O meu sistema

Página 5 de 8 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8  Seguinte

Ir em baixo

Re: O meu sistema

Mensagem  _nimitz_ em 20/11/2011, 21:54

cmsgama escreveu:Boas

O sistema está bem integrado, simples, bonito. Se a musica que é reproduzida pelo sistema agrada e dá prazer é o que interessa!
Obrigado Carlos.

Logicamente que com umas colunas de chão ficaria melhor servido....ou não.

Conforme o Ricardo referiu, as 10.2 podem até estar limitadas, mas umas de chão que fizessem uma diferença considerável (por exemplo nas 10.4 que ouvi na altura o woofer era de menor diâmetro....as 10.6 já seriam um salto maior, mas não havia disponibilidade €) obrigariam a um muito maior investimento.
Adicionalmente, como podem verificar pelas fotos, o local onde se encontram as colunas, com as de chão, e concretamente Wharfedale (10.4 ou 10.6) os pórticos bass reflex iriam apontar para locais confinados (são na pare inferior das colunas).....o que poderia ser um problema. As monitoras, como estão elevadas nos suportes, respiram melhor.

Resumindo, claro que umas full range na minha sala caíria muito bem, mas (i) não poderiam ser umas colunas quaisquer (ii) preferencialmente com os pórticos frontais. Tive em atenção, na altura da compra e testes, até onde iam estas colunas, e segundo o fabricante vão até aos 40Hz.

Ainda em adição, nota-se que a estrutura / preenchimento da minha sala, tem alguns problemas com alguns graves, pelo que grave em excesso, poderia ser um problema.
_nimitz_
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 865
Ocupação : IT
Interesses : Musica, Fotografia
Pontos/Reputação : 972

Mensagem  _nimitz_ em 2/12/2011, 11:56

A evolução...

A sonora (a que mais interessa)... essa infelizmente não consigo partilhar convosco.
_nimitz_
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  _nimitz_ em 17/1/2012, 11:46

Meus Caros,

Ora pois bem, passei a pertencer à família Grado de facto!

Após pesquisa e algumas questões com a vossa ajuda (http://www.audiopt.net/t12147-headphones), e com uma visita (duas) ao nosso amigo Jorge Alves da Audioteam, lá vieram para casa uns magnificos Grado SR80i.

Conforme tópico supra, tinha já ouvido uns Sennheiser, mas os Grado, pelo menos para os meus gostos pessoais, distanciaram-se em todos os pontos: qualidade sonora, qualidade de construção, estética.
Fiz-me acompanhar de quatro CD's, para ouvir quatro músicas específicas: eagles-hotel california; one-metallica; paradise-coldplay; layla-wynton marsalis & eric clapton.
A comparação directa foi entre os SR60i e os SR80i. Estes dois, pois a diferença monetária entre ambos não era significativa. O patamar a seguir (dos SR125i) já ficava mais distante.
Resultado: ambos os HP eram passíveis de escolha, fui para os 80 pois gostei mais das frequências baixas, um pouco mais predominantes, mas também um pouco mais de dinâmica no geral.
Os testes foram efectuados com os HP ligados ao EAR da Rega (Head amp).

Nunca tinha ouvido uns Headphones assim!!! Fantástico.

Por curiosidade experimentei uns RS1! Concretamente com a layla-wynton marsalis & eric clapton: parecia que estava sentado no meio deles!!!
Entretanto, avistei os GS1000i, e o Jorge disse para experimentar...Não quis para não me baralhar todo das ideias..... Smile (Tão parvo...!)

Curiosidade: sei que os vários ear pads da Grado são permutáveis entre todos os modelos. Sei também que a troca por outro tipo, pode alterar a assinatura sónica de um HP. Os que prefiro ao nível de conforto são os S-Cushion que vêm com os meus, ou os grande G-Cushion do GS1000. Os L-cushion dos RS1 não são nada confortáveis, pois apesar de aparentarem ser around-ear são mais on-ear, ficando a pressionar as extremidades da orelha. Os G-Cushion é que são verdadeiramente around-ear.

Já em casa, com os Grado ligados ao meu Nad...espetacular!
Estava com um pouco de receio de notar alguma diferença relativamente ao HeadAmp da Rega, mas se estava lá não foi notória.

Como já havia referido, a minha experiência com phones era reduzida, e nunca pensei que o som que estava a ouvir pudesse ser produzido por uns.
Na altura da minha pesquisa, encontrei algumas comparações (sem sentido IMHO) entre headphones e speakers...nada a ver. São mundos diferentes. Não troco nem abdico de um sistema de sala...pela espacialidade, pela influência da própria sala (nem sempre favorável), e pelo impacto que causa. Os headphones, têm uma definição e um detalhe de muito mais fácil percepção que nas colunas. Não é melhor....é diferente.
Um exemplo prático deste detalhe: na música wish you were here dos Pink Floyd que oiço desde pequeno, e ultimamente com uma qualidade impar (sim estou muito contente com o restante sistema), com os phones ouvi uma nova música, com detalhes inéditos. Concretamente, sempre me apercebi que música começava com o acompanhamento de guitarra a tocar num rádio, o que nunca me tinha apercebido é que está alguém sentado que produz a dada altura um som com a boca, penso que o virar de uma página e que depois começa a tocar. Smile

Entretanto já tinha dado conta de um problema terrível: o tamanho do cabo!!!
Tive de colocar uma cadeira em frente ao móvel do amp para puder ouvir, e mesmo assim não tinha margem nenhuma para me mexer! Porra......lá patinou o orçamento. No dia seguinde falei com o Jorge, e depois de algumas trocas de impressões sobre fazer-se uma extensão, lá acabei por trazer a extensão da Grado. Não notei qualquer perda de sinal.

E pronto, já me alonguei e gastei o vosso tempo...ficam as fotos.

_nimitz_
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  _nimitz_ em 31/1/2012, 09:11

Novidades acústicas...

Paineis personalizados com espuma da Skum Acoustics e moldura em Wengue.

Para além do resultado estético, ao nível acústico as alterações mais vincadas são: vozes ficaram bem focadas ao centro; instrumentos de cordas e percurssão, concretamente pratos, apresentam-se bem mais precisos; na generalidade mais naturalidade no som.

Um excelente upgrade, após seguir sugestão do prestável Jorge Alves da AT.
_nimitz_
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  ricardo onga-ku em 31/1/2012, 11:33

Bom dia Carlos,

A espuma foi comprada online directamente ao fabricante?

Ricardo
ricardo onga-ku
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 2979
Pontos/Reputação : 4660

Mensagem  _nimitz_ em 31/1/2012, 11:37

Bom dia Ricardo,

Sim. Tudo tratado por e-mail em PT, com alterações à encomenda (adicionei a cola deles). Iniciei o processo numa 4ªfeira às 20horas, e na 2ªfeira seguinte entregaram o material pelas 9:30horas no meu local de trabalho. Excelente serviço e de confiança.
_nimitz_
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  ricardo onga-ku em 31/1/2012, 11:52

Obrigado.
Talvez encomende um destes conjuntos para colocar atrás da manta de retalhos que tenho suspensa numa das paredes laterais:

http://www.skumacoustics.com/lang-pt/low-cost/18-vagor.html

Tem de ficar escondido para não acabar no lixo. Cool
ricardo onga-ku

Mensagem  _nimitz_ em 31/1/2012, 11:57

Muito em conta.
Foi a minha opção inicial. Smile Mas depois tive a ideia destes paineis.

Alias, digo que não avancei sem testar, e testei precisamente com pequenas placas de espuma parecida a essa, daquelas que se colocam nas caixas de transporte que arranjei no trabalho, "presas" temporariamente na parede com fita cola. Gostei do resultado! Assim decidi avançar para esta solução mais definitiva e estética.
_nimitz_
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  ricardo onga-ku em 31/1/2012, 12:11

A maior espessura dos painéis que escolheste é mais eficaz mas infelizmente não seriam aprovados pela
ricardo onga-ku

Mensagem  _nimitz_ em 31/1/2012, 12:51

eheheh
Posso dizer-te que a minha disse: "Não choca...com a moldura e com o relevo até ficou engraçado!" Smile

A espuma tipo "caixa de ovo" acredito que até tenha um grau de absorção semelhante, apesar de ser mais fina, devido à vilosidades.
A que escolhi, para além da absorção, e com o padrão que coloquei (tive de fazer um mapa para não fazer asneira na altura de colar) deverá ter também propriedades reflectoras.

Tens também este http://www.skumacoustics.com/lang-pt/absorventes/16-havsvag-2set.html que a nível estético me parece engraçado.
_nimitz_
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Fernando Novais em 31/1/2012, 16:39

Por acaso também acho que não fica mal esteticamente Very Happy
Fernando Novais
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 2643
Ocupação : Funcionario Publico
Interesses : Musica/Cinema/Vespas
Pontos/Reputação : 1762

Mensagem  _nimitz_ em 31/1/2012, 16:43

Very Happy
Claro que o que mais importa é o efeito acustico, no entanto, e tratando-se de uma sala comum, se conseguirmos conciliar ambas tanto melhor.
_nimitz_
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Orion em 31/1/2012, 18:28

Todo o conjunto está muito bonito, parabéns. Wink

Equipa Audiopt - Admin.
Equipa Audiopt - Admin.

Número de Mensagens : 4619
Ocupação : escutophilia
Interesses : so many
Pontos/Reputação : 2572

Mensagem  Mister W em 1/2/2012, 00:21

Caro nimitz,
Parabéns, gostei muito da ideia das molduras Wink

Eu tenho umas idênticas mas de uma marca diferente (Col'Sound)...
As minhas traziam um esquema e mesmo assim enganei-me uma vez... Evil or Very Mad ... mas lá conseguí corrigir.
Quanto à fixação na parede, preferí utilizar uns temp tabs da Audalex Acoustics, em vez da cola ...

Mister W
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 87
Interesses : Girls, Girls, Girls
Pontos/Reputação : 173

Mensagem  _nimitz_ em 1/2/2012, 09:30

Obrigado a todos pelos comentários! Smile

José Manuel Almeida escreveu:Caro nimitz,
Parabéns, gostei muito da ideia das molduras Wink

Eu tenho umas idênticas mas de uma marca diferente (Col'Sound)...
As minhas traziam um esquema e mesmo assim enganei-me uma vez... Evil or Very Mad ... mas lá conseguí corrigir.
Quanto à fixação na parede, preferí utilizar uns temp tabs da Audalex Acoustics, em vez da cola ...
José, já tinha visto o excelente trabalho que efectuou na sala, mas não me lembrava da espuma. Depois de ter encomendado a minha é que me apercebi que era idêntica. Smile
Inicialmente também tinha pensado em colocá-la directamente na parede com algo tipo velcro, mas depois lembrei-me desta solução (vi semelhantes no Minhembio).
Eu mesmo com mapa...com double check...e com a "maria" ao meu lado...estava concentradíssimo! Smile Felizmente não deu asneira...
No seu caso, e com o tamanho do painel na parede por cima do sofa....faço ideia!!!
_nimitz_
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  TenhoFrio em 12/2/2012, 19:52

Parabens pelo maravilhoso sistema!

Quantos aos headphones compreendo perfeitamente , eu propio comecei com uns grado sr80 ha uns anos, mas é apenas uma pequena amostra do que uns headphones são capazes.
Se conseguir ouvir uns stax no dealer em lisboa ou na Ultimate-audio acho que lhe dá o badagaio Twisted Evil

TenhoFrio
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 73
Pontos/Reputação : 119

Mensagem  _nimitz_ em 13/2/2012, 09:55

Muito obrigado caro TenhoFrio.

Estou muito, mesmo muito contente com os SR80i! Mas acredito que exista margem de progressão.
Como em tudo neste nosso mundo. Smile
_nimitz_
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  brasas em 15/2/2012, 22:44

Boa noite nimitz, comprei a poco tempo um reicever igual o seu, gostaria de fazer uma pergunta, como ligou as colunas ao nad e ao receiver ao mesmo tempo.

Desde ja obrigado

brasas
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 300
Pontos/Reputação : 120

Mensagem  _nimitz_ em 17/2/2012, 09:42

Caro brasas,

De facto, a partilha das colunas frontais pelos dois sistemas (AV e Stereo) era a minha pretensão inicial.
No entanto, e uma vez que o nosso AV não tem pré-out das frontais, tal não é possível (sem recorrer a um aparelho que permita permutar dois amps para umas colunas, e que não será muito aconselhável ao nível de percurso do sinal e segurança).
Assim optei por separar em definitivos o sistema AV do sistema Stereo. E diga-se não estou nada arrependido. Na prática, perdi no muticanal, mas para os filmes não me "incomoda" muito, mas o que ganhei no stereo....pffff, valeu a pena o compromisso!
_nimitz_
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  _nimitz_ em 13/3/2012, 15:41

Meus caros,

Como não conseguimos estar sempre parados (parar é morrer) há umas semanas, cruzei-me mais uma vez com o tópico do mestre Blink e os cabos de coluna CAT5e (http://www.audiopt.net/t2060-cabo-de-coluna-cat5-com-geometria-kimber).

Após pesquisa:
- http://www.venhaus1.com/diycatfivecables.html
- http://www.audioholics.com/reviews/cables/diy-speaker-cable-faceoff
- http://www.mejiatryti.com/SpeakerCable/fivebraid.html
- http://www.avsforum.com/avs-vb/showthread.php?t=740215

...meti mãos à obra, mas o cabo ficou uma bela treta. E sem conseguir medir grandezas físicas não avancei. No entanto, posso dizer que o som que saía das colunas era diferente!
(No final, fiquei à mesma a ganhar, pois aprendi a fazer tranças de quatro cabos planas e coaxiais. Very Happy )

No entanto, a experiência criou-me uma vontade: testar bi-cablagem.
Muito li, e muito pesquisei. Por exemplo:
- http://www.audiopt.net/t7989p150-bicablagem-de-colunas
- http://en.wikipedia.org/wiki/Speaker_wire
- http://www.roger-russell.com/wire/wire.htm
- http://forums.klipsch.com/blogs/andyw/archive/2007/08/31/bi-wiring.aspx
- http://www.achievum.eu/bi-wiring.html

Decidi então avançar.
Ao nível da parte física e de lógica, penso que pode trazer vantagens.... (ou não) Smile
Ainda que me considere mais céptico em relação ao tema, do que cable-fan, não refuto o teste! Aliás, todos aqueles que já testaram e dizem que a diferença é grande, serão malucos? De certeza que não! (vamos lá ver se no meu sistema, faz ou não diferença)

Espero não me arrepender, pois para efectuar o teste, tive de desembolsar alguns €s (nada do outro mundo e bem consciente).

Em breve terei novidades.
_nimitz_
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  ricardo onga-ku em 13/3/2012, 15:51

_nimitz_ escreveu:Ainda que me considere mais céptico em relação ao tema, do que cable-fan, não refuto o teste! Aliás, todos aqueles que já testaram e dizem que a diferença é grande, serão malucos? De certeza que não! (vamos lá ver se no meu sistema, faz ou não diferença)

Malucos não diria...imaginativos. Razz
ricardo onga-ku

Mensagem  _nimitz_ em 13/3/2012, 16:14

onga-ku escreveu: Malucos não diria...imaginativos. Razz

Laughing Laughing Laughing

A ver se não vou ficar a imaginar coisas também! Smile

Agora a sério, tenho de ver se consigo medir os cabos no fim, para, e caso existam mesmo alterações, poder relacioná-las com valores concretos.
_nimitz_
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  _nimitz_ em 15/3/2012, 12:31

Estão prontos, os cabos!!!
Foi uma maratona ontem, para que ficasse tudo direitinho. Smile

Fiz um teste breve, já com o primeiro cabo semi acabado numa coluna, e com um dos antigos e jumpers (configuração que tinha) na outra, para fazer uma comparação rápida "on the fly".
Chamei a "Maria", balanceei da esquerda para a direita e vice versa, e palavras dela: "deste lado (no cabo em bi-wire) parece que o som está mais alto, e mais próximo, ou seja, parece que retiraram qualquer coisa da frente da coluna!"
Very Happy
A minha opinião, deixo para depois de uma audição mais cuidada e atenta. O resto do tempo foi para acabar tudo.
Hoje, a ver se consigo sentar-me um pouco a ouvir música.

Em breve as fotos e comentários.
_nimitz_
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  _nimitz_ em 16/3/2012, 10:03

Os cabos...
Ora bem... Smile

Material:
6 metros de cabo Van Damme Black Tour Grade 4x2.5mm
12 bananas TechLink Wiresnx
Diversa manga termo retráctil
Velcro
Cilindros de espuma
Fita isoladora
Ferramentas diversas (wire stripper, x-act, pistola de ar quente, chave de fendas, tesoura, fita métrica)

No final, de uma ponta da banana à outra, cada cabo ficou precisamente com 270cm.

Passei de céptico a acreditar que podem ter alguma influência no sistema. Smile
Mas apenas isso, o que já é suficiente.

De facto, existiu uma mudança, para melhor (na minha opinião) percepcionada também pela respectiva.

A que posso atribuir a alteração no som?
1. Qualidade superior do Van Damme Black Tour Grade VS Audioquest X2 (gostava de medir, mas devido à grossura da borracha isolador do X2, este deve ter uma elevada capacitância)
2. Superior secção no transporte do sinal: 4x14AWG VS 2x14AWG
3. As Wharfedale terem melhor desempenho quando bi-cabladas (possivelmente devido à composição dos crossovers)
3. Os jumpers DIY que tinha, não efectuavam a "ponte" convenientemente, bem como as "chapinhas" originais (de qualquer forma lembro-me de ter experimentado os jumpers com cabo nu, sendo o resultado semelhante ao dos jumpers DIY)

Muito sinceramente, e com base nos meus escassos conhecimentos em electrónica, do que leio, e da pouca experiência, penso que os pontos que poderão ter mais influência são o 2 e o 3.

A audição foi de cerca de 45minutos, e a volumes reduzidíssimos, mas deu para percepcionar o seguinte (desculpem a linguagem corrente e não audiófila) (NOTA: os únicos elementos de medição foram os meus ouvidos e cérebro):
- maior volume, com o knob na mesma posição
- parece de facto que retiraram um pano da frente das colunas, não sei se me faço entender, não é bem o mesmo que mexer no treble, parece que o som saiu do poço
- aos volumes reduzidos a que foi efectuada a breve audição, notou-se uma maior clareza e separação de instrumentos, sendo as vozes o ponto de destaque
- a música é mais envolvente, não sendo percepcionada apenas da frente ao centro (deve ser o que costumam chamar de crescimento do palco sonoro Laughing )
- relativamente aos graves, pois, terei de puxar pelo sistema para ter uma melhor percepção, aqui não consigo afirmar com certeza (sem ser efeito placebo) mas parecem mais definidos

Posso afirmar, que na descrição anterior (tirando o último ponto dos graves) não existe necessidade de qualquer teste cego, por via da mudança ser por demais evidente.
Posso dizer-vos que, quando troquei as colunas (no inicio desta saga)...não é preciso dizer mais nada; quando introduzi o DAC Magic, as diferenças foram notórias; quando introduzi os adaptadores XLR/RCA nas saídas do DAC, não tenho a certeza (pode ser efeito placebo, mas possivelmente não ocorreu alteração audível), quando introduzi os jumpers DIY, não tenho a certeza (pode ser efeito placebo, mas possivelmente não ocorreu alteração audível); quando introduzi o amp integrado, a diferença foi muita e evidente; quando introduzi os painéis de acústicos, a diferença foi subtil mas evidente; quando introduzi os novos cabos, a diferença foi subtil mas evidente.

Agora as fotos:

Aguardo os vossos comentários.
_nimitz_
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  ughö em 16/3/2012, 22:33

e pronto lá ficaste a imaginar coisas também Very Happy
ughö
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 285
Interesses : musica; fotografia
Pontos/Reputação : 285

Mensagem  Luke Skywalker em 16/3/2012, 23:10

Boas Carlos.

Experimente o seguinte teste:

Compare ligado do jeito que está com ligar apenas duas pontas do mesmo cabo nas caixa em uma via + jumper para a outra e perceba se mudou algo.

Este tipo de cabo que está usando, duas pontas de um lado e quatro do outro, é apenas um jumper feito do mesmo cabo ligando uma via a outra Wink

Diria que desta maneira nem existe o ganho pelo aumento da bitola de quando se usa realmente dois cabos por caixa, ou bi-cablagem.

Teste lá e nos conte Wink
Luke Skywalker

Número de Mensagens : 748
Ocupação : Na escuta
Interesses : Áudio
Pontos/Reputação : 1235

http://www.livevideo.com/LukeSkywalker

Mensagem  ughö em 17/3/2012, 17:54

Luke Skywalker escreveu:Boas Carlos.

Compare ligado do jeito que está com ligar apenas duas pontas do mesmo cabo nas caixa em uma via + jumper para a outra e perceba se mudou algo.

Este tipo de cabo que está usando, duas pontas de um lado e quatro do outro, é apenas um jumper feito do mesmo cabo ligando uma via a outra Wink

Diria que desta maneira nem existe o ganho pelo aumento da bitola de quando se usa realmente dois cabos por caixa, ou bi-cablagem.

Mas ele está a usar dois cabos por caixa .... o que chama então de bi-cablagem ???
ughö
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 285
Interesses : musica; fotografia
Pontos/Reputação : 285

Mensagem  _nimitz_ em 17/3/2012, 18:37

ughö escreveu:e pronto lá ficaste a imaginar coisas também Very Happy
Laughing Laughing
Ou não....ou não.
_nimitz_
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  _nimitz_ em 17/3/2012, 18:51

Luke Skywalker escreveu:Boas Carlos.

Boas Luke

Antes de mais, posso dizer que efectuei o teste que referiu. Fiquei curioso, e apesar de continuar com as mesmas ilações, as diferenças não são tão notórias, concretamente ao nível do "retirar do pano", no entanto continuo a ouvir alguns detalhes de forma mais definida com a bi-cablagem.
O que baralha um pouco a minha conclusão acima, e se calhar, dos pontos que referi, os que mais influem no resultado serão o 1 e o 3.

Relativamente à sua observação sobre bicablagem, reitero a questão do ughö. O que considera bi-cablagem?

ughö escreveu:Mas ele está a usar dois cabos por caixa .... o que chama então de bi-cablagem ???

A meu ver a bicablagem pode ser conseguida das seguintes formas:

AMPs com apenas um par de saídas para colunas
- Dois cabos independentes unidos no positvo e no negativo do lado do amp (2 para 4)
- Um cabo com 4 condutores com os positivos unidos + os dois negativos unidos no lado do amp (2 para 4)
Nestas duas situaçõess, o shunt é efectuado à saída do amp
AMPs com dois pares de saídas para colunas
- Dois cabos independentes (4 para 4)
Nesta situação, o shunt é efectuado dentro do amp, antes dos dois pares de saídas para colunas

Distintamente, temos a bi-amplificação. Que será 4 para 4, mas ou com dois amps, ou com um mas com andares de potência separados para cada par de colunas (tipicamente situação encontrada em alguns AVs).
Situação que o Luke utiliza no seu sistema, tendo inclusivamente já testado a tri-amplificação (senão me engano, até é um que usa de momento)

Estou correcto?
_nimitz_
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Stardrake em 18/3/2012, 11:02

Antes de mais devo afirmar que bicablei as minhas colunas
com diferenças interessantes relativamente à situação mono.

Tenho um amp com apenas um par de saídas para colunas;
comprei um cabo com 12 condutores(12 negativos e 12positivos)
e juntei 4 condutores para médios e agudos e 8 condutores
para baixos.

Deste modo fiquei com dois cabos de 3metros (direito e esquerdo),
comprando um único cabo com o comprimento total de 6 metros.

Mário
Stardrake
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 65
Pontos/Reputação : 148

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 5 de 8 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8  Seguinte

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: