Atn95 ou om5

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Atn95 ou om5

Mensagem  ajca em 5/2/2011, 13:04

Deixo aqui a questão qual a melhor a atn95 ou om 5 na minha opinião a om 5 é melhor pois é mais limpida qua atn95, porque é que acho isto tenho as duas e já exprimentei as duas em dois gd diferentes e o resultado é sempre o mesmo a atn bons graves falta de agudos, a om5 mais nitida e equilibrada.
Alguem partilha ou discorda da minha opinião?
ajca
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 1048
Interesses : Já nem sei
Pontos/Reputação : 744

Re: Atn95 ou om5

Mensagem  ricardo onga-ku em 5/2/2011, 13:24

ajca escreveu:Deixo aqui a questão qual a melhor a atn95 ou om 5 na minha opinião a om 5 é melhor pois é mais limpida qua atn95, porque é que acho isto tenho as duas e já exprimentei as duas em dois gd diferentes e o resultado é sempre o mesmo a atn bons graves falta de agudos, a om5 mais nitida e equilibrada.

A resposta de uma célula só é possível de determinar subjectivamente com um prévio (bem, um sistema) transparente e não sei se será o caso do Project.

Tive em tempos uma AT-OC9MLII e achava a sonoridade algo brilhante como aliás se pode verificar pela curva de resposta:

Última edição por onga-ku em 5/2/2011, 13:30, editado 1 vez(es)
ricardo onga-ku
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 2979
Pontos/Reputação : 4660

Mensagem  ajca em 5/2/2011, 13:29

onga-ku escreveu:
ajca escreveu:Deixo aqui a questão qual a melhor a atn95 ou om 5 na minha opinião a om 5 é melhor pois é mais limpida qua atn95, porque é que acho isto tenho as duas e já exprimentei as duas em dois gd diferentes e o resultado é sempre o mesmo a atn bons graves falta de agudos, a om5 mais nitida e equilibrada.

A resposta de uma célula só é possível de determinar com um prévio (bem, um sistema) transparente e não sei se será o caso do teu Project.

Tive em tempos uma AT-OC9MLII e achava a sonoridade algo brilhante como aliás se pode verificar pela curva de resposta:

Neste caso não seria para o Pro-ject, mas para o Onkyo Y-7000 ou o Yamaha CS - 50P.
ajca
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 1048
Interesses : Já nem sei
Pontos/Reputação : 744

Mensagem  ricardo onga-ku em 5/2/2011, 13:30

O que interessa é perceber se "funciona" no teu sistema.
Se de facto a OM5 "funciona" no teu sistema fica com ela até à próxima alteração...
ricardo onga-ku

Mensagem  JCF em 5/2/2011, 16:43

A resposta pode ser alterada mudando certos parametros no pre. Nem todos o permitem. De GD para GD tb haverá diferenças.

Mas concordo que as AT respondem relatiamente bem a agudos (e tb graves).

A rodagem das cabeças/agulhas tb influencía a resposta. Assim como a propria tracking force... enfim, n parametros.
JCF
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 352
Pontos/Reputação : 431

Mensagem  ricardo onga-ku em 5/2/2011, 16:46

JCF escreveu:A rodagem das cabeças/agulhas tb influencía a resposta. Assim como a propria tracking force... enfim, n parametros.

É uma das desvantagens do vinil.
ricardo onga-ku

AT120E

Mensagem  Serpigo em 5/2/2011, 17:30

Numa visita que fiz a casa do nbunuel (para lhe comprar o X-dac) falamos de agulhas e sugeriu para um debut III a agulha AT120E a qual adquiri.

A diferença para a minha OM5 é abismal. Tanto que me leva a pensar que a minha não estaria em boas condições. ( O meu Debut III era de demonstração).

Não tenho conhecimentos para vos explanar da melhor maneira as diferenças mas desde os graves, muito mais vivos os agudos também melhores e o que mais noto é a "profundida" da música, a sensação das notas musicais ficarem ali a pairar.

Também queria aproveitar para agradecer ao Nuno a preciosa dica.

Boas audições

Sérgio

Serpigo
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 49
Interesses : Musica e DIY
Pontos/Reputação : 60

Mensagem  JCF em 6/2/2011, 00:04

Eu comprei duas AT 120E e acabei por não ficar com nenhuma. Mas gostei bastante da celula e acho que vale bem os 75-80 euros que custa.

Uma instalei num Thorens TD-146 que vendi a um forista nosso colega. Gostei muito do resultado e ele também. Ainda o melhorou com uns cabos novos, uns condensadores e não sei que mais. Quando o vendi já tocava que se fartava. Em termos de compiance trabalhava bem com o braço leve do Thorens.

A segunda AT120E comprei para um outro braço Linn que era usado num Axis e num Systemdeck. Acabou por ser montada num TD 166 de um outro forista e atmbem ficou a tocar bastante bem.

Entretanto desfiz-me do Linn e do Systemdeck e apenas mantenho o meu Thorens TD 160B MkII com braço Linn e uma AT 440MLa. Sou um bocado suspeito mas acho que toca bastante bem com discos bem gravados.

Voltando à questão Ortofon vs Audio Technica diria que a primeira é mais controlada, um som mais contido, mais sobrio e a AT é mais dinamica e divertida, mais espetacular.

A OM5E não a acho assim tão nitida como isso. O corte da agulha não permite grande definição. A OM 10 já é mais nítida e a 20 ainda tem maior definição. É um upgrade que vale a pena porque a cabeça é a mesma ou praticamente a mesma. Segundo lí a gabeça da super OM será melhor...
JCF
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 352
Pontos/Reputação : 431

Mensagem  ferpina em 6/2/2011, 00:17

JCF escreveu:Eu comprei duas AT 120E e acabei por não ficar com nenhuma. Mas gostei bastante da celula e acho que vale bem os 75-80 euros que custa.

Uma instalei num Thorens TD-146 que vendi a um forista nosso colega. Gostei muito do resultado e ele também. Ainda o melhorou com uns cabos novos, uns condensadores e não sei que mais. Quando o vendi já tocava que se fartava. Em termos de compiance trabalhava bem com o braço leve do Thorens.
...

Confirmo
ferpina
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 447
Ocupação : Algumas
Interesses : Os que ainda me vão deixando...
Pontos/Reputação : 342

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: