O meu sistema

Página 2 de 8 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8  Seguinte

Ir em baixo

Re: O meu sistema

Mensagem  ricardo onga-ku em 24/3/2011, 12:08

O "casamento" tonal entre os satélites e as colunas principais só é importante se tenciona escutar gravações de música multicanal.
Para filmes, e recorrendo a uma expressão popular, "bacalháu basta".
Os requisitos são muito diferentes.

Quanto ao (seu) sub, o meu conselho é desligá-lo quando escutar música, isto quando adquirir um novo par de colunas.

Curiosamente o meu primeiro par de colunas também era da Wharfedale, umas Diamond III...
ricardo onga-ku
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 2979
Pontos/Reputação : 4660

Mensagem  _nimitz_ em 24/3/2011, 12:36

Meus caros,

Não se chateiem! Smile
Estou a brincar, até porque considero estas "trocas de ideias" bastante úteis para alargar conhecimento, pelo menos o meu.

Relativamente ao que referiu o João, e para colocar as cartas todas na mesa, deixo-vos a minha ideia completa.

A médio prazo, ter algo precisamente como tem o João, dois sistemas totalmente independentes: Stereo e Multicanal.

A ideia é ir melhorando o stereo, pois no multicanal não me queixo.

Ter como referência que o investimento a fazer no upgrade das colunas terá de ser rentabilizado no futuro, e qualquer alteração ao sistema actual, não pode tornar definitivamente obsoleto outro investimento anterior.

Poderia integrar os dois mundos mas penso que não consigo, uma vez que o Pio VSX-520 apenas permite pré amp das colunas SurrBack e FrontHeight, pelo que não consigo utilizar as mesmas frontais para os dois sistemas (corrijam-me se estou errado).

Assim, neste momento, iria "encostar" os satelites frontais Pio, e optimizar o stereo com as Wharfedale.
Posteriormente, adquirir um amp stereo (por exemplo o NAD C316BEE) com uma ou duas fontes (digital ou analógia, ou ambas) e afectar as Wharfedale ao stereo, e voltar a colocar as satelite Pio no multicanal.

O que acham?

PS: Já enviei e-mail para MaquiSom, Interlux, Esotérico....e nada! Sad

Cumps,
Carlos
_nimitz_
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 865
Ocupação : IT
Interesses : Musica, Fotografia
Pontos/Reputação : 972

Mensagem  ricardo onga-ku em 24/3/2011, 13:01

As colunas são o componente mais importante do sistema e a menos que lhe atraia a ideia de se enfiar num interminável ciclo de upgrades eu proponho que aguente mais uns tempos com o actual sistema por forma a engordar o porquinho.
Em seguida avance para umas colunas com melhor desempenho para durar uns anos e mais tarde então investir nos restantes componentes.
E não ponha de parte a opção de comprar usado pois conseguirá ir muito mais longe com o mesmo orçamento.

Cumprimentos,
Ricardo
ricardo onga-ku

Mensagem  Joao Paulo em 24/3/2011, 13:03

_nimitz_ escreveu:
Assim, neste momento, iria "encostar" os satelites frontais Pio, e optimizar o stereo com as Wharfedale.
Posteriormente, adquirir um amp stereo (por exemplo o NAD C316BEE) com uma ou duas fontes (digital ou analógia, ou ambas) e afectar as Wharfedale ao stereo, e voltar a colocar as satelite Pio no multicanal.

O que acham?

Acho bem. Seria o que eu faria também, até porque guardar durante algum tempo dois satélites pequenos não chateia nada... Smile

Mas para ligar ao c316 actualmente talvez uma fonte digital... PC->DAC->c316

Apesar de ter um leitor de CD estou cada vez mais inclinado para o PC como fonte... pelo que a médio prazo vou ter de avançar para um DAC decente tipo CA dacmagic, que substitua a respeitável e hiper barata, Behringher UCA 202 (http://nwavguy.blogspot.com/2011/02/behringer-uca202-review.html)
Joao Paulo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 631
Pontos/Reputação : 813

Mensagem  Joao Paulo em 24/3/2011, 13:08

onga-ku escreveu:As colunas são o componente mais importante do sistema e a menos que lhe atraia a ideia de se enfiar num interminável ciclo de upgrades eu proponho que aguente mais uns tempos com o actual sistema por forma a engordar o porquinho.

Concordo que as colunas são o componente mais importante do sistema.

Não concordo que aguente mais uns tempos com o sistema actual.

Este sistema é, sorry mas tenho de ser frontal, muito limitado em musica... pelo que aconselho a aquisição das wharfedale logo que possível... escrevo por experiência própria dado que no meu primeiro sistema AV tinha um conjunto em que a coluna central e os satélites eram pioneer (equivalentes aos do nimitz)

Depois com mais calma, pode equacionar outras opções... um stereo dedicado, um av melhor, trocar tudo, não trocar nada...

Última edição por Joao Paulo em 24/3/2011, 13:14, editado 1 vez(es)
Joao Paulo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Joao Paulo em 24/3/2011, 13:12

Dica: com as wharfedale vai poder (deve mesmo) colocar o treble e o bass a 0 (zero)

Wink
Joao Paulo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  _nimitz_ em 24/3/2011, 14:09

onga-ku escreveu: As colunas são o componente mais importante do sistema(...)
Assim sendo, estou no caminho certo de upgrade Smile

onga-ku escreveu: (...) e a menos que lhe atraia a ideia de se enfiar num interminável ciclo de upgrades
De todo... aliás, já com este, tenho a minha cara metade "à perna"!

Joao Paulo escreveu: Mas para ligar ao c316 actualmente talvez uma fonte digital... PC->DAC->c316
É a minha ideia. Pois como já referi, os CDs não são muitos, já ficheiros de música.....são bastantes mesmo!

Joao Paulo escreveu: (...) sorry mas tenho de ser frontal
Smile O que é, é! Eu gosto de frontalidade Smile

Joao Paulo escreveu: Este sistema é, (...), muito limitado em musica
Esta referência tem como base o sistema no seu todo, ou seja, conjunto AV R + colunas + sub certo?
O AV, não sendo um topo de gama, aliás estás quase no outro vértice, não me parece (do que já comparei com outros) mauzito de todo.

Tenho mesmo de testar as colunas... Smile Não queria avançar às cegas.

Cumps,
Carlos
_nimitz_
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Joao Paulo em 24/3/2011, 14:21

_nimitz_ escreveu:
Esta referência tem como base o sistema no seu todo, ou seja, conjunto AV R + colunas + sub certo?
O AV, não sendo um topo de gama, aliás estás quase no outro vértice, não me parece (do que já comparei com outros) mauzito de todo.

Os elementos mais fracos são, na minha opinião, os satélites frontais (L e R) e o sub...

para efeitos surround, os actuais satélites servem perfeitamente e a central vai dar para aguentar algum tempo... claro que posteriormente podes sempre adicionar uma central da mesma gama Diamond para equilibrar melhor o som frontal...

Esse SUB da Pio também não é grande espingarda, sobretudo em musica... pelo que seria o meu 2º upgrade

o amplificador é simpático e tentava ficar com ele mais algum tempo, pelo menos até surgir uma nova tecnologia que justifique a troca

Cumps,

JP
Joao Paulo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  _nimitz_ em 24/3/2011, 14:45

Joao Paulo escreveu: (...)para efeitos surround, os actuais satélites servem perfeitamente

Acho precisamente o mesmo.

Aliás, quanto as pontos abordados, estamos em total sintonia!

Espero de facto, apenas com este upgrade das colunas frontais, servir-me de música e filmes/concertos, com a qualidade mínima necessária.

Já agora, se me permites a pergunta, as Diamond 10.1 que tiveste foram vendidas? Pena não ser agora...

Cumps,
Carlos
_nimitz_
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  manel1 em 24/3/2011, 16:05

Viva _nimitz_

O seu amplificador não é assim tão pesado, iria sugerir que o leve debaixo do braço para qualquer lugar onde for ouvir umas colunas, pois seja numa loja da especialidade, seja num particular qualquer onde vá ouvir um par de colunas usadas, ninguém se iria opor a que o ligasse ao restante sistema, mas penso não ser necessário pelo que vou apresentar de seguida.

É praticamente certo que quem se dá ao trabalho de consultar fóruns de áudio e a andar de casa em casa à procura de um bom para de colunas, não fica satisfeito com a electrónica e colunas que você tem neste momento, por isso é quase certo que vai mudar não só colunas, mas também amplificador e fonte de sinal, cada qual a seu tempo é claro.

Dito isto não é assim tão importante a audição das colunas com o seu amplificador, portanto ouça as colunas com um amplificador integrado (estéreo) da mesma gama de preços do que estaria disposto a desembolsar no futuro, pois não diferem assim tanto.

Relativamente à fonte ouça por exemplo a Squeezebox touch com colunas e amplificador da mesma gama de preços dos componentes que pretende adquirir no futuro e depois peça para colocarem no seu lugar um leitor de CD de preço equivalente e deixe os seus ouvidos decidir que caminho tomar.

Relativamente ás colunas concordo com o Onga-ku, faz melhor negócio se comprar usado, pode comprar colunas em estado irrepreensível a preços muito mais baixos e obter uma qualidade de som impensável caso comprasse novo.

Já agora uma palavra para todos aqueles que têm uma loja de venda de material áudio. Alguns que têm lido os meus comentários e recomendações poderão pensar: lá está o raio da gajo outra vez a recomendar usado, assim ninguém comprava nada novo, é claro que nem todos pensaram assim, penso mesmo que a maioria não o fará. Muitas pessoas não fazem upgrade pois não conseguem vender os elementos que possuem e que tanto lhes custou a ganhar, quando fazem o upgrade compram algo mais caro e logo mais margem de lucro para quem vende, também é do interesse destes que o material usado se escoe.

Pelo que tenho visto quem gosta destas coisas do áudio trata muito bem o seu sistema e penso que não digo nenhuma barbaridade quando afirmo que na maior parte das vezes se vende material usado de excelente qualidade em excelente estado a preços muito em conta para quem compra.

manel1
Equipa Audiopt - Moderação
Equipa Audiopt - Moderação

Número de Mensagens : 2057
Ocupação : Electromecanico
Interesses : Música, leitura
Pontos/Reputação : 2459

Mensagem  _nimitz_ em 24/3/2011, 16:51

Caro manel1,
Muito obrigado pelo seu contributo.

Não sou contra o usado, e concordo que neste "mundo" o material usado seja muito bem tratado.
Se neste momento encontrasse alguma das colunas na "equação" à venda usadas, certamente teria em conta.

Em principio conseguirei audição numa das lojas referidas atrás. E devo levar o meu Pio.
O que acham da sugestão SYSTEM FIDELITY COLUNAS SF 3050?

Obrigado.

Cumps,
Carlos
_nimitz_
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Joao Paulo em 24/3/2011, 17:01

manel1 escreveu:
Dito isto não é assim tão importante a audição das colunas com o seu amplificador, portanto ouça as colunas com um amplificador integrado (estéreo) da mesma gama de preços do que estaria disposto a desembolsar no futuro, pois não diferem assim tanto.

Essa também é uma boa ideia.
Joao Paulo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Joao Paulo em 24/3/2011, 17:12

_nimitz_ escreveu:
Já agora, se me permites a pergunta, as Diamond 10.1 que tiveste foram vendidas? Pena não ser agora...

Não foram vendidas, foram devolvidas à loja. Estiveram comigo cerca de 15 dias e foram devolvidas porque um dos aros metálicos estava a descolar (defeito de fabrico) e nessa altura aproveitei para subir a fasquia para umas RX1...

Big Mistake... no meu espaço tinha ficado melhor servido com as Diamond 10.1 já que estas podem ser colocadas relativamente próximo da parede... as RX1 foram um autentico pesadelo no que toca à integração no espaço.

Em termos de som não conheço nada que se chegue às Diamond 10.1 ao preço que custam.

_nimitz_ escreveu:
Em principio conseguirei audição numa das lojas referidas atrás. E devo levar o meu Pio.
O que acham da sugestão SYSTEM FIDELITY COLUNAS SF 3050?

Essa marca é uma ilustre desconhecida... e essas colunas, atendendo ao preço a que são vendidas entram na minha categoria pessoal de "caixote" de madeira...
esqueça essa marca...

se pretende uma alternativa às wharfedale ouça as Q Acoustic 2020... Wink

http://www.maquimsom.pt/catalog/product_info.php?manufacturers_id=175&products_id=10546201
Joao Paulo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Joao Paulo em 24/3/2011, 17:29

As reviews valem o que valem...pois devemos ser nós a escolher pelos nossos ouvidos.

Posto isto seguem algumas apenas para ajudar a consolidar uma pequena shorlist:

http://www.whathifi.com/review/wharfedale-diamond-101
http://www.whathifi.com/review/q-acoustics-2020

estas também devem ser uma alternativa interessante

http://www.whathifi.com/review/mission-mx1

Joao Paulo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  ricardo onga-ku em 24/3/2011, 17:31

Essa "ilustre desconhecida" marca tinha uma sala no xô do fim de semana passado... Razz
ricardo onga-ku

Mensagem  Joao Paulo em 24/3/2011, 17:37

onga-ku escreveu:Essa "ilustre desconhecida" marca tinha uma sala no xô do fim de semana passado... Razz

E ?

ora "googla" lá um bocado a ver se encontras alguma informação de jeito sobre a marca... ou muito me engano, ou é mais uma chinesice com rótulo Europeu, tipo a Advance Acoustics... Smile até podem ser boas...mas ouvir para crer...
Joao Paulo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  _nimitz_ em 24/3/2011, 17:39

Joao Paulo escreveu: Essa marca é uma ilustre desconhecida... e essas colunas, atendendo ao preço a que são vendidas entram na minha categoria pessoal de "caixote" de madeira...
esqueça essa marca...
Obrigado pela dica.
Bem, pelo menos ao nível da estética, parecem de facto uns autênticos "caixotes" de madeira. Não são nada apelativas, pelo menos para mim.

Gostei da sugestão de não levar o Pio, e ouvir com as colunas ligadas ou a outro Pio, ou por exemplo a um futuro amp stereo. É que estar a desmanchar aquela "arrumação" toda, até me dá dores de cabeça.

Neste momento, na equação:
-Wharfedale 10.2 + Suportes
-Wharfedale 10.1 + Suportes
-Wharfedale 10.4
-SYSTEM FIDELITY COLUNAS SF 3050

As Mission, vou dar uma vista de olhos.

Veremos...

Cumps,
Carlos
_nimitz_
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Joao Paulo em 24/3/2011, 17:41

_nimitz_ escreveu:

As Mission, vou dar uma vista de olhos.

Veremos...

Cumps,
Carlos

Ou melhor uma vista de "ouvidos"...Very Happy

é o melhor que tem a fazer... ouvir por si.

Joao Paulo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  _nimitz_ em 24/3/2011, 17:43

onga-ku escreveu:Essa "ilustre desconhecida" marca tinha uma sala no xô do fim de semana passado...

Pois estavam. Não prestei muita atenção a essa sala... mas se bem me lembro tinha lá bastante produtos, expostos.

Joao Paulo escreveu:ora "googla" lá um bocado a ver se encontras alguma informação de jeito sobre a marca... ou muito me engano, ou é mais uma chinesice com rótulo Europeu, tipo a Advance Acoustics... Smile até podem ser boas...mas ouvir para crer...
E isto está mesmo no site deles......a chinesice.
Mas claro, poderei ouvi-las.
_nimitz_
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Joao Paulo em 24/3/2011, 17:45

_nimitz_ escreveu:
Mas claro, poderei ouvi-las.

Claro que sim. E se gostar, a sua opinião é que conta.

É o nimitz que vai conviver com as colunas todos os dias...

Wink
Joao Paulo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Fernando Novais em 25/3/2011, 07:56

onga-ku escreveu:Essa "ilustre desconhecida" marca tinha uma sala no xô do fim de semana passado... Razz

Ricardo, e que tocava muito bem lol!

Cumprimentos
Fernando Novais
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 2643
Ocupação : Funcionario Publico
Interesses : Musica/Cinema/Vespas
Pontos/Reputação : 1762

Mensagem  _nimitz_ em 27/3/2011, 12:29

Meus caros,

Novidades!

Já efectuei uma audição, e veio ainda baralhar mais as contas.
Apesar de não ser casa especializada, como tinha visto lá o meu AV o Pio VSX-520, decidi ir lá evitando levá-lo para a outra marcação.
Levei o CD dos Eagles Hotel California para testar, pois conheço bem a sua sonoridade. E as afinações que efectuei em casa, usei-o como referência, e gostei dos resultados obtidos a tocar outros estilos musicais.

Apenas estavam ligadas as colunas frontais, em stereo, sem Sub e sem mais nada. (Ainda bem, para isolar outras influências).
A fonte era um Universal Pioneer, não me recordo do modelo.

1. Wharfedale 10.1 (não tinham as 10.2)...ouvi gostei
2. Kef C3, agudos horríveis... Super cansativa a coluna, em 5 minutos de audição
3. Voltei às 10.1 e devido à diferença, comecei a achar o som muito "fechado"
4. MA BX1.....fiquei pasmado! Que som. Que noção de palco!
5. Troquei de novo para as Wharfedale 10.1...havia ali qualquer coisa, que não gostava tanto, mas continuava a gostar das colunas
6. Por curiosidade experimentei as MA BX2...pronto! São estas! Não há é orçamento... Têm o "corpo" das BX1, mas com um pouco mais de graves.
7. Experimentei também as MA RX1, sendo que a preferi as BX2
8. Experimentei outras por curiosidade, mas fiquei por ali, para não baralhar mais os ouvidos.

Concluí ainda que, o Pio VSX-520 não é mesmo nada nada mau em stereo, e que basta adicionar-lhe um bom par de colunas frontais.... Ganho logo outro sistema.

Estas ilações são precoces, e gostava de fazer mais audições, possivelmente já não serão com o Pio VSX-520, mas já fiquei com uma boa ideia.
O problema aqui é a sala. Já as ouvi com o meu Amp (AV receiver), mas não as ouvi na minha sala!!! E de certo terá influência. Não sei até que ponto as W 10.1 ou 10.2, com uma assinatura de som mais "abafado", não seria melhor, visto a minha sala ter um pouco de "eco".

O que acham?

PS: Mais de 300€ pelas BX2 + suportes....... Sad Estou feito!!!

Cumps,
Carlos
_nimitz_
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  ricardo onga-ku em 27/3/2011, 12:49

O palco é uma característica da gravação e não da reprodução.
Já o "palco audiófilo" é produto de reflexos da sala e de manipulações de fase ou da resposta de frequências.
Como tal, de um ponto de vista da reprodução estereofónica, o "palco audiófilo" não pode ser considerado uma característica positiva.

Mas o objectivo de um sistema é agradar o seu dono e como tal...

Quanto às colunas, já referi anteriormente que as pequenas monitoras são brinquedos engraçados mas muito deficientes quando se quer reproduzir música.
Se o objectivo é adquirir um par de colunas que dure uns anos o melhor é poupar durante mais algum tempo e investir nas melhores colunas (ou naquelas que se gostar mais) para esse preço; como a meu ver a largura de banda de frequências é uma característica importante o melhor é adquirir as caixas maiores (tendo em conta que se devem escutar e escolher modelos específicos pois um bom produto numa dada série não é garantia de que os restantes terão o mesmo desempenho).
A alternativa, conforme já referi, é aquisição de um subwoofer.
ricardo onga-ku

Mensagem  Pierre em 27/3/2011, 13:10

onga-ku escreveu:Quanto às colunas, já referi anteriormente que as pequenas monitoras são brinquedos engraçados mas muito deficientes quando se quer reproduzir música.

Onga-Ku.

Até tento concordar consigo e faz algum sentido a sua afirmação... agora o que se pode adquirir para uma salita de 11m2 cúbica, se não monitoras?
Pierre
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 1195
Interesses : Música, cinema, futebol e petisco.
Pontos/Reputação : 1079

Mensagem  lore em 27/3/2011, 13:40

Uma das principais limitaçoes do desempenho de qualquer sistema é a sala .
Com 11m2 nao esperam milagres
lore
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 841
Ocupação : http://www.laso.pt/04solucoes/05galeria.php
Interesses : cabrios ,motos , muitos kw , tatoos, adrenalina
Pontos/Reputação : 1037

Mensagem  ricardo onga-ku em 27/3/2011, 14:57

Pierre escreveu:
onga-ku escreveu:Quanto às colunas, já referi anteriormente que as pequenas monitoras são brinquedos engraçados mas muito deficientes quando se quer reproduzir música.

Onga-Ku.

Até tento concordar consigo e faz algum sentido a sua afirmação... agora o que se pode adquirir para uma salita de 11m2 cúbica, se não monitoras?

Se o volume da caixa for demasiado grande para as dimensões da sala então a única opção é o par de monitoras mas nesse caso eu optaria por adicionar um sub por forma a estender a gama de frequências o mais baixo possível..
ricardo onga-ku

Mensagem  lore em 27/3/2011, 15:03

Eu preferia tratar da sala de modo a usar floorstanders do que ir para monitoras e sub , pois acho que fica algo estranho esse tipo de som .
lore
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  ricardo onga-ku em 27/3/2011, 15:54

Estou de acordo que a adição de um sub ou preferencialmente de um par de subs é uma solução último recurso.
Mas as floorstanders têm um defeito em relação às monitoras que é o cancelamento aos ±200Hz provocado pela extensão da face frontal até ao pavimento (e a maioria das colunas não foi concebida com isso em conta).
O ideal é uma monitora quasi fullrange como as grandes três vias de estúdio fabricadas pela ATC, B&W, Genelec, Harbeth, Klein & Hummel, PSI, Spendor, etc.:

ricardo onga-ku

Mensagem  lore em 27/3/2011, 16:03

nao ha de caixa selada ?
lore
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  ricardo onga-ku em 27/3/2011, 16:10

Que eu conheça tens as B&W 801F (os melhores graves que escutei até hoje, e num quarto com aprox. 12m2):

ricardo onga-ku

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 2 de 8 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8  Seguinte

Permissão deste fórum: