Immersive Film Festival IFF’11 - 2ª Edição - Espinho

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Immersive Film Festival IFF’11 - 2ª Edição - Espinho

Mensagem  Rapdog em 16/3/2011, 15:35

O Centro Multimeios de Espinho - Fundação Navegar, está a organizar a 2ª edição do IFF´11 - Immersive Film Festival (de 29 abril a 1 de maio).
O cinema imersivo também designado full-domme, é um novo conceito e uma nova abordagem ao audio-visual.

O que é o Cinema Imersivo?
Cinema Imersivo é uma nova área do cinema, onde as imagens cobrem uma fração substancial do campo de visão do espectador. Tradicionalmente associadas a planetários, as imagens são projectadas numa doma, preenchendo por inteiro os seus 360ºx180º. Por esta razão, o Cinema Imersivo é também chamado cinema em toda a cúpula. Rodeado por imagens em movimento, bem como por som, o espectador é imerso e transportado para dentro da cena, abrindo assim enormes possibilidades criativas, tornando toda a experiência muito mais intensa do que o cinema tradicional. O número de salas tem vindo a aumentar significativamente por todo o mundo. De uma forma geral estas estão localizadas em centros culturais, museus e parques temáticos. As áreas que tem beneficiado com esta nova tecnologia têm sido as da educação, e promoção cultural. Contudo, está a haver uma migração para outras áreas, nomeadamente para o puro entretenimento.

Aceite o desafio – Criar conteúdo para a cúpula
Criar conteúdo para este formato é um desafio dado não haverem fronteiras na imagem, e toda a cena circundante ter de ser levada em conta. Não há limites para o tema para um vídeo para cinema em toda a cúpula: voos através do espaço, uma cena de exteriores, uma ornada no interior do corpo humano, uma criação abstrata, são apenas alguns temas que têm sido explorados. Apenas depende da imaginação e criatividade do artista. Para aqueles habituados a lidar com cinema tradicional, o Cinema Imersivo é uma libertação das fronteiras e limitações impostas pela natureza do ecrã retangular.


O conteúdo é normalmente criado sobre o formato de imagens “Olho de peixe”, que cobrem a totalidade dos 360ºx180º. Algumas das ferramentas que existem para criar conteúdos para ecrãs retangulares são usadas regularmente, tais como ferramentas de edição ou de animação 3D. Estas têm adaptações e acrescentos de forma a ter em conta a esfericidade do ecrã e o largo campo de visão, mantendo assim todas as suas funcionalidades intrínsecas.

A particularidade de projectar 360/180 graus numa meia esfera, não é deslumbrante apenas por ocupar todo o campo de visão do espectador, é-o sobretudo pela fidelidade á escala dos objectos e elementos visuais.
Neste formato, qualquer que seja o tamanho da projecção, não existe distorção ou perturbação da ilusão, 360 graus serão sempre uma panorâmica completa.
Diferente de qualquer outra tecnologia de visualização, cuja capacidade de criar ilusão depende sobretudo da relação distância / tamanho ecrã.
O full dome causa mais impacto que o cinema 3d, mas o full dome também já é 3d (estereoscopia).

O Centro Multimeios de Espinho - Fundação Navegar, já desenvolve trabalho na área desde 2005, contamos com dois Workshops Internacionais (2005 e 2006)a primeira edição do festival IFF (2009) e o desenvolvimento de software para a produção de conteudos neste formato:
http://fulldome.multimeios.pt/
http://iff2009.multimeios.pt/
http://software.multimeios.pt/fulldome/

Se já visitou um Planetário, com certeza deixou-se cativar pelo seu ambiente, diferente de todos os tradicionais espaços de entretenimento. Tradicionalmente associados à Astronomia, os Planetários, com as constantes evoluções tecnológicas, são agora palco dos mais diferentes tipos de espectáculos nas mais diversas áreas (espectáculos musicais, filmes, publicidade, etc...).

O Cinema Imersivo é o resultado dessa evolução e o IFF orgulha-se de ser o primeiro Festival Europeu a apresentar este conceito inovador, onde o espectador é completamente rodeado por imagem (real e 3D) e som em toda a cúpula do Planetário, permitindo-o envolver-se completamente no espectáculo.

O Festival decorrerá durante os dias 29 de Abril a 1 de Maio em Espinho, onde terá a oportunidade única de assistir às mais variadas e prestigiadas produções de cinema imersivo internacionais, que actualmente são apresentadas em planetários de todo mundo. Graças à mais avançada tecnologia, poderá assistir a produções do Reino Unido, Alemanha, Itália, Espanha, Canadá, EUA, entre outras.

Os filmes serão exibidos em inglês, sem legendagem, dado o seu inovador método de projecção e de forma a proporcionar ao espectador uma maior sensação de imersão.

Para além da competição e de sessões para o público, haverá também sessões especiais para os mais novos, bem como palestras públicas para promover o Cinema Imersivo.

O Festival irá reunir produções internacionais neste campo, incluindo produtores, animadores e cineastas, estudantes e professores, por forma a participarem neste evento único. O Festival está centrado na apresentação de produções neste meio, bem como numa competição entre produções submetidas a concurso e que fizeram a sua estreia recentemente.
Pretende-se que o Festival seja um espaço para cativar a atenção daqueles que se dedicam ao cinema tradicional para este novo meio, um espaço de discussão de ideias e para se estabelecerem colaborações e acima de tudo, para funcionar como catalisador para o desenvolvimento desta nova área de cinema.

http://iff.multimeios.pt/pt/


Última edição por Rapdog em 16/3/2011, 18:45, editado 1 vez(es) (Razão : video com direitos)
avatar
Rapdog
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 96
Idade : 44
Localização : Beira mar
Ocupação : Bastante ocupado
Interesses : Jogging em Hipermercados, Música, Cinema, Gastronomia...
Data de inscrição : 29/05/2007
Pontos/Reputação : 84

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Immersive Film Festival IFF’11 - 2ª Edição - Espinho

Mensagem  Rapdog em 17/3/2011, 18:31

avatar
Rapdog
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 96
Idade : 44
Localização : Beira mar
Ocupação : Bastante ocupado
Interesses : Jogging em Hipermercados, Música, Cinema, Gastronomia...
Data de inscrição : 29/05/2007
Pontos/Reputação : 84

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum