AUDIO ANALOGUE MAESTRO CD 24-192
Fórum audiopt.net :: audio :: Fontes
Página 1 de 2 • Compartilhe •
Página 1 de 2 • 1, 2 
Solicito e, agradeço desde já, a ajuda dos colegas foristas para as 2 questões abaixo:
1 - Quais as marcas e modelos de fontes que conhecem com uma assinatura sonora semelhante à Audio Analogue (que eu classifico como envolvente, musical, quente, emocional, ...)?
2 - Tenho o AA Maestro antigo (o CD 24-96). Alguém teve a experiência de ter (ou ouvir) os dois modelos, e falar-me dessa experiência? Vale a pena a troca ou não ganho muito?
Já agora o set: amp integrado ATC ligado a colunas Sonus faber Electa Amator II com suportes da marca através de cabos Nordost.
Gosto por som quente e envolvente, com grande palco sono e possibilidade de ouvir horas sem cansar. A EMOÇÃO EM VEZ DA AUDIÇÃO.
Fico grato pela V. colaboração.
JJCD
1 - Quais as marcas e modelos de fontes que conhecem com uma assinatura sonora semelhante à Audio Analogue (que eu classifico como envolvente, musical, quente, emocional, ...)?
2 - Tenho o AA Maestro antigo (o CD 24-96). Alguém teve a experiência de ter (ou ouvir) os dois modelos, e falar-me dessa experiência? Vale a pena a troca ou não ganho muito?
Já agora o set: amp integrado ATC ligado a colunas Sonus faber Electa Amator II com suportes da marca através de cabos Nordost.
Gosto por som quente e envolvente, com grande palco sono e possibilidade de ouvir horas sem cansar. A EMOÇÃO EM VEZ DA AUDIÇÃO.
Fico grato pela V. colaboração.
JJCD
JJCD- Membro Audiopt

- Número de Mensagens: 181
Pontos/Reputação: 15
Re: AUDIO ANALOGUE MAESTRO CD 24-192
JJCD escreveu:1 - Quais as marcas e modelos de fontes que conhecem com uma assinatura sonora semelhante à Audio Analogue (que eu classifico como envolvente, musical, quente, emocional, ...)?
1. A Rega e a Denon têm uma sonoridade com essas características.
JJCD escreveu:2 - Tenho o AA Maestro antigo (o CD 24-96). Alguém teve a experiência de ter (ou ouvir) os dois modelos, e falar-me dessa experiência? Vale a pena a troca ou não ganho muito?
2. Quais são as razões que motivam a troca? Identificou algum problema no desempenho do leitor actual que quer melhorar?

onga-ku- Equipa Audiopt - Colaborador

- Número de Mensagens: 2614
Interesses: Música, fotografia, cozinha, viagens
Pontos/Reputação: 4072
Audio Analogue Maestro
1 - Obrigado pelas sugestões. Curiosamente, conheço o som da Rega (já tive um Saturno: soberbo) e da Denon (tenho um DCD-1650AR com alguns anos). Mas, para evoluir, penso necessitar de equipamentos de "outro campeonato";
2 - Gostaria de conseguir um palco sonoro maior do que o actual (confinado às colunas). Já ouvi soluções em que se consegue fazer desaparecer as colunas da sala com um maior palco. E, penso que no actual set, a fonte é o equipamento mais fraco.
Cump
JJCD
JJCD- Membro Audiopt

JJCD escreveu:1 - Obrigado pelas sugestões. Curiosamente, conheço o som da Rega (já tive um Saturno: soberbo) e da Denon (tenho um DCD-1650AR com alguns anos). Mas, para evoluir, penso necessitar de equipamentos de "outro campeonato";
A que é que se refere com "outro campeonato"?
Na minha opinião o desempenho não depende do preço mas da tipologia...
Em que aspectos é que o AA é melhor e pior do que o Denon ou o Rega?
JJCD escreveu:2 - Gostaria de conseguir um palco sonoro maior do que o actual (confinado às colunas). Já ouvi soluções em que se consegue fazer desaparecer as colunas da sala com um maior palco. E, penso que no actual set, a fonte é o equipamento mais fraco.
O verdadeiro palco sonoro é uma característica da gravação e não dos equipamentos, embora esse palco seja mais evidente quanto maior for a transparência ou fidelidade do equipamento de reprodução.
Depois temos o "palco audiófilo" que resulta do mau posicionamento das colunas (recorrendo às interferências ou colorações introduzidas pela sala para aumentar a "ambiência"), de manipulações da fase ou de uma resposta de frequências deficiente.
Tendo em conta que a amplificação ATC deverá ser transparente julgo que não está aí o problema.
Por outro lado a avaliação técnica das suas colunas pela Stereophile aponta estas como possíveis responsáveis devido a uma gama média não muito plana e um acentuar exagerado das altas frequências associado a uma ressonância do pórtico aos 600Hz.
Qual é a configuração das suas colunas?
Segundo as medições de resposta polar verifica-se uma elevada atenuação acima dos 1000Hz a partir dos 30º...
Se as colunas estiverem paralelas às paredes laterais (sem convergência) deverá notar um "palco audiófilo" mais amplo resultante dos reflexos da sala mas também uma redução na "claridade".
Os seus leitores de CDs pecam por alguma falta de dinâmica e atenuação dos extremos de frequência mas não me parece que estas características sejam muito nocivas...

Antes de mais, tenho de confessar que a linguagem mais técnica é-me de difícil interpretação, pelo que peço desculpa.
Sobre as colunas, estão colocadas com uma inclinação e formam um triângulo com o posto de audição.
Compreendo o que diz sobre "o preço vs desempenho" mas, muitas vezes associa-se a qualidade de equipamentos ao preço, esquecendo-se as sinergias que são importantes no resultado final.
No que se refere à fonte, que era a questão primordial, solicito a colaboração de outros foristas que conheçam a marca Audio Analogue, e que me possam ajudar na identificação de outras marcas ou modelos.
Cump
JJCD
Sobre as colunas, estão colocadas com uma inclinação e formam um triângulo com o posto de audição.
Compreendo o que diz sobre "o preço vs desempenho" mas, muitas vezes associa-se a qualidade de equipamentos ao preço, esquecendo-se as sinergias que são importantes no resultado final.
No que se refere à fonte, que era a questão primordial, solicito a colaboração de outros foristas que conheçam a marca Audio Analogue, e que me possam ajudar na identificação de outras marcas ou modelos.
Cump
JJCD
JJCD- Membro Audiopt

Eu diria que mais acima o som vai 'arrefecer'
Talvez a Audio Research com o cd-5 seja uma opção.
De qualquer forma, se aumentar o nivel, o som tenderá naturalmente a ser mais neutro, arejado e detalhado. Claro que aqui também existem equipamentos mais crus/magros e outros com alguma adiposidade.
Talvez a Audio Research com o cd-5 seja uma opção.
De qualquer forma, se aumentar o nivel, o som tenderá naturalmente a ser mais neutro, arejado e detalhado. Claro que aqui também existem equipamentos mais crus/magros e outros com alguma adiposidade.
ricardo felisberto- Membro Audiopt

- Número de Mensagens: 504
Ocupação: Infelizmente tenho de trabalhar ...
Interesses: Isto, gastronomia e viagens
Pontos/Reputação: 429
JJCD escreveu:
1 - Obrigado pelas sugestões. Curiosamente, conheço o som da Rega (já tive um Saturno: soberbo) e da Denon (tenho um DCD-1650AR com alguns anos). Mas, para evoluir, penso necessitar de equipamentos de "outro campeonato";
2 - Gostaria de conseguir um palco sonoro maior do que o actual (confinado às colunas). Já ouvi soluções em que se consegue fazer desaparecer as colunas da sala com um maior palco. E, penso que no actual set, a fonte é o equipamento mais fraco.
Cump
JJCD
Gostaste do Saturno e despachaste-o? E foste trocar por um Audio Analogue? Se não fôr considerada muita coscuvilhice, quais foram as razões para tal? É que Saturno é mesmo de outro campeonato, é da Premier League.
A falta de algum palco sonoro que dizes não poderá ter origem nas colunas, ou e na amplificação? Ou como dizes na fonte, é que Italianos muitas das vêzes e desculpa esta metáfora é para Inglês ver...
francisco chaves- utilizador iniciado
- Número de Mensagens: 172
Interesses: Música, Viajar e conhecer novos povos
Pontos/Reputação: 265
francisco chaves escreveu:JJCD escreveu:
Cump
JJCD
Gostaste do Saturno e despachaste-o? E foste trocar por um Audio Analogue? Se não fôr considerada muita coscuvilhice, quais foram as razões para tal? É que Saturno é mesmo de outro campeonato, é da Premier League.
Onde é que anda o vfarias?
Rega
Rega
Rega
Rega
Rega 

Audio Analogue Maestro
Sobre o Saturno, está vendido e preferia não falar nisso, para não me arrepender da venda. Mas, foi vendido a um apreciador Rega, pelo que lhe irá dar muitas horas de satisfação.
Sobre a questão do Ricardo: "Eu diria que mais acima o som vai 'arrefecer'. Talvez a Audio Research com o cd-5 seja uma opção. " já me interessa explorar mais, quer o "arrefecer", quer saber de outras marcas.
Fica aqui registada a Audio Research. E outras marcas reconhecidas, abaixo indicadas: como caracterizam a sua sonoridade:
-- Meridian, Ayre, Classé, Copland, CEC: tudo som de marcas de "arrefecer" como diz o Ricardo? Aqui perde-se a emotividade, a musicalidade e o envolvimento, ganhando em detalhe, transparencia?
-- Unison Reserach, ...
Continuo na busca de identificar marcas com sonoridade parecida com a AA. Ou. teremos de pensar em fontes a valvulas?
Cump
JJCD
Sobre a questão do Ricardo: "Eu diria que mais acima o som vai 'arrefecer'. Talvez a Audio Research com o cd-5 seja uma opção. " já me interessa explorar mais, quer o "arrefecer", quer saber de outras marcas.
Fica aqui registada a Audio Research. E outras marcas reconhecidas, abaixo indicadas: como caracterizam a sua sonoridade:
-- Meridian, Ayre, Classé, Copland, CEC: tudo som de marcas de "arrefecer" como diz o Ricardo? Aqui perde-se a emotividade, a musicalidade e o envolvimento, ganhando em detalhe, transparencia?
-- Unison Reserach, ...
Continuo na busca de identificar marcas com sonoridade parecida com a AA. Ou. teremos de pensar em fontes a valvulas?
Cump
JJCD
JJCD- Membro Audiopt

Onde é que anda o vfarias?
Estive de "molho" o fim de semana... sem forças para me levantar do sofá e me assumar ao pc...
Na realidade, faço minhas as palavras do francisco, relativamente ao Rega Saturn:
Gostaste do Saturno e despachaste-o? E foste trocar por um Audio Analogue? (...) É que o Saturno é mesmo de outro campeonato, é da Premier League.
Honestamente não tenho conhecimento de causa, leia-se nunca fiz nenhuma audição (já ouvi AA a tocar em alguns Audio Shows mas não posso chamar a isso uma audição cuidada), com elementos da Audio Analogue pelo que não me posso pronunciar relativamente às diferenças entre o actual leitor de CD's e um Rega Saturn p.ex., nem tampouco se o Saturn irá tocar bem nesse setup (ATC+ Sonus Faber). A unica coisa que posso afirmar sendo que recentemente ouvi novamente o Saturn a tocar é que é efectivamente um grande leitor de CD's com um som aberto, transparente, espacial e difuso, como poucos conseguirão neste patamar de preços... mas o melhor mesmo, seria fazer uma audição com o amplificador da Audio Analogue na AudioTeam.
Ai sim seria possivel qualificar algumas das diferenças que certamente existirão entre a fonte actual e o Saturn, percebendo se o que os diferencia justifica a mudança. Se o budget não for problema, compra o Saturn sem pestanejar, embora tenham sido referenciados aqui outros equipamentos e marcas que merecem igualmente uma audição cuidada. Eu se tivesse budget, não pensava 2 vezes...
Saíndo um pouco do âmbito do tópico, vou adquirir brevemente um Rega DAC para o meu Apollo e é outra hipotese a considerar, tendo em conta o budget. Já o escrevi e reafirmo, Rega DAC+ Rega Apollo não soa igual, melhor ou pior que o Saturn sozinho ou com o Rega DAC acopolado, soa muito bem, simplesmente diferente.
Se a decisão for a troca do Audio Analogue por um leitor Rega mais acessivel, leia-se o Apollo, o conjunto Apollo+DAC fica ligeiramente mais acessivel em termos de preço que o Saturn sozinho, em que a principal vantagem é a de poder acopolar uma biblioteca digital ao seu sistema, coisa que com o Saturn alone não será possivel.
Audiolab, Mission, Polk Audio & Waterfall
Creek & Epos
JJCD escreveu:
Cump
JJCD
Nada melhor que um bom integrado. Válvulas, além do consumo energético ser bastante elevado, quando houver necessidade de troca de válvula ou válvulas, é necessário um ajuste bastante criterioso na reposição da válvula e por alguém muito competente, senão é bombástico, porque como é sabido cada válvula tem a suas características, é sendo mal ajustada e equilibrada...
Não sei opinar melhor. A escolha e o dinheiro são de quem os tem. Eu se tivesse dinheiro que se visse eu bem sabia o que fazer.
1 abraço
Última edição por francisco chaves em 31/1/2011, 12:25, editado 1 vez(es)
vfarias escreveu:Onde é que anda o vfarias?
Estive de "molho" o fim de semana... sem forças para me levantar do sofá e me assumar ao pc...
Na realidade, faço minhas as palavras do francisco, relativamente ao Rega Saturn:Gostaste do Saturno e despachaste-o? E foste trocar por um Audio Analogue? (...) É que o Saturno é mesmo de outro campeonato, é da Premier League.![]()
![]()
Honestamente não tenho conhecimento de causa, leia-se nunca fiz nenhuma audição (já ouvi AA a tocar em alguns Audio Shows mas não posso chamar a isso uma audição cuidada), com elementos da Audio Analogue pelo que não me posso pronunciar relativamente às diferenças entre o actual leitor de CD's e um Rega Saturn p.ex., nem tampouco se o Saturn irá tocar bem nesse setup (ATC+ Sonus Faber). A unica coisa que posso afirmar sendo que recentemente ouvi novamente o Saturn a tocar é que é efectivamente um grande leitor de CD's com um som aberto, transparente, espacial e difuso, como poucos conseguirão neste patamar de preços... mas o melhor mesmo, seria fazer uma audição com o amplificador da Audio Analogue na AudioTeam.
Ai sim seria possivel qualificar algumas das diferenças que certamente existirão entre a fonte actual e o Saturn, percebendo se o que os diferencia justifica a mudança. Se o budget não for problema, compra o Saturn sem pestanejar, embora tenham sido referenciados aqui outros equipamentos e marcas que merecem igualmente uma audição cuidada. Eu se tivesse budget, não pensava 2 vezes...
Saíndo um pouco do âmbito do tópico, vou adquirir brevemente um Rega DAC para o meu Apollo e é outra hipotese a considerar, tendo em conta o budget. Já o escrevi e reafirmo, Rega DAC+ Rega Apollo não soa igual, melhor ou pior que o Saturn sozinho ou com o Rega DAC acopolado, soa muito bem, simplesmente diferente.
Se a decisão for a troca do Audio Analogue por um leitor Rega mais acessivel, leia-se o Apollo, o conjunto Apollo+DAC fica ligeiramente mais acessivel em termos de preço que o Saturn sozinho, em que a principal vantagem é a de poder acopolar uma biblioteca digital ao seu sistema, coisa que com o Saturn alone não será possivel.
É preciso é que estejas melhor com forças para escrever e para continuar na labuta do dia a dia. Umas vitaminas em dose ''industrial'', assim do tipo C, Cecrisina, ajuda para estas tretas das constipações.
Este frio é do caraças, então para mim sendo eu doente crónico, asmático no patamar mais elevado a coisa por vezes não anda famosa...
1 abraço
E que tal o Lyngdorf CD-1
Parece que é uma bela máquina, embora talvez em fim de linha (é uma questão de se informar com a zenaudio).
Muitas vezes foi comparada com o Rega Saturn.
Eu era para comprar o Saturn...o salto de qualidade do meu Rega Planet foi marcante.
Ouvi-lo foi uma experiência viciante.
Só não avancei porque (em boa hora) apostei no Lyngdorf TDAI2200 para a amplificação e, como sabem, é um excelente DAC, com muita flexibilidade. O que me permitiu apostar numa fonte diferent, um streamer digital...e ter acesso a um mundo novo de formatos de alta-resolução, e de comodidade. Os CD estão perto de ser arquivados...
Mas digo-vos, que o Saturn não ficou muito longe...
Quer este, quer o CD-1 são escolhas seguríssimas.
Em relação à AA, a qualidade percepcionada (opinião pessoal) é um pouco inferior às outras 2...
Resta saber quais as qualidades do AA, que o caro forista procura...
Muitas vezes foi comparada com o Rega Saturn.
Eu era para comprar o Saturn...o salto de qualidade do meu Rega Planet foi marcante.
Ouvi-lo foi uma experiência viciante.
Só não avancei porque (em boa hora) apostei no Lyngdorf TDAI2200 para a amplificação e, como sabem, é um excelente DAC, com muita flexibilidade. O que me permitiu apostar numa fonte diferent, um streamer digital...e ter acesso a um mundo novo de formatos de alta-resolução, e de comodidade. Os CD estão perto de ser arquivados...
Mas digo-vos, que o Saturn não ficou muito longe...
Quer este, quer o CD-1 são escolhas seguríssimas.
Em relação à AA, a qualidade percepcionada (opinião pessoal) é um pouco inferior às outras 2...
Resta saber quais as qualidades do AA, que o caro forista procura...
MikeJazz- utilizador iniciado
- Número de Mensagens: 19
Pontos/Reputação: 34
O Rega Planet era e ainda é um must, tal como todos os leitores da marca. Os Lyngdorf nunca morri de amores pela Lyngdorf, acho um produto demasiadamente caro, até em alguns casos testemunhos houve acho que foram nos leitores de CD, que vinham com uma deficiência técnica, mas que o representante até muito amávelmente se disponibilizou de imediato para resolver na hora o problema o que é de salutar verdade seja dita, mas mesmo assim não seria a minha opção.
Penso ser importante ao adquirir um produto de audio seja ele qual fôr, que além de ter valências em termos de som, que tenha algum valor no mercado para quando quisermos ''despachar'' a coisa, e a Lyngdorf não me parece que tenha muito valor no mercado.
Penso ser importante ao adquirir um produto de audio seja ele qual fôr, que além de ter valências em termos de som, que tenha algum valor no mercado para quando quisermos ''despachar'' a coisa, e a Lyngdorf não me parece que tenha muito valor no mercado.
Quando comprei o Lyngdorf CD-1, comparei com o AA Maestro 24/192. Para meu gosto o CD-1 foi superior. Tinha mais resolução, transparência, detalhe e espaço (ar) entre notas. Mas eu gosto de uma sonoridade mais crua, ainda que com mais arestas, mais unforgiving. Se o disco não presta pode chegar a arrepiar (tens de baixar o volume), mas se é bom tens um prazer do caraças.
Dos outros equipamentos que referes, conheço - ainda que num ambito menos 'doméstico' (sistemas de conhecidos ou de lojas/shows) - o Ayre e o Classé. Não são quentes.
Gostei particularmente dum Ayre que ouvi uma vez com as minhas 803D na Viasónica, mas era caro (não recordo se era da série 5 - o mais certo - se da série 7, mas recordo que o pvp era à roda de 7.000€
).
O Classé que ouvi, era o CDP-202 (dentro da fasquia de preço anterior). Bom, mas igualmente honeroso, e o contexto era altissimo (umas 800D, etc, etc,...).
De entre estes o Ayre caiu-me particularmente no gosto. Grande leitor.
Tal como disse, estas fontes - e já ouvi (com ouvidos) o caixa-unica topo da esoteric (X-01)- não evoluem para o quente, antes pelo contrário. Tendem a ser muito reveladores e não perdoam nem a gravação, nem as falhas (desiquilibrios) do restante sistema.
PS: Apesar do CD-1 ser um leitor muito bom (na altura ainda gostaria de ter ouvido o Meridian 'equivalente', mas como custava ainda mais, desisti. O Antas teve os dois e fiquei com a ideia que não terei feito má escolha), como transporte e acoplado ao TDAI ainda subiu o nível, e não foi apenas um pequeno salto.
Dos outros equipamentos que referes, conheço - ainda que num ambito menos 'doméstico' (sistemas de conhecidos ou de lojas/shows) - o Ayre e o Classé. Não são quentes.
Gostei particularmente dum Ayre que ouvi uma vez com as minhas 803D na Viasónica, mas era caro (não recordo se era da série 5 - o mais certo - se da série 7, mas recordo que o pvp era à roda de 7.000€
O Classé que ouvi, era o CDP-202 (dentro da fasquia de preço anterior). Bom, mas igualmente honeroso, e o contexto era altissimo (umas 800D, etc, etc,...).
De entre estes o Ayre caiu-me particularmente no gosto. Grande leitor.
Tal como disse, estas fontes - e já ouvi (com ouvidos) o caixa-unica topo da esoteric (X-01)- não evoluem para o quente, antes pelo contrário. Tendem a ser muito reveladores e não perdoam nem a gravação, nem as falhas (desiquilibrios) do restante sistema.
PS: Apesar do CD-1 ser um leitor muito bom (na altura ainda gostaria de ter ouvido o Meridian 'equivalente', mas como custava ainda mais, desisti. O Antas teve os dois e fiquei com a ideia que não terei feito má escolha), como transporte e acoplado ao TDAI ainda subiu o nível, e não foi apenas um pequeno salto.
Última edição por ricardo felisberto em 31/1/2011, 13:29, editado 3 vez(es)
ricardo felisberto- Membro Audiopt

- Número de Mensagens: 504
Ocupação: Infelizmente tenho de trabalhar ...
Interesses: Isto, gastronomia e viagens
Pontos/Reputação: 429
Página 1 de 2 • 1, 2 
Tópicos similares» Oportunidade - Audio Analogue Maestro 2.0
» AUDIO ANALOGUE MAESTRO CD 24-192
» Integrados Audio Analogue e Nu Force
» leitor de cds audio analogue paganini
» Amplificador Integrado
» AUDIO ANALOGUE MAESTRO CD 24-192
» Integrados Audio Analogue e Nu Force
» leitor de cds audio analogue paganini
» Amplificador Integrado