Experiencias com Power cords

Página 1 de 4 1, 2, 3, 4  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Experiencias com Power cords

Mensagem  Brás em 6/3/2011, 10:26

Olá a todos gostava de relatar aqui as minhas experiencias com os malfadados cabos de corrente que tantos desprezam...

Siltech Spx 20 cabo ligado ao Transporte,Siltech spx 30 no Kr e Isotek LC no DAC
- Notei com esta configuração uma maior transparencia e um maior controlo de tudo e um pouco mais de tudo, a ideia é que por vezes podemos ter tudo muito controlado e com graves pouco salientes sem aquele impacto que nos toca portanto aqui ficou o som magro e demasiado analitico faltando calor e emoção na musica.

-Siltech SPX30 KR; Yamamura no transporte e SPX20 no DAC
Aqui houve uma nitida melhoria em termos de graves e uma exc definição de vozes, pecando por o baixo estar talvez puco definido em registos mais graves o que de alguma maneira pode reverbar ligeiramente. No entanto é uma configuração que me agrada bastante.

-SPX30 no Transporte;SPX20 no DAC e Isotek no Kr
Aqui nota-se a sinergia dos Siltech nas fontes dando à musica uma definição notavel, no entanto o Isotek aqui foi sem duvida o elo mais fraco sem no entanto de deixar a sua caracteristica de abrir o palco e com isso dar a sensação de arejamento que na minha opinião foi excessivo perdendo assim alguma coesão dos artistas em palco.É um som grande mas o controlo do Kr perdeu em relação ao Siltech spx 30 quando este teve ligado ao Kr

Depois destas experiencias achei que seria bom para o meu sistema um cabo de corrente com qualidade mas hibrido e de preferencia prata e cobre para ligar o Kr , pois tive receio que ao colocar outro siltech o som pudesse ficar demasiado analitico.

-Acoustic Zen Gargantua II no Kr;spx 30 transp e spx20 no DAC
De longe a melhor de todas as combinações experimentadas. Um controlo dos graves sem lhe retirar o peso e a emoção. Nas vozes uma limpeza e uma definição muito parecido com o Yamamura no tansp mas com um aumento de tudo sem se perder o conjunto e a focalização do palco sonoro. O grave é extenso mas nunca se sente reverbação, isto também porque as caracteristicas da sala também são boas.
O medo que eu tinha de tornar tudo muito anlitico sem alma desapareceu com a entrada do Gargantua que alimentando o Kr deu-lhe o que ele precisava para melhor (ainda) cumprir com a sua função, fazendo justiça ao que de facto dizem sobre ele.

Eu já tinha um som bom mas agora ainda está melhor.
Espero que estas experiencias ajudem alguem na escolha de um power cord de qualidade para o seu sistema.
Boa sorte
Um abraço Brás

Brás
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens: 1356
Pontos/Reputação: 547

Re: Experiencias com Power cords

Mensagem  lore em 6/3/2011, 12:45

Amigo Bras , por esses lados nao ha descanso !

lore
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens: 839
Ocupação: http://www.laso.pt/04solucoes/05galeria.php
Interesses: cabrios ,motos , muitos kw , tatoos, adrenalina
Pontos/Reputação: 1036

Mensagem  Brás em 6/3/2011, 13:08

É verdade e pelo que me parece vou ter que completar a minha analise para a semana quando substituir o cabo da Vincent que está a ligar o Gigawatt à tomada da parede por outro, que penso ser bastante superior. Vamos ver o que dá.
O que posso dizer é que todos eles deram uma sonoridade diferente no meu sistema o que me leva a dizer que afinal a "porra" dos power cords têm muito que se lhe diga.Experimentem com os que têm em casa e vão ver se notam ou não diferenças, acredito que muitos vão achar que é uma perfeita estupidez outros não, mas experimentem e depois digam alguma coisa, se calhar o cabo de corrente que está no Amp funciona melhor no cd Shocked

Brás
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  lore em 6/3/2011, 13:13

tudo tem influencia , umas coisas mais do que outras .
nesses testes , de preferencia , alterar um cabo de cada vez para ter a certeza do que faz o quê .

lore
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  vinilsuporter em 6/3/2011, 14:39

Caro Brás

O que era interessante e importante é que esses power cords que testastes e cujo "relatório" aqui definiste tivessem igualmente a indicação do preço que custam.

Eu continuo a preferir investir no sistema em vez de investir em cabos e outras tretas do género, se um sistema não presta ou tem deficiências, corrigir essas dificiências com o uso de power cords e cabos xpto parece-me pouco realista mas cada um "torra" o dinheiro onde quiser.

vinilsuporter
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens: 965
Ocupação: as válvulas estão de regresso - há vida para além do hi-fi
Interesses: música de carácter politico
Pontos/Reputação: 975

https://sites.google.com/site/joevalve/

Mensagem  manel1 em 6/3/2011, 16:00

Viva

Falar sobre cabos é sempre um pouco ingrato, pois há sempre quem ache que eles fazem alguma diferença e há quem ache que não fazem diferença nenhuma, sejam eles de corrente, interligação ou colunas.

Num outro tópico iniciado por mim comprometi-me comigo mesmo que iria tirar isto dos cabos a limpo, que é como quem diz, fazer medições dos vários cabos e testes do seu comportamento com sinais de várias frequências . Resumidamente essas medições consistem em pegar em diferentes cabos, de tipologias de construção diferentes e diferentes materiais e obter os seus valores de resistência, capacidade e indutância. Para alem disso os cabos iram ser testados com diferentes frequências e registar o seu comportamento. Posteriormente iram ser testados com sinais mais complexos como por exemplo música. Para estes testes é necessário algum equipamento de medição e teste que vou adquirir para o efeito, como tal, vai demorar algum tempo(€€).

Independentemente dos testes que vou fazer há algo que não dispenso como seja a sua avaliação subjectiva que usualmente todos nós fazemos, ou seja, ouvi-los no nosso (ou mais) sistema. No entanto, aqueles cabos que tive oportunidade de ''ouvir'' foram suficientes para chegar à conclusão que os cabos têm um impacto muito grande no sistema de som. Em todo o sistema de som?
-Não, mais nuns que noutros.
-Porque?
-A impedância de saída do amplificador e colunas têm a sua influência.

Temos de ter em conta que um cabo actua como um filtro, se o cabo for muito mau, algumas frequências do sinal musical podem ser irremediavelmente perdidas, se esse cabo apenas proporcionar uma ligeira atenuação de frequências (o mais vulgar), pode ser que com uma combinação feliz de fontes, amplificação e colunas o resultado seja mais ou menos equilibrado. Podemos portanto usar os cabos para afinar um pouco o nosso sistema.

É claro que não adianta gastar 1000€ em cabos num sistema de 1000€, mas um sistema de 20.000€ com cabos de 100€ pode estar a ser subaproveitado. Quanto melhores forem os componentes do sistema mais se irá notar a diferença que um cabo poderá fazer, pois o sistema já tem resolução suficiente para revelar cada alteração de cabos. Mas atenção, mesmo um sistema de 1000€ que possa apresentar no âmbito geral tem uma gama média retraída, com vozes a parecerem distantes e anémicas pode melhorar substancialmente com uns Kimber 8TC para dar um exemplo concreto. Mesmo com sistema modestos em preço vale sempre a pena experimentar diferentes cabos (nada de esotérico, claro).

Para finalizar, ao que me parece o sistema que o nosso amigo Brás possui é merecedor e bom exemplo de um sistema onde vale a pena gastar algum dinheiro, tempo e paciência na afinação do dito com experimentação de vários cabos.

Cumprimentos a todos

António Pedro

manel1
Equipa Audiopt - Moderação
Equipa Audiopt - Moderação

Número de Mensagens: 1060
Ocupação: Electromecanico
Interesses: Música, leitura
Pontos/Reputação: 1281

Mensagem  lore em 6/3/2011, 16:12

alinho nessa linha de raciocinio , com a constataçao de que qualidade nao ser igual a preço .

lore
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  Brás em 6/3/2011, 18:30

Penso que este tópico serve para elucidar qual a minha opinião de acordo com as experimentações feitas no meu sistema que sem ser perfeito é um dos mais reveladores que já ouvi. preços é relativo porque eu não fiz a comparação atendendo ao seu valor mas sim à sua performance no sistema.Eu cheguei a um patamar de satisfação musical que poucos têm, o que estamos a falar é de alimar arestas como se fizessemos um fine tuning procurando realçar todo o potencial dos aparelhos,há quem diga que com gasolina de 98 oct o carro anda mais rápido do que com 95. Preços para quê? mas acho que a 98 é mais cara.
Eu penso que já tinha dito que isto estava a tocar bem, mas agora com esta conjugação de cabos está, na minha opinião e de acordo com os meus gostos, melhor do que antes da entrada do Gargantua que não sendo a minha primeira nem segunda opção apareceu a hipotese de adquirir um usado que eu vi como uma oportunidade de colocar lá o tal hibrido (70%cobre e 30 prata) na esperança de encontrar o equilibrio das partes pois eu já tinha notado na sinergia dos Siltech no Transporte e DAC e deduzi que precisava de um cabo, desculpem a expressão, com "tomates" isto para dar alimento ao KR e assim aumentar o seu rendimento.
Preço PVP(valores aproximados) do equipamento utilizado no teste
Kronzilla SXi- 16900€
North Star Transporte e Extremo DAC-7000€
Living Voice OBX RW- 10000€
Cabos
Power cords:
Acoustic Zen Gargantua II -1300€
Yamamura Millenium 5000-1000€
Siltech SPX 30- 800€
Siltech SPX 20-500€
Vincent 3m-150€
Isotek LC-100€

Interligação:
Rj 45 Re Prophecy Cryosilver Reference da Revelation audiolab -entre transp e dac-500€
Stealth Air King entre dac e Kr- 1800€

Coluna:
Bulk silver wire da Homegrown audio-500€

Tratamento de corrente
Gigawatt PC2evo-2200€
Cool

Brás
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Blink em 6/3/2011, 21:45

É sempre interessante lêrmos as variadas opiniões sobre o que pensam os foristas sobre cabos em particular os de corrente, opiniões que devemos respeitar até pelo empenho que os próprios tiveram de as expôr.

Contudo num cabo de corrente acho mais importante em primeiro lugar não haver flutuações na corrente da rede, e a seguir as fichas que o equipam, um cabo bem blindado para não contaminar o exterior fará a sua função, afinal a sua tarefa é levar corrente alternada com uma onda senoidal de 50 ciclos por segundo aos aparelhos, já os cabos ICs e os de coluna têm uma relação muito mais direta com as sinergias dos sistema, sendo mais facilmente detetáveis as suas diferênças consoante as tipologias dos materias utilizados.

Blink
Equipa Audiopt - Admin.
Equipa Audiopt - Admin.

Número de Mensagens: 4216
Interesses: DIY, Fotografia e Viajar
Pontos/Reputação: 1629

Mensagem  Brás em 6/3/2011, 22:09

Concordo perfeitamente.Daí eu ter referido que apesar de não entrarem directamente no sinal de audio afectam o produto final de acordo onde foram conectados. Eu apenas quiz partilhar o que senti, mas de facto no meu sistema se calhar é mais fácil notar as diferenças em power cords do que em muitos, tal é o nivel de transparencia, mas sem duvida que com cabos de coluna e de ligação é bem mais fácil notarem-se diferenças.
Eu tenho a certeza que se colocar uns cabos de coluna com outra secção e outro isolamento que a coisa ainda pode ficar melhor.
A estabilidade em termos de electronicas fez-me avançar para os cabos pois eu sabia que podia melhorar o que tinha. Investir mais no sistema? só mesmo em cabos e usados de preferencia Laughing
Mas sim de facto antes de se entrar na onda dos cabos é preciso investir no sistema e depois sim vamos ver os cabos, mas atenção aconselho a todos uma parte de atenção para este aspecto "Vão-se os aparelhos ficam os cabos" e por isso o equipar o cd e o amp com um power cord de qualidade é benéfico para qualquer sistema, seja qual fôr o seu estado de evolução, e penso que aí não há duvidas.
Um abraço

Brás
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  onga-ku em 8/3/2011, 09:01

Bem, pode sempre melhorar ao nível das colunas pois se bem me lembro das fotografias a sua sala tinha umas dimensões bastante generosas.
A amplificação e a fonte não conheço por isso abstenho-me de comentar.

Cumprimentos,
音楽

NB: o autor desta mensagem não escreve segundo o "novo acordo ortográfico"

onga-ku
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens: 2614
Interesses: Música, fotografia, cozinha, viagens
Pontos/Reputação: 4072

Mensagem  lore em 8/3/2011, 09:10

mas uma sala generosa nao quer dizer que se façam festas la dentro !
timbricamente tenho memoria de serem correctas .

lore
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  Brás em 9/3/2011, 00:57

Sim concordo que umas colunas maiores pudessem ajudar mais no registo dos graves mas teriam que ser colunas sensiveis pois isto são só 50w single-hend . Se me saisse o totoloto umas Acapella vinham a matar ou então umas Avantgard só que o som das cornetas pode cansar ,não sei mesmo.Estas Living voice estão sempre associadas aos Kondo e complementam sistemas muito mais caros que o seu valor.São umas colunas em que a topologia utilizada permite uma excelente reprodução de vozes e apresenta uma gama média limpa e suave. são muito musicais apesar de eu achar que em termos de construção podiam ser melhores é que por estes valores existem outras opções e claro que o tamanho do caixote condiciona esses registos mais graves mas agora estão melhor do que alguma vez estiveram. E,quase de certeza, se eu colocar uns cabos de coluna de (teoricamente) superiores poderão ainda melhorar mais e é bem mais barato rentabilizar a performance do que uma troca de colunas.
As condições acusticas da sala tambem ajudam e o que toca aqui bem pode não tocar tão bem noutra sala...
Vou aguardar que venha o cabo para ligar o Gigawatt à parede e depois volto a comentar o efeito global no som, diferente vai ser quase de certeza pode é não ser para melhor ou pior, mas sim diferente e aí entra o gosto pessoal de cada um e isso é que é importante ter em conta pois afinal é o nosso sistema I love you

Brás
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  onga-ku em 9/3/2011, 08:15

Brás escreveu:Sim concordo que umas colunas maiores pudessem ajudar mais no registo dos graves mas teriam que ser colunas sensiveis pois isto são só 50w single-hend . Se me saisse o totoloto umas Acapella vinham a matar ou então umas Avantgard só que o som das cornetas pode cansar ,não sei mesmo.Estas Living voice estão sempre associadas aos Kondo e complementam sistemas muito mais caros que o seu valor.São umas colunas em que a topologia utilizada permite uma excelente reprodução de vozes e apresenta uma gama média limpa e suave. são muito musicais apesar de eu achar que em termos de construção podiam ser melhores é que por estes valores existem outras opções e claro que o tamanho do caixote condiciona esses registos mais graves mas agora estão melhor do que alguma vez estiveram. E,quase de certeza, se eu colocar uns cabos de coluna de (teoricamente) superiores poderão ainda melhorar mais e é bem mais barato rentabilizar a performance do que uma troca de colunas.
As condições acusticas da sala tambem ajudam e o que toca aqui bem pode não tocar tão bem noutra sala...
Vou aguardar que venha o cabo para ligar o Gigawatt à parede e depois volto a comentar o efeito global no som, diferente vai ser quase de certeza pode é não ser para melhor ou pior, mas sim diferente e aí entra o gosto pessoal de cada um e isso é que é importante ter em conta pois afinal é o nosso sistema I love you

O elemento que mais influência tem no desempenho de um sistema é a coluna pois é esta que apresenta maiores níveis de distorção e menor fidelidade ao nível da resposta de frequências, especialmente em conjugação com a sala (o que menos influencia, se é que o faz, é o cabo de rede).
É por isso importante que as colunas sejam escolhidas tendo em conta a resposta em câmara anecóica por forma se adaptarem ao posicionamento previsto e as dimensões da nossa sala.

A sensibilidade não é tão importante como as características de impedância, a menos que se esteja a falar de amplificadores Single Ended com 2 ou 3 Watt de potência (que não é o caso do KR) onde a sensibilidade ditará o volume máximo ou nível de pressão sonora possível
Nos amplificadores a válvulas a distorção aumenta exponencialmente com a potência, o que no caso dos S.E.T. pouco potentes obriga ao recurso a "cornetas" com sensibilidades mínimas de 100dBs.
Além disso as Living Voice nem sequer são especialmente sensíveis pois apesar do fabricante especificar 94dBs o valor deverá ser mais próximo dos 91dBs tendo em conta o tweeter que utilizam.
Elas estão sempre associadas aos Kondo porque o fabricante (ou a loja deste) é também revendedor da Kondo no Reino Unido...é uma questão de marketing; existe um modelo que utiliza cornetas adequado a esta amplificação mas custa 200 ou 300.000€.
Quanto à topologia utilizada, as LV não têm nada de extraordinário que as distinga da gama média de outras colunas bem concebidas permitindo melhor "reprodução de vozes e apresenta uma gama média limpa e suave"; o que não quer dizer que não consigam um bom desempenho.

Mas a minha sugestão prende-se acima de tudo com o desempenho das LV ao nível das baixas frequências que devido à topologia das mesma é limitado em extensão.
Para isso é necessário recorrer a colunas de pelo menos 3 vias e maiores dimensões, e se considerar a aquisição de equipamento usado poderá encontrar um par full range a valores bem mais acessíveis do que umas LV novas.

Porque é que acha que as "cornetas" podem cansar? Só se estiver a falar ao nível da estética, caso contrário não existe razão para que um par de "cornetas" competentes posso ter uma sonoridade mais "cansativa" que segundo a minha experiência se deve a uma anomalia da resposta de frequências e no caso de colunas de elevada sensibilidade talvez também ao "grão" produzido pela electrónica.

NB: o autor desta mensagem não escreve segundo o "novo acordo ortográfico"

onga-ku

Número de Mensagens: 2614
Interesses: Música, fotografia, cozinha, viagens
Pontos/Reputação: 4072

Mensagem  Brás em 9/3/2011, 14:05

Sim concordo que as Living Voice devem ter uma sensibilidade a rondar os 91/92 e não os 94 que dizem ter.As suas limitações nos graves são compensadas pela caixa que por sua vez também trabalha e era aqui que eu queria chegar pois se virmos a coluna por dentro praticamente não tem material de absorção, e com isto de facto elas funcionam relativamente bem em quase todos os registos e daí eu ter falado nas vozes pois é um ponto forte a favor(talvez o xover externo ajude alguma coisa).Associadas aos Kondo por uma questão de markting de certeza que sim mas isso não as impediu de mostrarem o que valem sobretudo com sets de 300B. O cabo de corrente veio ajudar o KR a ser alimentado como deve ser e por isso ele dá mais e ao dar mais também as colunas deram.Posso dizer que até à introdução do Stealth Air King no sistema ñunca tinha ouvido registos de graves e agudos como os que tenho agora e as colunas são as mesmas assim como o resto com excepção dos cabos de corrente e gigawatt.Este fine tunning que estou a tentar fazer não é mais do que tentar rentabilizar o que tenho e até aqui tenho,com toda a certeza,conseguido resultados que até a mim me surpreenderam pois não estava à espera de tão grande diferença.
antes de ontem tive um colega meu que é prof de musica e que trabalha com a orquestra da Gulbenkian e esteve aqui em casa e já tinha ouvido o meu sistema antes do gargantua e assim que ouviu a nova versão do meu sistema disse logo que estava bem melhor pois o grave estava mais extenso e muito mais definido tendo a musica ganhado um certo calor e corpo e com isso a tal musicalidade que tanto procuramos.A musica em questão foi a nº 8 do album do Joel Xavier "Lusitano" é só guitarra e contra-baixo.Coloquei de seguida uns spikes que me tinham emprestado para experimentar (Symposium Rollerblock) e qual não foi o espanto do meu colega quando as coisas ficaram diferentes para melhor ainda, mas isso não interessa falar pois é mais uma sujestão na minha cabeça, e do meu amigo, que é talvez a pessoa mais indicada para se pronunciar pois está completamente fora destas lides e por isso a sua opinião sem saber o valor das coisas ajuda e de que maneira, mesmo estando a ver as coisas é um ceguinho Laughing
Já agora utilizei os spikes no dac.
Quanto às cornetas talvez pelas razões que apontaste relativamente à sensibilidade das cornetas e do meu ouvido pode não haver compatibilidade mas como são mais reveladoras podem de alguma maneira saturar mas digo isto sem saber...Até porque naturalmente seriam as full range e as cornetas as mais indicadas para a minha amplificação. Mas pessoal podem crer que estamos a falar de uma qualidade de som bastante alta e quem tem vindo aqui tem verificado isso até há quem diga que é dificil melhorar mais mas eu não acredito e por isso continuo no meu fine tunning até achar que de facto tudo foi devidamente tratado mas é dificil mas isso é que dá pica Cool

Brás
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Página 1 de 4 1, 2, 3, 4  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: