O meu sistema de Home Cinema (Inicio)

Ir em baixo

O meu sistema de Home Cinema (Inicio)

Mensagem  manuelplb em 23/2/2011, 23:59

Neste momento o meu sistema resume-se a pouco mais do que o seguinte:
Plasma: Pioneer KRP-500A
Processador de video: DVDO iScan Duo
Fonte: PS3
Amplificação: um velhinho sistema da Akai (que estou a usar só para "desenrascar")

O processador foi instalado e afinado pelo Nuno da Ajasom e ficou uma maravilha mas quanto ao som estou a pensar nas colunas frontais Meridian DSP5200, o que é que acham?
Estou inclinado para estas colunas para resolver 2 problemas de uma vez só, i.e. a amplificação sem comprometer o som em 2 canais e para ir fazendo upgrades posteriormente até ter o sistema de cinema em casa sem ter que andar a alterar a amplificação em função das colunas que for adquirindo.
No entanto por este preço acham que há melhores combinações amplificador/colunas?
Quanto às colunas traseiras ainda não sei se devo optar por umas de encastrar para não interferirem tanto com o espaço envolvente.
Por fim gostaria de concluir com um projector e tela mas dada a distancia de 3 metros do ponto a colocar o projector até ao plano da tela (mais uma vez para não interferir muito no restante espaço da sala) não sei que marca/modelo escolher.

manuelplb
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 11
Interesses : Música, cinema, fotografia, BTT
Pontos/Reputação : 49

Re: O meu sistema de Home Cinema (Inicio)

Mensagem  manel1 em 24/2/2011, 01:16

Viva

Meridian DSP5200, isso já é uma boa massa, já as ouviu? Com esse dinheiro compra uma colunas muito boas e amplificação e tem outra flexibilidade. Se diz que não quer mudar amplificação em função das colunas significa que pondera mudar, ora se ponderar melhorar o sistema fica muito limitado em termos de upgrade.

Não gosto, nem deixo de gostar das colunas porque não as ouvi, mas se fosse a si para este género de opção e investimento €€€€€ só confiava nos meus ouvidos. Ao ouvir duas opções, uma amplificador e colunas e outra estas colunas, em caso de empate preferia a opção de separar as águas... a menos que, uma caixa a menos faça diferença a nível estético.

manel1
Equipa Audiopt - Moderação

Número de Mensagens : 2057
Ocupação : Electromecanico
Interesses : Música, leitura
Pontos/Reputação : 2459

Mensagem  manuelplb em 24/2/2011, 12:09

Bom dia e obrigado pela opinião

Eu já ouvi as colunas Kef reference 203/2 com o amplificador integrado mcintosh MA6300 e gostei bastante, no entanto o conjunto fica ligeiramente mais caro do que as colunas DSP5200 da Meridian.
A ideia de ir para a Meridian deve-se sobretudo ao facto do que tenho lido sobre eles em termos de processamento digital para cinema. Realmente nunca ouvi as DSP5200 a tocar audio 2 canais. A vantagem que eu via nas DSP5200 era pelo facto de, se construir um sistema todo com equipamento da Meridian, talvez resultasse melhor como um todo, ou não será assim?
O problema, de facto, é que se por algum motivo decidir trocar estas colunas tenho mais dificuldade, no entanto a ideia era mantê-las. Quanto a ouvi-las não é fácil porque não são umas colunas comuns e é dificil encontrar que tenha para demostração e pior, que seja possível comparar simultaneamente com uma combinação tal como referi, i.e. KEF e Mcintosh, ou outra do género. Insisto apenas no binómio Kef/McIntosh porque além de gostar do som das Kef, têm um visual agradável e relativamente à McIntosh tem além de uma reputação elevada uma característica que me agrada que é a de não mudar constantemente o visual dos seus produtos como fazem algumas marcas, mantendo as mesmas características, e que apenas servem para nos fazer sentir que já temos um equipamento que está fora de "moda".

manuelplb
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  nmtavares em 24/2/2011, 21:40

Manuel, ouvi uma vez um sistema HC da Meridian aliado a um projector da JVC com tunning da Meridian, a passar excertos de cinema, e só digo WOW Shocked , bigger than life! Mas em Stereo não convencia muito, tocava bem, mas não passava para o lado de cá o sentimento da musica, ou qualquer coisa assim.
nmtavares
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 294
Localização : Alhadas City & Capital of the World(Coimbra/Fig foz)
Pontos/Reputação : 75

Mensagem  manuelplb em 25/2/2011, 09:50

Obrigado por partilharem comigo as vossas opiniões/experiências.
Relativamente ao desempenho em termos de cinema eu também já ouvi um sistema Meridian com colunas encastráveis e achei espectacular mas ao nível de audio 2 canais nunca ouvi e daqui a minha grande dúvida até porque as colunas DSP5200 são tudo menos baratas e receio que por preços deste nível consiga muito melhor com um sistema convencional. A questão é: "E como vai ser a evolução deste sistema para cinema em casa sem comprometer a qualidade e simultâneamente sem se tornar num "elefante branco".

manuelplb
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  manel1 em 25/2/2011, 14:15

Viva

O sistema é mais para ouvir musica ou para cinema?

Para cinema o som deve ser mais rápido, colunas com boa resposta a transitórios por exemplo. Para musica é preferível algo mais equilibrado para se ouvir durante muito tempo sem se tornar cansativo. Provavelmente uma boa escolha para um sistema de cinema em casa é aquele sistema de som que sendo agradável de ouvir nos impressiona bastante nos primeiros minutos de audição com uma grande dinâmica (mas que se pode tornar cansativo ao fim de algumas horas), um som com bastante detalhe. A questão do grave não se põe para cinema em casa, pois isso é da responsabilidade do subwoofer.

Portanto o ideal seria escolher um sistema para áudio com as características que referi acima e que não se torne demasiado cansativo ao fim de uma ou duas horas a ouvir música, não deve procurar nunca um som mortiço, suave, por muito gosto que possa dar a ouvir musica, pois para cinema em casa isso não resulta.

Relativamente às restantes colunas, se forem da mesma marca e da mesma gama tem compatibilidade quase garantida, quanto à amplificação para os restantes canais não me parece que seja nada problemático, pois as diferenças de timbre que possam surgir são mais da responsabilidade das colunas.

Boas compras

manel1

Mensagem  ricardo onga-ku em 25/2/2011, 16:01

Uma das vantagens de umas colunas activas como as Meridian é que impõe uma grande disciplina ao nível da upgradite, com enormes vantagens ao nível das finanças domésticas.

Gostei do som do sistema que a Ajasom tinha montado no primeiro Still Vinil e eu sou um gajo difícil de agradar:

8.650,00€ por um par de colunas activas full-range com com conversão D/A incorporada parecem-me um bom investimento.
ricardo onga-ku
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 2979
Pontos/Reputação : 4660

Mensagem  manuelplb em 26/2/2011, 00:00

Boa noite Manuel1
Quando diz que se as colunas forem todas da mesma marca e gama não têm problemas de compatibididade, referi-se às Kef, às Meridian ou a qualquer outra marca de de colunas?
Quanto às Kef eu tive o prazer de as ouvir por várias vezes durante os Audioshows nas salas de demosnstração da Videoacústica e adorei. O problema é que os canais traseiros são quase sempre usadas as 205 e nos frontais as 207 ficando o central a cargo da 204C e sempre com amplificação de topo da McIntosh ou da Denon o que importa em valores muito acima do meu budget e não sei se dá para estrapolar para os modelos que pretendo para o meu investimento.
Quanto à importância que dou ao audio e ao cinema em casa eu diria que é aproximadamente 50/50 se bem que actualmente vejo mais cinema por não ter um bom sistema 2 canais e pelas condicionantes próprias de quem tem uma bébé pequena e que não deixa muito espaço de manobra para ter a traquilidade suficiente para ouvir música com a dedicação necessária para poder apreciar os detalhes. Mais ou menos pelos mesmos motivos, relativamente ao cinema em casa restam-me os momentos em que a consigo adormecer mas depois acabo por ter que ver os filmes ouvindo o som usando uns auscultadores sem fios da Scheneiser que me surprenderam pela positiva. No entanto tenho esperança que num futuro muito próximo consiga ouvir a minha música e desfrutar dos meus filmes em toda a sua plenitude, por isso é que estou a preparar um investimento com algum significado. Dai a minha preocupação com ambos os mundos porque sei que se sacrificar o audio nunca conseguirei passar muito tempo a ouvir música pelos motivos que referiu, mas o mesmo se passa com o cinema caso o sistema não ofereça neste campo o minimo de qualidade. A maioria dos amigos que não deram a devida importância a uma destas vertentes acabaram por ficar com equipamento amontoado nas prateleiras lá de casa sem servir para nada.
É por estes motivos que iniciei esta discussão, para partilhar mais experiências e ponderar as várias hipoteses apesar de saber que cada um tem os seus gostos bem distintos. Por isso fico sempre grato a qualquer sugestão.

manuelplb
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  manuelplb em 26/2/2011, 00:14

Boa noite "Onga-ku"

Por acaso recorda-se de qual era esse sistema que a Ajasom tinha instalado no 1º Still Vinyl?
Em que ano foi?

manuelplb
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  ricardo onga-ku em 26/2/2011, 09:31

As colunas são as 8000...e o ano 2007.

Experimente procurar mais informação no site do JVH -> http://www.hificlube.net/
ricardo onga-ku

Mensagem  manuelplb em 26/2/2011, 15:32

Realmente se essa foto foi tirada durante o evento são as DSP8000. Não admira que tenha gostado de as ouvir...são simplesmente as topo de gama (o que por vezes não quer dizer nada).
O problema é que não sei se dá para estrapolar para as DSP5200 apesar da Meridian anunciar que usa parte da tecnologia das DSP800 nas DSP5200. Outra dúvida que eu tenho é sobre o comportamento do equipamento da Meridian quando ligado a componentes de outras marcas? Será que tem o mesmo desempenho ou terá grandes diferenças que nos obriga a ficar dependente deles se queremos manter um determinado standard?

manuelplb
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  manel1 em 26/2/2011, 19:13

manuelplb escreveu:Boa noite Manuel1
Quando diz que se as colunas forem todas da mesma marca e gama não têm problemas de compatibididade, referi-se às Kef, às Meridian ou a qualquer outra marca de de colunas?

Sim, a qualquer marca de colunas. As gamas são feitas para isso mesmo, excelente integração, características e qualidade identicas, a maioria delas partilha a mesma electrónica e unidades, diferindo apenas no número de unidades e volume da caixa.

manuelplb escreveu:
A maioria dos amigos que não deram a devida importância a uma destas vertentes acabaram por ficar com equipamento amontoado nas prateleiras lá de casa sem servir para nada.
É por estes motivos que iniciei esta discussão, para partilhar mais experiências e ponderar as várias hipoteses apesar de saber que cada um tem os seus gostos bem distintos. Por isso fico sempre grato a qualquer sugestão.

Cada pessoa tem as suas preferências é claro, para mim uma qualidade de som seja do equipamento ou da gravação a reproduzir é essencial, não é que eu tenha a mania de que tem de soar tudo muito bem, mas quando o meu sistema não está do meu agrado, a vontade de ouvir música decresce e com más gravações acontece o mesmo, não sei se é defeito ou feitio. Se podia viver sem um som de alta qualidade cá em casa? Sim, podia, mas não era a mesma coisa.

manel1

Mensagem  ricardo onga-ku em 26/2/2011, 19:22

manuelplb escreveu:Realmente se essa foto foi tirada durante o evento são as DSP8000. Não admira que tenha gostado de as ouvir...são simplesmente as topo de gama (o que por vezes não quer dizer nada).
O problema é que não sei se dá para estrapolar para as DSP5200 apesar da Meridian anunciar que usa parte da tecnologia das DSP800 nas DSP5200. Outra dúvida que eu tenho é sobre o comportamento do equipamento da Meridian quando ligado a componentes de outras marcas? Será que tem o mesmo desempenho ou terá grandes diferenças que nos obriga a ficar dependente deles se queremos manter um determinado standard?

A imagem foi tirada durante o evento (não por mim).

A demonstração num xô não é decididamente uma boa forma de avaliar o desempenho de um sistema (embora eu prefira falar apenas das colunas e da relação destas com a sala pois parto do princípio que a amplificação é adequada), tanto pelo tipo e volume da música escolhida como pelas condições difíceis criadas pela maioria das salas, mas ficam aqui as minhas impressões do referido sistema:

Assim passei para a sala ao lado onde tocava um prato muito giro da wilson e um par de colunas amplificadas meridian. Não sei era da sala, ou da sala e das meridian, mas do médio-grave para baixo era um BOOOM empastelador. Mas ouvia-se música boa, correcção, eu ouvia música boa e como estava só passaram-me o comando...mimos. Ao fim de algum tempo descontraí e apesar do pão de ló dos graves até estava a gostar quando saí.

Os difusores colocados atrás das colunas dividiam a sala em dois no sentido da profundidades, criando uma enorme caixa de ressonância que a meu ver não foi uma solução feliz.

Partindo do principio que o a Meridian é um fabricante competente não vejo razão para que o desempenho das 5200 seja nitidamente inferior ao das 8000, excepto ao nível da resposta a baixas frequências onde a vantagem das colunas maiores é obvia.

Pessoalmente optaria pelas 7200 que já têm uma unidade de médios dedicada.
ricardo onga-ku

Mensagem  manuelplb em 28/2/2011, 08:35

Bom dia

Eu também preferia as 7200 mas o grande problema é o preço que sobe exponencialmente.
Penso que a solução passa mesmo por ouvir as várias hipóteses disponíveis dentro dos valores das 5200 e depois ponderar qual a mais favorável. O problema é que não é fácil encontrar um agente que tenha as 5200 e mais dificil ainda que tenha as 5200 e as Kef reference para fazer uma audição no mesmo local e quase simultânea para evitar a memória curta do ouvido.

manuelplb
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  ricardo onga-ku em 28/2/2011, 10:36

Existem mais colunas para além das Kef... Cool
ricardo onga-ku

Mensagem  manuelplb em 28/2/2011, 14:24

Eu sei que há muitas mais marcas e boas mas eu gostei do som das Kef e não gostava de alargar muito o universo de colunas a comparar senão ainda se torna mais complicada a decisão. É que além do som há ainda o FAF (Factor de Aprovação Feminino). Relativamente a outras marcas quais a que se enquadram mais nesta gama de preços e que tenham um design que permita uma aceitação da cara metade lá em casa? (É claro que este é sempre um ponto díficil porque a "beleza" está nos olhos de quem a vê e é muito subjectiva, nas ainda assim tem alguma ideia?). Já estive muito inclinado também para as Sonus Faber mas parece que são mais exigentes em termos de amplificação, ou estou enganado?

manuelplb
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Permissão deste fórum: