O meu sistema

Página 8 de 8 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8

Ir em baixo

Re: O meu sistema

Mensagem  _nimitz_ em 1/2/2013, 17:09

Joao Paulo escreveu:mas elas depois habituam-se e passados uns tempos já nem se lembram das "caixas" que estão na sala... Cool

Laughing
_nimitz_
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 865
Ocupação : IT
Interesses : Musica, Fotografia
Pontos/Reputação : 972

Mensagem  _nimitz_ em 21/2/2013, 11:52

Caros,

Apenas para referir que a questão com o amp não mais voltou a acontecer.
Os ICs já estão de novo ligados na entrada CD sem problemas (até ver....acabei de bater na madeira 3 vezes lol)
Não percebo o que se passou, mas estou inclinado para problema de ligação dos ICs com o amp, apesar de várias acções de ligar/desligar.

O sistema está fantástico... Tenho dado por mim, cada vez que oiço algo novo, a dizer para a minha esposa: Isto é mesmo muito bom! (a música)...
Mas tenho dito isto a quase tudo, o que quer dizer que (i) a selecção musical está muito boa ou/e (ii) o sistema está a tocar muito bem, e o prazer é enorme! Smile Deve ser um pouco das duas.
Esta semana tenho ouvido a discografia do Ben Harper, e o ritmo e dinâmica são fantásticos.
Ontem, ouvi Carlos do Carmo e Bernardo Sassetti, e fiquei sem palavras! Shocked Na música Porto Sentido (Rui Veloso e Carlos Tê)....fiquei todo arrepiadinho!

Boas audições. Smile
_nimitz_
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  _nimitz_ em 21/3/2013, 10:38

Caros,

Novidades!
Troquei os ICs que ligam o DacMagic ao Amp.

Com os testes em Janeiro, de liga/desliga, etc, acabei por remover os adaptadores que tinha (XLR/RCA) para utilizar as saídas balanceadas no DAC.
Claro que não se tratava de uma ligação balanceada, mas utilizando as saídas XLR no DAC, encurta-se o caminho do sinal (não passa por um último op-amp). Sempre desconfiei dos adaptadores, pois era mais uma resistência no caminho do sinal, e a qualidade dos mesmos deixava muito a desejar (foram adquiridos inicialmente apenas para testar, mas foram ficando).

Assim, decidi encomendar um cabo personalizado à Blue Jeans Cable: XLR fêmea (com o terceiro PIN desligado) / RCA - (fichas XLR Neutrik NC3-FX-B - cabo Belden 1505F - Canare RCAP plug). Não foi utilizado o cabo LC-1, por sugestão da própria BJC.
Após uma longa espera (questões de transporte e os belos serviços alfandegários Portugueses) lá recebi ontem o cabo.

Construção irrepreensível, e materiais robustos.

Foi fácil efectuar uma comparação "on the fly", pois mantive os AQ G-snake nas saídas analógicas no DAC ligadas a uma entrada de linha no amp, e os BJC nas saídas balanceadas no DAC noutra entrada de linha no amp.
Bem, nunca tinha efectuado um teste de troca de ICs, mas a diferença foi notória. Claro que, nesta situação, duas coisas poderão ter influenciado o resultado: a diferença nas saídas no DAC e o próprio cabo.
Segundo se sabe, menor capacitância, menor atenuação dos agudos (corrijam-me se estou errado), pelo que, devido às baixas capacitâncias nos cabos Belden (este em concreto tem 59,5 pF (17pf x 3.5ft) ) ainda pensei que tivesse feito asneira... uma vez que com determinadas gravações utilizando o xtreamer como fonte, os agudos sentiam-se demais.
Mas não! O efeito foi contrário e foi ao encontro dos meus gostos. Ainda com poucas horas de audição, as diferenças mais marcadas são: graves mais proeminentes mas bastante controlados, agudos mais suaves, vozes um pouco mais recuadas, e maior tridimencionalidade do palco. As palavras que a respectiva utilizou em teste cego (o meu não foi bem cego) foram: "com os segundos (os BJC) o som parecia mais abafado, quente, mas ainda assim mais nítido".

Aposta ganha! Smile
Posso dizer que ganhei mais com a troca de ICs, do que quando troquei de cabos de coluna, e do que quando passei de single para bi-cablagem.

Continuo a achar que os cabos são um acessório, e não um elemento activo no sistema. No entanto, de facto constatei que os ICs têm bastante influência no resultado final, mesmo num modesto sistema como o meu.

Os ditos:

Edição: esqueci-me de referir que continuo a achar o IC AQ G-snake competente, e que possivelmente com as Wharfedale 10.2 que tinha anteriormente, e se as ilações entre ambos os cabos se mantivessem, seria mais adequado (devido à assinatura sónica das Wharfedale, já por si bem mais fechada que as MA).
_nimitz_
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 8 de 8 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8

- Tópicos similares