FLAC Vs CD AUDIO

Página 1 de 6 1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

FLAC Vs CD AUDIO

Mensagem  Lost em 3/3/2011, 15:42

Caros Forenses

é a voces que mais me dirijo.
Gostava de saber se existe uma grande perda ou diferença num sistema CD Audio para o Flac.
Uso muito o FLAC mas ao pensar fazer um upgrade estou seriamente em abandonar o Flac e começar a ouvir tudo em CD, pergunto, compensa? sim porque estar a gastar 700€ num leitor quando posso ter o mesmo com o HTC faz me pensar.
Obrigado

Lost
utilizador iniciado

Número de Mensagens: 55
Pontos/Reputação: 123

Re: FLAC Vs CD AUDIO

Mensagem  ruifigueiredo em 3/3/2011, 16:16

Ora aí está uma excelente pergunta. Encontro-me na mesma situação e o que me parece é que (ilegalidades à parte) o flac veio trazer uma reprodução decente a muito baixo custo, coisa que o mp3 não permitia. Mas uma coisa é certa, possuindo uma colecção razoável de CDs, não há como um bom leitor dedicado, digo eu... Estou curioso com as opiniões dos ilustres do costume. Arrow

ruifigueiredo
utilizador iniciado

Número de Mensagens: 78
Ocupação: Arquitecto/Avaliações Banca
Interesses: A minha Família, a minha música e os meus livros.
Pontos/Reputação: 105

Mensagem  onga-ku em 3/3/2011, 17:08

Um ficheiro de Audio, seja ele WAV/AIFF, FLAC ou ALAC, pode até ser lido com maior fidelidade do que um CD desde de que o DAW (Digital Audio Workstation) tenha sido bem concebido, o software seja adequado e o DAC seja competente e efectue reclocking (não se trata de um PC com Windows Media Player ligado a um DacMagic por USB).

A vantagen do DAW é permitir a eliminação dos erros de leitura e os ficheiros de Audio possibilitam uma maior resolução do que os 16bit/44,1kHz do CD.

NB: o autor desta mensagem não escreve segundo o "novo acordo ortográfico"

onga-ku
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens: 2614
Interesses: Música, fotografia, cozinha, viagens
Pontos/Reputação: 4072

Mensagem  Lost em 3/3/2011, 17:14

boa questao, sendo assim compensa sempre apostar num sistema leitor de CD bom

Lost
utilizador iniciado

Mensagem  onga-ku em 3/3/2011, 18:03

Acho que depende da quantidade de CDs que tens.
Se não tens muitos, e não te interessam as caixas, mais vale fazer o download de WAV/AIFF de 16 ou 24bits e investir antes num bom sistema de leitura e reprodução de ficheiros.

onga-ku

Mensagem  Lost em 3/3/2011, 20:46

e que sistemas sao esses? onde se pode encontrar?

Lost
utilizador iniciado

Mensagem  onga-ku em 3/3/2011, 21:12

Existem algumas soluções tudo-em-um no mercado e mas o equipamento mais flexível, económico e provavelmente mais eficaz é o PC montado especificamente com esse propósito.

O equipamento mais "vulgar" deve ser" o Squeezebox, um streamer que permite aceder a uma biblioteca de ficheiros e enviar os dados para um DAC externo ou o sinal analógico directamente para o amplificador.

onga-ku

Mensagem  Lotp em 3/3/2011, 22:21

Parece que o Squeezebox Touch é muito competente com som, e é de facto uma solução bestial para quem tem a música "desmaterializada". Eu sei que o Duet tinha um DAC Wolfson, este é mais recente e ainda não pesquisei que DAC tem, mas pelo que já li parece ser bastante bom. Na altura optei por uma solução mais versátil mas com clara limitações em audio, um WD TV cujas saídas analógicas tinham uma qualidade para esquecer (salvo erro 16/44.1 por limitações de hardware), mas de qualquer forma estava ligado por óptico ao Receiver Denon que tem DAC 24-bit / 192-kHz BurrBrown se a memória não me falha, e se os ficheiros forem minimamente decentes, até se porta bem. Recentemente troquei para uma WD TV Live que tem uma porta RJ-45 para ligar ao Router e funciona muito bem como streamer. As saídas analógicas eram tão fracas que fizeram o favor de as fazer desaparecer nesta versão. Ainda gostava de testar esta caixinha com um DAC mais competente, para ver como se porta.

Edit: esqueci-me de algo importante: o WDTV faz downsample para 48khz de tudo o que seja superior antes de enviar por óptico / hdmi.

Lotp
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens: 117
Pontos/Reputação: 201

Mensagem  jpinto em 3/3/2011, 23:18

O Squeezebox Touch tem um DAC da AKM Semiconductor o AK4420 que permite 24bits/192kHz mas está limitado a 24bits/96kHz e apresenta um SNR de 105dB. Segundo consegui apurar o Touch apresenta valores de jitter inferiores aos outros Squeezeboxs.

jpinto
utilizador iniciado

Número de Mensagens: 144
Pontos/Reputação: 255

Mensagem  manel1 em 4/3/2011, 00:07

Viva

Para audiofilos mais exigentes e com mais €€ temos os sistemas da Linn.

Linn Sneaky DS é a versão mais básica, sendo composta por uma parte que faz streamer a partir de um NAS ou computador (tal como a Squeezbox), tem saídas analógicas, digital coaxial e compreende ainda um amplificador de 30W. Basta portanto liga-lo a um par de colunas para ter um sistema áudio completo, quem os possui diz que a suas saídas analógicas estão ao nível de um leitor de CD de preço equivalente ou até mesmo de valor superior. A saída digital é de muito bom nível.
O Linn Sneaky DS é vendido online com preço a rondar os 1000€

A restante gama: http://www.linn.co.uk/digital_stream_players

Lembro que a Linn deixou de fabricar leitores de CD argumentando que os seus digital streamers têm maior qualidade que os seus leitores de CD da mesma gama e que a quantidade de downloads de ficheiros de alta resolução que se fazem actualmente nos sites da especialidade (a Linn tambem tem um site onde podem ser adquiridos ficheiros áudio de alta resolução e gravações ''audiofilas'') justificam plenamente a decisão tomada pela marca.

manel1
Equipa Audiopt - Moderação
Equipa Audiopt - Moderação

Número de Mensagens: 1060
Ocupação: Electromecanico
Interesses: Música, leitura
Pontos/Reputação: 1281

Mensagem  Lotp em 11/8/2011, 16:27

Voltando a este tópico, porque estou em vias de aderir ao audio desmaterializado, ou seja, não voltar a adquirir CD's, gostaria de saber que soluções os meus amigos usam.

Mas antes, e para saber se vale a pena preparar a minha colecção para ser ripada, pergunto o seguinte: se os cd's são a 16 bits, os FLAC resultantes deles nuncam poderão, por absurdo, ter um sample rate superior, ou se o tiverem, é gerado artificialmente, certo? Então os FLAC que o pessoal agora saca da net são todos originários de CD's, portanto para usufruir de facto de 24bits, só ficheiros gravados originariamente nesse formato, penso eu. O que a ser assim, não se encontra massificado, ainda...Agradeço ajuda porque tenciono fazer um investimento seguro e estou um pouco confuso com esta parte.

Esta dúvida à parte, e tendo eu adquirido um IPAD recentemente, incluí este aparelho no cálculo desta equação, pois aparentemente pode funcionar bem como fonte. Tinha pensado para transporte num:

Cambridge Audio ID100 com um sobejamente conhecido DACMagic (ou então ligado directamente ao amp, se não se justificar o DAC externo)

As outras soluções em equação envolvem um NAS da Synology e um aparelho tipo Logitech Squeezebox ou o Cambridge Audio NP30

Alguém usa esta dock ou algo parecido, e como se comportam estes Idevices como fonte, o transporte da CA é competente?

Agrada-me a solução da Dock para o Ipad porque mesmo os infoexcluidos lá de casa sabem mexer no Ipad, e isso era uma vantagem importante para mim. Mas se, tecnicamente, é uma solução fraca, tenho que pensar noutra solução.

Lotp
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens: 117
Pontos/Reputação: 201

Mensagem  onga-ku em 11/8/2011, 17:02

Lotp escreveu:se os cd's são a 16 bits, os FLAC resultantes deles nuncam poderão, por absurdo, ter um sample rate superior, ou se o tiverem, é gerado artificialmente, certo?

Certo.

Lotp escreveu:Então os FLAC que o pessoal agora saca da net são todos originários de CD's, portanto para usufruir de facto de 24bits, só ficheiros gravados originariamente nesse formato, penso eu.

Certo.
Além disso FLAC é um ficheiro comprimido que tem como única vantagem em relação a um WAV/AIFF o facto de ocupar menos espaço em disco e julgo que tem também a desvantagem de necessitar de ser descomprimido antes de ser lido.

Convém também ter em conta que a maioria dos ficheiros HD que analisei não têm uma gama dinâmica superior a 12bits pelo que não apresentam qualquer vantagem sobre a versão 16bits do CD e aliás muitos dos conversores D/A existentes no mercado não têm uma gama dinâmica superior a 120dB.
Além disso a maioria das gravações analógicas também não permite mais informação do que os 16bits pelo que se forem convertidas directamente para digital (sem qualquer manipulação) nunca irão necessitar de mais bits.

Os referidos ficheiros HD também não apresentam muita informação acima do limite superior da gama de frequência imposto pelos 44,1KHz de amostragem do CD (o que na realidade não faz grande falta porque não só nos é impossível escutar esses sons como a maioria dos sistemas não os consegue reproduzir) mas julgo que alguns equipamentos podem beneficiar de maiores taxas de amostragem que permitem usar filtros com pendente menos acentuada mais fáceis de produzir e eventualmente mais eficazes.

Apenas vale a pena adquirir ficheiros HD se a masterização para este formato for melhor do que aquela que foi efectuada para CD, se a gravação foi efectuada em HD.

Lotp escreveu:Esta dúvida à parte, e tendo eu adquirido um IPAD recentemente, incluí este aparelho no cálculo desta equação, pois aparentemente pode funcionar bem como fonte. Tinha pensado para transporte num:

Cambridge Audio ID100 com um sobejamente conhecido DACMagic (ou então ligado directamente ao amp, se não se justificar o DAC externo)

As outras soluções em equação envolvem um NAS da Synology e um aparelho tipo Logitech Squeezebox ou o Cambridge Audio NP30

Alguém usa esta dock ou algo parecido, e como se comportam estes Idevices como fonte, o transporte da CA é competente?

Agrada-me a solução da Dock para o Ipad porque mesmo os infoexcluidos lá de casa sabem mexer no Ipad, e isso era uma vantagem importante para mim. Mas se, tecnicamente, é uma solução fraca, tenho que pensar noutra solução.

Tanto quanto sei, a solução ideal é ter usar um computador como leitor ligado por USB ou FireWire a um D/AC que efectua reclocking dos dados.
Esse computador poderá ou não também conter os ficheiros de música que poderão ser também armazenados num disco externo.
Além disso convém não esquecer que os discos por vezes falham pelo que se me parece importante a existência de um back up.

O iPad apresenta, a meu ver, algumas desvantagens: tem uma capacidade de armazenamento limitada, não permite ligação física um D/AC e não me parece que a doca tenha a qualidade necessária.
Por outro lado, o iPad pode ser usado para aceder remotamente e comandar um PC sem monitor (por exemplo um pequeno MacMini ligado um um disco externo) permitindo o acesso à discoteca de uma forma prática e estimulante.

Para terminar convém referir que o DACMagic não tem um bom desempenho quando ligado através de USB.

Cumprimentos,
onga-ku

onga-ku

Mensagem  paa em 12/8/2011, 08:44

Há anos que deixei de usar CD. Depois de usar uma squeezebox 3 passei a usar uma squeeze touch e continuo satisfeito.

Mas estou convencido que a logitech a longo prazo é capaz de arruinar a squeezebox (esta originalmente era uma empresa separada com preocupações audiófilas, que são por exemplo evidentes na opção de não misturar audio com video).

Nesse pressuposto, aconselharia quem se quer meter nesta área do audio que não roda (não vão ser os últimos...) a pensar numa outra opção com muitas virtudes:

- Mac Mini (custa 600€)
- Musical Fidelity V-Link + V-DAC (à volta de 100€ + 200€)

Quem tiver um iphone ou ipad usa estes para controlar o som com uma interface muito boa. O mac mini é invisível, pode ficar sempre ligado (gasta pouco) ou ligado quando se quer ouvir música. O resultado final é um sistema que está sempre pronto a funcionar: liga-se a ficha, espera-se uns segundos, e ouve-se música (não posso garantir o mesmo das máquinas windows e o linux é só para experts).

Nesta versão, o software usado é o itunes, sendo preciso usar o formato ALAC, ou então WAV.

Eu tenho uma versão parecida, sem o mac mini mas com um mac antigo, com uma squeeze touch a servir de V-Link, com o V-DAC, e uso ipad/iphone para controlar tudo. O software que uso é o servidor da squeezebox com FLAC, mas poderia também usar o itunes com ALAC, ou WAV. Precisei ainda de comprar o ipeng para controlar o ipad (uns 10€).

Acho o aparelho da Linn interessante, mas é mais caro, tem algumas redundâncias (amp integrado), e é menos versátil. Também não sei como funciona do ponto de vista do software.

Quanto aos FLAC da net... Neste momento já tenho 50G de música a 24/96, tendo alguns discos com som verdadeiramente audiofilo (p.e. Dave Brubeck, Concord on a summer night, Bill Evans, Waltz for Debby).

paa
utilizador iniciado

Número de Mensagens: 148
Interesses: Válvulas, tweaks
Pontos/Reputação: 295

Mensagem  vfarias em 13/8/2011, 20:34

Nunca mais fazem um HD Tracks na Europa... Razz

Audiolab, Mission, Polk Audio & Waterfall
Creek & Epos

vfarias
Profissional

Número de Mensagens: 518
Ocupação: Engº Sistemas
Interesses: Musica, Aikido, Fotografia...Filhote
Pontos/Reputação: 691

http://myaudiophilestore.eu/

Mensagem  nmoc hifi em 14/8/2011, 15:32

Este tópico é deveras interessante, pois, estamos actualmente perante uma grande mudanças de hábitos no hi-fi. O que sempre foi dado como garantido ser de qualidade, o suporte fisico, seja o vinil, ou o CD, é agora relegado para segundo plano.

Até há bem pouco tempo, qualquer bom sistema era compreendido por um bom Amplificador, ou conjunto de amplificação, no caso de ser um Pre + Power (ou Powers x 2), e uma boas colunas, o que ainda continua a ser a base de um bom som, o que mudou foram as fontes. Um bom prato, com o braço e a célula, no caso dos mais puristas, ou um bom leitor de CD, ou ambos, estão agora a dar lugar a um novo conceito de Audio, os formatos não fisicos, ficheiros de dados, e como fontes reprodutoras, temos agora, DACs, Stramers, Discos de Armazenamento, PCs, etc.

Temos mesmo alguns membros dos foruns de Audio (aqui neste tópico inclusive) que já abdicaram por completo do formato fisico.

Isto dá pano para mangas de debates, mas o que considero pertinente é a seguinte questão: valerá a pena investir num bom leitor de CD actualmente?

No meu caso, recentemente com a aquisição de um leitor de Blu-Ray da Sony, que permite ligar por USB um disco rigido de armazenamento de ficheiros, entre os quais alguns mp3 que tinha, vejo-me agora, pela primeira vez perante uma situação em que tenho facil acesso através deste leitor ligado ao amplificador, a ouvir muita musica armazenada (inclusive dá para ler ficheiros Lossless). Claro, que mantenho o meu leitor de CDs Cambridge Audio 640C, pois além, de melhor (não por muito) qualidade de som, creio que, sendo possuidor de uma coleção de para mais de 2300 CDs, justifica-se manter-me fiel a este formato.

Agora, pondero entretanto um upgrade (a longo prazo), da minha fonte, algo mais na linha do meu amp e colunas ( Lyngdorf SDAi 2175 e Xavian MIA II), mas para ser um upgrade que realmente compense, teria de subir a fasquia para além dos 1000 / 1500 Eur, senão não me parece que encontrasse muitos produtos que velessem a pena a mudança. Será que compensaria?

nmoc hifi
utilizador iniciado

Número de Mensagens: 129
Pontos/Reputação: 103

Página 1 de 6 1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: