O Meu Sistema (em estudo) - Rpscavaleiro

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

O Meu Sistema (em estudo) - Rpscavaleiro

Mensagem  Rpscavaleiro em 24/2/2011, 21:16

Boas,

Sou novo nestas andanças e vou investir no som para a minha "barraca", daí a abertura do tópico.... além de diário de bordo vai servir para tirar algumas dúvidas (se me puderem ajudar claro).

A minha sala é acanhada, tem cerca de 20m2 e é rectangular. Tenho noção que a melhor opção para a minha modesta sala, seriam umas monitoras, mas quero mesmo umas colunas de chão (têm de ser preto lacado por causa da Maria, senão diz que não as deixa entrar em casa Sad ).

Já ouvi algumas coisas (na fnac) num ambiente não muito esclarecedor, mas de qualquer forma, já tenho a minha ideia:

AV receiver:
Denon 1911
Yamaha 767
Onkyo 608

Colunas de chão:
Rega RS3
QA 2050

A central terá de ter no máximo 11cm de altura, o que impede a utilização da central da QA/Rega (o conjunto devia ser casado, mas não será possivel).
O sub BK talvez venha caso se justifique.

Com umas wharfedale gostei mais do denon, uma vez que o som parece-me mais "quente"... acredito no entanto que o onkyo faça o mesmo ou melhor depois de uns pózinhos.

Se alguém tiver alguma ideia/opinião/sugestão, agradeço desde já...

Ahh, a minha experiência até hoje foi em car audio (SQ), no entanto em home audio muita coisa muda, apesar de o resultado pretendido ser o mesmo! Very Happy

Abraço
Rpscavaleiro
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 7
Ocupação : Técnico
Interesses : Hi-Fi / Saab's
Pontos/Reputação : 23

Re: O Meu Sistema (em estudo) - Rpscavaleiro

Mensagem  manel1 em 25/2/2011, 13:54

Viva

Não há problema em ter essas colunas na sua sala, tem de ter em atenção quando as ouvir a proximidade à parede em que elas podem ser colocadas sem enfatizarem o grave em demasia, portanto só experimentando. Se as puder ouvir em ambiente fechado, numa sala com dimensões idênticas melhor (a FNAC não é o melhor local, sem dúvida).

Neste e outros fóruns portugueses já alguns foristas se têm referido a estas colunas tecendo elogios, o mesmo aconteceu com os receivers que mencionou, portanto parece estar no bom caminho. Agora é mesmo só experimentar no melhor local possível, ou seja, idêntico à sua sala, de resto a escolha é uma questão de gosto.

manel1
Equipa Audiopt - Moderação
Equipa Audiopt - Moderação

Número de Mensagens : 2042
Ocupação : Electromecanico
Interesses : Música, leitura
Pontos/Reputação : 2458

Mensagem  VilaSound em 25/2/2011, 15:21

Rpscavaleiro escreveu:Boas,

A minha sala é acanhada, tem cerca de 20m2 e é rectangular. Tenho noção que a melhor opção para a minha modesta sala, seriam umas monitoras, mas quero mesmo umas colunas de chão (têm de ser preto lacado por causa da Maria, senão diz que não as deixa entrar em casa Sad ).

Já ouvi algumas coisas (na fnac) num ambiente não muito esclarecedor, mas de qualquer forma, já tenho a minha ideia:

AV receiver:
Denon 1911
Yamaha 767
Onkyo 608

Colunas de chão:
Rega RS3
QA 2050

A central terá de ter no máximo 11cm de altura, o que impede a utilização da central da QA/Rega (o conjunto devia ser casado, mas não será possivel).
O sub BK talvez venha caso se justifique.

Abraço

Em muitas salas "acanhadas" é possível, às vezes até vantajoso, prescindir da coluna central. Com um par de boas colunas frontais é possível conseguir uma imagem central sonora muito boa. Nesse aspecto, as colunas monitoras conseguem mais facilmente produzir esse efeito do que as colunas de chão.
A coluna central permite um afastamento maior das colunas frontais, de modo a que estas se integrem melhor com as colunas traseiras. Permite também um alargamento do "sweet spot" que é útil quando construimos um sistema para ser usufruido por muita gente. Num bom sistema de cinema em casa nós esquecemo-nos que existem colunas, e a coluna central nem sempre resulta bem.

VilaSound
Profissional
Profissional

Número de Mensagens : 187
Ocupação : Loja de Alta Fidelidade
Pontos/Reputação : 322

http://www.vilasound.pt

Mensagem  Rpscavaleiro em 5/3/2011, 09:02

Ora boas.

Desde já agradeço os comentário e opiniões.

Quanto ao receiver está resolvido... é um Denon 1911 que deve estar a chegar.

As colunas ainda tenho de as ouvir melhor.

Cumps e obrigado
Rpscavaleiro
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  Rpscavaleiro em 22/6/2011, 09:15

Boas,

Depois de algum tempo de ausência e em estudo, já avancei mais qualquer coisa...

O 1911 da denon já estava à muito tempo sozinho e entretanto depois de muitas audições, finalmente escolhi as suas companheiras.

Monitor audio bronze bx5

Nesta foto a sala está muito desarrumada e ainda não tenho lcd... como apenas tenho utilizado as bx5 para ouvir música, ainda nem ouvi a coluna central.

A calibração foi feita através do audyssey com o micro colocado no topo das costas de uma cadeira. No inicio, pelo facto da coluna esquerda se encontrar muito encostada à parede, até desacreditei a calibração auto, faz toda a diferença. O chão em azulejo e a sala vazia são o meu segundo problema, sinto algum eco.

As colunas ainda estão na rodagem e utilizei generos diferentes para alguns dos meus testes e audições.
Estou muito satisfeito com o conjunto e ontem deliciei-me a ouvir Diana Krall e Kruder & Dorfmeister (K&D sessions).

Cumps
Rpscavaleiro
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  vfarias em 22/6/2011, 10:18

Talvez estejam apenas um pouco próximas da parede traseira... Surprised

vfarias
Profissional
Profissional

Número de Mensagens : 884
Ocupação : Engº Sistemas
Interesses : Musica, Aikido, Fotografia
Pontos/Reputação : 1082

http://www.myaudiophilestore.eu/

Mensagem  ricardo onga-ku em 22/6/2011, 14:16

Rpscavaleiro escreveu:

A coluna da esquerda parece-me demasiado perto do canto.
Qual é a largura da sala?
Para se obter uma boa reprodução estereofónica é importante que o posicionamento das colunas relativamente às paredes laterais seja simétrico e que os altifalantes sejam apontados ao ponto de escuta (para os ombros).
Para reduzir os reflexos nocivos provocados pelo pavimento sugiro que coloques um tapete relativamente espesso entre as colunas e o ponto de escuta.
Talvez não fosse má ideia elevar a coluna central de modo a que os tweeters das três unidades estejam no mesmo plano horizontal.
ricardo onga-ku
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 2979
Pontos/Reputação : 4660

Mensagem  VilaSound em 22/6/2011, 15:14

onga-ku escreveu:
Rpscavaleiro escreveu:

A coluna da esquerda parece-me demasiado perto do canto.
Qual é a largura da sala?
Para se obter uma boa reprodução estereofónica é importante que o posicionamento das colunas relativamente às paredes laterais seja simétrico e que os altifalantes sejam apontados ao ponto de escuta (para os ombros).
Para reduzir os reflexos nocivos provocados pelo pavimento sugiro que coloques um tapete relativamente espesso entre as colunas e o ponto de escuta.
Talvez não fosse má ideia elevar a coluna central de modo a que os tweeters das três unidades estejam no mesmo plano horizontal.

Subscrevo. Não esquecer também que, dentro do possível, as colunas frontais não devem estar demasiado longe das colunas traseiras. Isto de forma a produzir a imagem "estereofónica" entre a coluna FR+SurrR e FL+SurrL. ...Fiz-me entender?
Da forma como as colunas estão dispostas a coluna central nem é essencial.

VilaSound
Profissional
Profissional

Número de Mensagens : 187
Ocupação : Loja de Alta Fidelidade
Pontos/Reputação : 322

http://www.vilasound.pt

Mensagem  Rpscavaleiro em 19/6/2012, 16:48

Boas,

Desde já tenho de pedir desculpas pela ausência.
Deu um pouco a sensação que pedi ajuda e "fui embora".

O sistema sofreu uma actualização (sub de 12" da velodyne) e a sala já não é a mesma, vou ver se tiro uma foto para actualizar.

Recorri à auto calibração para me "guiar", posteriormente foi a gosto, o resultado (a meu ver) foi melhor do que o esperado e estou muito satisfeito com tudo.

Very Happy
Rpscavaleiro
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  Rpscavaleiro em 27/4/2017, 07:53

Faz muito tempo que não vinha até aqui, mas chegou a hora de fazer um update!
Antes demais, vou fazer um pequeno enquadramento do que têm sido estes últimos anos.

Setup
Denon 1911
Colunas Monitor audio bronze bx5 com a central
Subwoofer Velodyne impact 12"

Inicialmente adquiri o receptor AV, posteriormente as colunas e por fim, o subwoofer para colmatar a falta de "ambiente", graves.
A cablagem das colunas e fichas das colunas são da QED, não tendo sido baratos, confesso que a qualidade é 5 estrelas.
Naquela altura, foi-me aconselhado a bi-amplificar as colunas, e assim têm estado.

A configuração inicial foi com recurso ao Audissey, e passados uns anos, levou uns ajustes meus, e nestes anos todos, apenas lhe dei um toque uma vez!

Entretanto, tenho um companheiro que me vai ficar com o meu Denon 1911 e... claro, aproveito a oportunidade para fazer um update e comprar algo, não digo superior, mas que me deixe um pouco mais actualizado, nomeadamente, que tenha BT ou WIFI.

Na altura, dei 400e por este 1911, e sinceramente, não queria ir muito além disso!! Smile

Alguma recomendação?

Obrigado.
Rpscavaleiro
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado