", não seria melhor, visto a minha sala ter um pouco de "eco".
lore escreveu:No topico : o som MA consegue impressionar nas primeiras musicas , mas sempre o achei algo agressivo

Na minha experiência é fácil que um par de MA soe melhor em comparações directas porque acentua os extremos de frequência e isso dá-lhes a aparência de produzirem um som mais transparente e corpulento.

Quanto ao eco, é preferível optar por um par de colunas com um ângulo de dispersão reduzido e optar por uma configuração de escuta relativamente próxima (near-field).
Mas a única solução é tratar a sala, revestindo as paredes (especialmente as laterais) com material difusor como p.ex. estantes ou plantas e colocando um tapete grosso entre as colunas e o ponto de escuta.

Thomas Jefferson
ricardo onga-ku

Mensagem  lore em 27/3/2011, 18:01

Quanto ao eco, é preferível optar por um par de colunas com um ângulo de dispersão reduzido e optar por uma configuração de escuta relativamente próxima (near-field).
Mas a única solução é tratar a sala, revestindo as paredes (especialmente as laterais) com material difusor como p.ex. estantes ou plantas e colocando um tapete grosso entre as colunas e o ponto de escuta.[/quote]

difusor ou absorvedor ?
1 metro nao sei mas 8 fazem seguramente !
Dentro desses valores tentes ouvir as Davis
lore
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  ricardo onga-ku em 27/3/2011, 18:43

lore escreveu:

onga-ku escreveu:Quanto ao eco, é preferível optar por um par de colunas com um ângulo de dispersão reduzido e optar por uma configuração de escuta relativamente próxima (near-field).
Mas a única solução é tratar a sala, revestindo as paredes (especialmente as laterais) com material difusor como p.ex. estantes ou plantas e colocando um tapete grosso entre as colunas e o ponto de escuta.

difusor ou absorvedor ?

Segundo percebi, os ecos afectam sobretudo as médias e altas frequências e são fruto dos reflexos provocados pelas paredes, pavimento e tecto.
Tens aqui uma solução radical (c/ monitoras ATC e Genelec):

Thomas Jefferson
ricardo onga-ku

Mensagem  lore em 27/3/2011, 18:50

olha os aborvedores la no canto ,ondes os graves sao mais problematicos .
sem chegar a esse radicalismo , umas cortinas grossas a forrar as paredes , uns tapetes , umas telas dao uma ajuda e tornam o leque de opçoes mais alargado .
lore
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  ricardo onga-ku em 27/3/2011, 19:39

E lá estão os dois subs da Genelec.

Thomas Jefferson
ricardo onga-ku

Mensagem  _nimitz_ em 28/3/2011, 22:14

onga-ku escreveu:O palco é uma característica da gravação e não da reprodução.
Já o "palco audiófilo" é produto de reflexos da sala e de manipulações de fase ou da resposta de frequências.
Como tal, de um ponto de vista da reprodução estereofónica, o "palco audiófilo" não pode ser considerado uma característica positiva.

Sempre a aprender! Smile
_nimitz_
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 865
Ocupação : IT
Interesses : Musica, Fotografia
Pontos/Reputação : 972

Mensagem  _nimitz_ em 28/3/2011, 22:18

Joao Paulo escreveu:

O som das Wharfedale não é mais "abafado", mas sim mais suave no extremo agudo, dando essa sensação de menos transparente.

Já tive wharfedale e monitor audio por isso entendo bem as diferenças que sentis-te. As MA são colunas mais vivas, com uma sonoridade mais vincada, e cativam mais depressa numa audição curta, as wharfedale por outro lado necessitam de mais algum tempo para revelar as suas qualidades.

Resumindo, são ambas boas colunas e julgo que ficas bem servido com qualquer uma delas, desde que entendas que são diferentes na forma como apresentam a musica... e que a combinação com o amp e fonte vão ter a "ultima palavra" nesta equação.

No teu caso e tratando-se dum amp Pioneer eu optava pelas wharfedale dado que a Pioneer é conhecida pelo seu som frontal e um pouco frio no agudo... essa caracteristica julgo que casa muito bem com as wharfedale.

Embora as MA sejam boas colunas eu não as ligaria ao Pioneer pois corre-se o risco do som se tornar muito cansativo ao fim de algum tempo. As wharfedale, garanto que nunca cansam.

Não as consegues testar em tua casa ? isso seria o ideal, tiravas todas as duvidas.

Cumps,

JP

João,

Muito obrigado pelo teu feedback. De alguém que já experimentou ambas as colunas. Explicaste, de forma mais correcta, precisamente o que senti no teste de Sábado.

Cumps,
Carlos
_nimitz_
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  _nimitz_ em 28/3/2011, 22:20

onga-ku escreveu:

Tinha já essa ideia, de revestir o máximo possível (que a cara metade me deixe e que eu também ache que não compromete a estética) as paredes da sala. Possivelmente não iria era dar ênfase às laterais. Com o comentário, terei mais atenção a esse aspecto.
Obrigado.

Cumps,
Carlos
_nimitz_
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  _nimitz_ em 28/3/2011, 22:32

Meus caros,

Novo teste efectuado hoje, no mesmo local de Sábado, mas sem o CD dos Eagles mas com mais tempo e ajuda de um par de ouvidos que também "vivem" a música, os do meu pai.

Ilações finais vão de acordo aos vossos comentários:
- MA com Pio...pode não ser uma boa combinação, aliado ao preço bem superior
- Wharfedale...de facto é o caminho. Mais de 30 minutos de audição com as 10.1 enquanto conversávamos e analisávamos vários cenários....e canseira zero. Já não quis retirá-las. Smile Experimentei também as 10.6. graves melhores que muitos subs!!

Posto isto, e tendo em conta os diferentes mas coerentes comentários, que tenho recolhido com as vossas intervenções, na derradeira audição de próximo Sábado, darei ênfase a:
- Wharfedale 10.1 (Já ouvidas, mas para ter base de comparação)
- Wharfedale 10.2
- Wharfedale 10.4

- Adicionalmente, e inicialmente apenas por curiosidade (veremos no fim) as tais SYSTEM FIDELITY COLUNAS SF 3050.

Obrigado.

Cumps,
Carlos
_nimitz_
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Joao Paulo em 29/3/2011, 11:49

Muito bem, nada como decidir pelos próprios ouvidos... Smile

Estou certo que dentro desse lote vai sair alguma que te encha as medidas e a sala. Depois coloca aqui os resultados.
Joao Paulo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  MikeF em 30/3/2011, 20:42

onga-ku escreveu:O palco é uma característica da gravação e não da reprodução.
Já o "palco audiófilo" é produto de reflexos da sala e de manipulações de fase ou da resposta de frequências.
Como tal, de um ponto de vista da reprodução estereofónica, o "palco audiófilo" não pode ser considerado uma característica positiva.

Ricardo,
Não será bem assim... a noção de palco/espaço é captada na gravação. Depois o conjunto colunas/sala é que pode dar cabo dela ou preservá-la... Ou temos umas colunas coerentes e uma coerência que não é desfeita por reflexões muito próximas das colunas, ou não temos e não se consegue transmitir o palco da gravação.
MikeF
Profissional
Profissional

Número de Mensagens : 236
Pontos/Reputação : 314

http://www.ZenAudio.pt

Mensagem  Brás em 31/3/2011, 17:26

A mim também me parece que o "palco audófilo" ou que raio é isso, deverá ser o palco da gravação, pode é haver sistemas que não o consigam reproduzir. Recordo aqui o Friday Night in S. Francisco do Paco Lucia ,Dimeola eJ.Mclaughin onde cada um toca no seu canal e quando ouvimos temos entaõ cada um no seu sitio, caso contrário o Palco audiófilo ou a reprodução do palco de gravação não foi conseguido.Mas também é certo que a sala é uma variavel a ter em conta, assim como tudo o que faz parte do sistema Cool
Brás
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 1440
Pontos/Reputação : 593

Mensagem  _nimitz_ em 4/4/2011, 09:26

Meus caros,

Novidades...! Smile

Upgrade efectuado este fim de semana, após audições....comparações.....contas.... etc!

Frontais:
- Wharfedale 10.2
- Atacama Nexus 6
- 2x 3 metros AudioQuest X2 terminado.

Em breve, faço uma análise mais pormenorizada dos resultados, com fotos.
Mas para já, posso dizer....que fiquei sem palavras!
Que loucura!!!

Desde já obrigado a todos os que contribuíram para a escolha.

Cumps,
Carlos
_nimitz_
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Joao Paulo em 4/4/2011, 09:31

_nimitz_ escreveu:
Frontais:
- Wharfedale 10.2
- Atacama Nexus 6
- 2x 3 metros AudioQuest X2 terminado.

A diferença para os anteriores satélites Pio deve ser brutal... Cool

Enjoy !

Cumps,

JP
Joao Paulo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  _nimitz_ em 6/4/2011, 09:17

Ora, vamos lá aos resultados. (Fotos infelizmente ainda não tive oportunidade).

Testes de sábado:
- Wharfedale 10.2
- SYSTEM FIDELITY COLUNAS SF 3050

Ambos os testes com:
- MARANTZ PM 5003
- MARANTZ CD 5003

Adorei o som das 10.2
As System, também tocaram muito bem. Não consegui perceber bem, mas parecia-me em algumas situações um pouco mais clareza, talvez devido a ter 3 vias. Mas faltava corpo ao som.....e a estética.. Sad
As 10.2, fantásticas!

Fiz outras audições por curiosidade....amplificação e fonte Cyrus....Brutal!!! Aquelas "coisas" pequenas têm um som fabuloso.

Tudo com o meu CD dos Eagles.

Lá levei eu para casa as Wharfedale 10.2 mais os cabos Audioquest x2 terminados (bom aspecto o cabo) e os suportes Atacama Nexus 6 (em preto).

No Sábado à noite, montei tudo, um pouco à pressa, e sem arrumar nos locais correctos e sem muitos ajustes no receiver, liguei e fiquei...
Surprised
À 1hora da manhã.....com o volume para aí no 8 (que com as satelites Pio e sub anteriormente....não se ouvia nem "sentia" nada) um som tão definido e com uma amplitude de frequências notável. Fiquei ali a ouvir uma série de estilos musicais diferentes em Flac.

No Domingo à tarde, já efectuei um teste mais sério. Tudo posicionado correctamente, spikes afinados... (os suportes atacama são espetaculares, e os Gel Pads são extremamente eficazes)
E meus caros, as 10.2 enchem uma sala de 32m2 sem problema algum! Smile

Em Flac, com o Media Center ligado por HDMI ao Pio e em modo auto (acusando PCM):
Frontais: Large
Sub: Off
Treble e Bass: não ajustáveis (devem estar no default ZERO)
O que notei de maior realce: pressão sonora frontal; uns graves limpos e magníficos, não em exagero bastantes limpos e profundos e metem o sub "debaixo do braço"; uns agudos muito bons; e uma boa separação dos instrumentos.
Gostei mais ainda da sonoridade das Wharfedale em minha casa. O casamento com o Pio é excelente. A sala é que ainda tenho de "secar" um pouco o som.

Ontem efectuei os restantes testes:

Multicanal música: aqui foi o que não gostei tanto, mas ainda assim melhor do que com os satelites Pio. As frontais não demonstram o seu verdadeiro poder, mesmo que coloque em SMALL não compensa. Mas em relação às diferenças de tom para a central, não me fez confusão.

Multicanal cinema: se já estava plenamente satisfeito com o meu sistema para ver filmes.....agora ainda melhor. Está tudo no sitio como antes, mas com mais "impacto" a surgir da frente, sem destoar dos efeitos traseiros, nota-se também mais definição nos sons provenientes das laterais.

Leitor universal LG: outra brutal surpresa!!! Como já vos tinha dito, para ter um som que me agradasse, tinha de definir o Pio para STEREO forçado, e com bass e treble no +4. Agora é colocar no Direct, onde não consigo afinar mais nada a não ser o volume, e......... parece que troquei a fonte! Smile

Era para ter efectuado um teste de pormenor, que era experimentar tudo mas com o cabos QED 42 que tinha, para comparar com os Audioquest X2, mas já nem mexi em mais nada! Entretanto os QED que tinha nas frontais já têm novo dono. Smile

Resumindo, valeu cada cêntimo do investimento efectuado. A minha cara metade, no final, também gostou muito, e o que mais gozo me deu, foi no final ter-se apercebido da diferença para melhor (opinião idónea Smile )

Mais uma vez agradeço a ajuda que vocês me deram, essencial na minha escolha.

Espero ainda esta semana, contemplar-vos com as fotos.

Cumps,
Carlos

Última edição por _nimitz_ em 6/4/2011, 09:28, editado 1 vez(es)
_nimitz_
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  ricardo onga-ku em 6/4/2011, 09:25

_nimitz_ escreveu:Resumindo, valeu cada cêntimo do investimento efectuado. A minha cara metade, no final, também gostou muito, e o que mais gozo me deu, foi no final ter-se apercebido da diferença para melhor (opinião idónea Smile )

Óptimo, isso é que interessa. cheers

Thomas Jefferson
ricardo onga-ku

Mensagem  manel1 em 6/4/2011, 13:25

Bela descrição , agora so faltam as fotos

manel1
Equipa Audiopt - Moderação

Número de Mensagens : 2058
Ocupação : Electromecanico
Interesses : Música, leitura
Pontos/Reputação : 2461

Mensagem  _nimitz_ em 18/4/2011, 08:39

Meus caros,

As fotos...
Tem sido complicado!

No entanto, já efectuei mais uma alteração ao meu Setup.
Saiu o leitor universal LG DS-8400, e entrou leitor de CDs Sony CDP-XE270.
Nada de especial, mas pelo menos é um leitor dedicado. Ainda não tive oportunidade de analisar bem as diferenças ao nível sonoro, mas toca bem.

Espero hoje conseguir tirar as fotos já com todas as recentes alterações.

Cumps,
Carlos
_nimitz_
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Joao Paulo em 18/4/2011, 14:36

_nimitz_ escreveu:
Saiu o leitor universal LG DS-8400, e entrou leitor de CDs Sony CDP-XE270.

Como é que ele está ligado ao amp ?

Se é por via digital, não vai fazer qualquer diferença, ou muito pouca, em relação ao LG...

Se for via analógica, o DAC do Sony poderá ser melhor (pelo menos diferente) do DAC integrado no amp, pelo que o som poderá ser melhor... mas nesse caso o amp tem de estar ligado em modo "direct" nas audições, para que o som do leitor siga directamente para os canais de amplificação.

Cumps,

JP
Joao Paulo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  _nimitz_ em 18/4/2011, 15:30

Está em analógico ao Pio, e nem está em "direct", está mesmo em "pure direct".
Entre os dois modos, no "pure direct" não consigo fazer nada mais no AVR do que regular o som. E diga-se que prefiro desta forma, ao nível da sonoridade.

Mas ultimamente, também o LG já estava ligado desta forma. Culpa das 10.2 que vieram revolucionar o sistema.

Já agora, não tem a ver mas aproveito para questionar: não era suposto o Pio fixar o modo para cada input?
Isto é: para o input "BD", onde tenho ligado o MediaCenter por HDMI deve estar sempre em "AUTOSURROUND"; e para o input "CD", quero que fique sempre "PURE DIRECT". No entanto, o Pio, não está a gravar esta definição para estas fontes. Já o input "TV/SAT" está sempre em DD ProLogic, e memorizada, como pretendo.
Obrigado.
_nimitz_
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Joao Paulo em 18/4/2011, 17:03

_nimitz_ escreveu:Está em analógico ao Pio, e nem está em "direct", está mesmo em "pure direct".
Entre os dois modos, no "pure direct" não consigo fazer nada mais no AVR do que regular o som. E diga-se que prefiro desta forma, ao nível da sonoridade.

E assim é que está bem Smile

_nimitz_ escreveu:
Já agora, não tem a ver mas aproveito para questionar: não era suposto o Pio fixar o modo para cada input?
Isto é: para o input "BD", onde tenho ligado o MediaCenter por HDMI deve estar sempre em "AUTOSURROUND"; e para o input "CD", quero que fique sempre "PURE DIRECT". No entanto, o Pio, não está a gravar esta definição para estas fontes. Já o input "TV/SAT" está sempre em DD ProLogic, e memorizada, como pretendo.
Obrigado.

Não conheço o Pio em questão... mas, eventualmente, a opção "pure direct" pode ser possível apenas quando se selecciona... e até suspeito até que essa opção só existe no painel frontal do AV... nem deve existir no comando... certo ?

E no manual, não tem nada sobre o assunto ?
Joao Paulo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  _nimitz_ em 19/4/2011, 07:58

Joao Paulo escreveu:

Não conheço o Pio em questão... mas, eventualmente, a opção "pure direct" pode ser possível apenas quando se selecciona... e até suspeito até que essa opção só existe no painel frontal do AV... nem deve existir no comando... certo ?

E no manual, não tem nada sobre o assunto ?

A opção está também disponível no comando. Estive a rever o manual e não encontrei nenhuma referência à "memorização" de modos para as diferentes fontes.
Para o TV/SAT tenho o C1 (channel1) com DDPrologic, e este está memorizado.
_nimitz_
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Actualização do meu sistema com FOTOS

Mensagem  _nimitz_ em 19/4/2011, 09:07

Meus caros,

Ora cá venho eu descrever a mais recente configuração com respectivas fotos.

LCD : Samsung LE40C550

Zon BOX HD: PACE DCR7151

MediaCenter: XTreamer 2.5" c/ WiFi + 500GB, disco externo WD 1TB

AV Receiver: Pioneer VSX-520

Fonte CDs: Leitor de CDs SONY CDP-XE27 (DAC:CXD2587Q – CXA2581N / Transport: KSS-213C)

Colunas frontais: Wharfedale 10.2
-Cabos frontais: AudioQuest X2, terminado
-Suportes Frontais: Atacama Nexus 6 em preto (pilar central cheio com cerca de 2 Kg de areia sintética)

Coluna central + colunas traseiras: Kit Pioneer S-11
-Cabos central + traseiras: QED 42/100W
-Suportes colunas traseiras: Hama 49594black

Subwoofer: Pioneer S-21W
-Cabo Sub: Profigold Cabo Subwoofer PROA 4103

Outros : 2xHDMI Hama, Réguas Legrand, LEDs Dioder IKEA, tubos para esconder cabos, calhas técnicas diversas
Isolamento: placas de espuma acústica, e outros tecidos decorativos

Pio + Sony + Xtreamer

Espuma acústica (Na altura que a coloquei, notei que consegui quebrar algumas ressonâncias em baixas frequências)

As "meninas": Wharfedale 10.2 BlackWood

As ligações das "meninas"

Ligação ao AVR + Cabo

Suportes Atacama Nexus 6: Spikes + GelPads

Smile
Espero que tenham gostado!
Críticas e comentários aceitam-se.

PS: Mais uma vez agradeço a contribuição que deram para tornar este "cantinho" possível.
_nimitz_
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Joao Paulo em 19/4/2011, 09:36

Está bonito,e as fotos estão óptimas... nice.

Smile

Cumps,

JP

ps: criticas ou comentários... apenas um... por uma questão de gosto pessoal, em vez de rodar apenas as colunas em direcção ao ponto de escuta, eu rodaria as colunas e suportes ao mesmo tempo, mantendo as colunas alinhadas com os suportes.
Joao Paulo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  _nimitz_ em 19/4/2011, 09:45

Joao Paulo escreveu:Está bonito,e as fotos estão óptimas... nice.

Obrigado João.
Também já tinha saudades de brincar um pouco com a minha Nikon.

Joao Paulo escreveu:
ps: criticas ou comentários... apenas um... por uma questão de gosto pessoal, em vez de rodar apenas as colunas em direcção ao ponto de escuta, eu rodaria as colunas e suportes ao mesmo tempo, mantendo as colunas alinhadas com os suportes.

Ehehe
Reparaste!
Nem sabes o tempo que passei a analisar isso. Mas cheguei à conclusão que preferia assim, por uma questão de simetria com o móvel, e também porque, se me apetecer fechar ou abrir o ângulo, apenas tenho de mover as colunas. Esta operação dará muito menos trabalho, uma vez que já colei ao chão aqueles marcadores de espuma para os spikes. Mas obrigado pelo comentário. Smile

Abraço
_nimitz_
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  manel1 em 19/4/2011, 10:39

Viva

Excelente descrição e muito bem documentado com belas fotografias. Essas colunas ficam bem sem as grelhas colocadas.

manel1

Número de Mensagens : 2058
Ocupação : Electromecanico
Interesses : Música, leitura
Pontos/Reputação : 2461

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 3 de 8 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8  Seguinte

- Tópicos similares