Colunas XTZ

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ir em baixo

Re: Colunas XTZ

Mensagem  ricardo onga-ku em 27/1/2011, 11:36

Joao Paulo escreveu:
onga-ku escreveu:
E eu arriscaria afirmar que essa característica se deve estender ao resto da gama.

Se eu tivesse alguma coisa a ganhar com a Rega acharia a tua interpretação "livre" e abusiva... Cool

Como não tenho, pergunto apenas em que te baseias para arriscar afirmar que "essa caracteristica" se estende a toda a gama.

ongaku, não me leves a mal, mas não concordo com teorias da conspiração em relação à sonoridade das marcas... e como tal não critico marcas... todas têm direito a existir. E como para mim audio é hobby, gosto de todas as marcas...pronto, gosto mais de umas que de outras, mas isso é uma opção minha...Wink

É um risco que eu aceito correr. Cool
Joao Paulo, já andas por aqui há algum tempo e sabes que certas marcas, como a Rega, tem uma sonoridade muito própria.
Essa sonoridade consegue-se não por magia nem por um rasgo de génio do engenheiro mas pela forma intencional como são desenhados ou concebidos os equipamentos e é o facto da sonoridade ser tão marcada que leva a que os "consumidores" dessas marcas sejam tão "sensíveis" a criticas que apesar de não serem dirigidas aos donos mas aos equipamentos estes reagem como se de um insulto se tratasse. Rolling Eyes
Este comportamento, que não é exclusivo ao Audio, é designado em Inglês por Blind Brand Following.

Para mim em Audio interessa-me o desempenho.
Posso gostar muito de um Lamborghini Gallardo mas se um Ferrari 612 for mais eficaz eu opto por este último.
E se esse nível de desempenho estiver disponível por dois terços do preço num Mazda qualquer eu nem penso duas vezes.

A esses, a credulidade toma o leme da mão da razão
e a mente converte-se num naufrágio."

Thomas Jefferson
ricardo onga-ku
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 2980
Pontos/Reputação : 4662

Mensagem  Joao Paulo em 27/1/2011, 11:42

E que tal um sistema composto por Rega Brio + CM1...

Os teus dois ódios de estimação...
Cool
Joao Paulo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 632
Pontos/Reputação : 813

Mensagem  ricardo onga-ku em 27/1/2011, 11:44

Até fazia um sisteminha "giro" Razz

Thomas Jefferson
ricardo onga-ku

Mensagem  Joao Paulo em 27/1/2011, 11:46

vfarias escreveu:Já agora... segundo li estas colunas permitem valores de impedância de 4-8 ohms, usando as fotos em anexo como é que p.ex. ligaria estas colunas a 4 ohms... já bicablei colunas mas com 3 terminais nunca...

Caro vfarias,

Ao observar essas colunas fico com o pé atrás (sem ouvir) ao ver 3 bass-reflex traseiros Shocked ... e um conjunto de terminais demasiado complexo...Rolling Eyes

Em sistemas, para musica, prefiro sempre o caminho da simplificação.

Quanto custam essas meninas ? quais os concorrentes directos ?
Joao Paulo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Joao Paulo em 27/1/2011, 11:50

onga-ku escreveu:Até fazia um sisteminha "giro" Razz

E se calhar, até vivias feliz e contente para o resto da vida... Cool
Joao Paulo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  JCF em 27/1/2011, 11:52

A impedancia de umas colunas (para facilitar leia-se resistencia num senttido lato) varia com a frequencia. Quando um fabricante indica uma impedancia de 8 ohm esta a falar em valores "nominais". Uma indicação 4-8 ohm aproxima-se mais da realidade e indicará que este valor andara geralmente algures entre estes valores. Na realidade a impedancia varia com a frequencia e pode ser 5 ohm a 200hz e depois ser 10 ohm a 1500hz, por exemplo.

Quando as colunas são de mais de 1 via por vezes apresentam crossovers independentes. No caso desta coluna estamos a falar de 3 vias e portanto poderiam ser usadas para tri-cablagem ou tri-amplificação.

Nestes casos a "coisa" funciona +/- assim:

O crossover do tweeter será do tipo passa alto. O que isto quer dizer? que acima de uma determinada frequencia a impedancia será normal isto é com valores perto do nominal ou algures acima mas permite passar corrente. Abaixo do valor escolhido do crossover a impedancia aumenta podendo o valor ser quase infinito.

Nas outras vias passam situações análogas. Nas medias fequencias de cima para baixo as impedancias serão muito elevadas, na gama que o altifalante de medios irá reproduzir as impedancias baixam e haverá passagem de corrente mais significativa. Abaixo as impedancias voltarão a subir.

O que resulta disto é que como a ligação do amp as colunas é do tipo paralelo, a corrente tenderá a passar pelo altifalante respectivo dependendo da frequencia a reproduzir. Nas frequencias que não é suposto reproduzir a impedancia será tao elevada que a correne que passa é minima.

Não ha perigo em ligar apenas um dos terminais ao amplificador porque as impedancias serão sempre elevadas não se correndo o risco de queimas o altifalante ou o amplificador. O que pode ser nocivo para o amplificador é ligar duas colunas em paralelo, por exemplo ligar dois pares de colunas. Nesse caso as impedancias resultantes serão de cerca de metade ou seja poderão ser demasiado baixas e levar ao aquecimento do amplificador pois as correntes serão demasiado elevadas.

Quanto a bicablagem em si e suas vantagens, ha fabricantes que nao acreditam nisso e preferem ter crossovers que não permitem a bicablagem/bi-amplificação e não é por isso que deixam de ser fabricantes de colunas de referencia. Estou a lembrar-me por exemplo da Dynaudio.

Quanto à questao levantada da corrente dos amplificadores Rega ser baixa nas altas frequencias levando à distorsão, não sei se é verdade ou não. Seja como for não creio que seja frequente valores de impedancias baixas a altas frequencias e a energia gasta nessa zona do espectro não creio que seja muito significativa. O problema da falta de corrente parece-me muito mais acutilante nas baixas frequencias em que muitas vezes temos valores de 3 ohm em determinadas frequencias, por exemplo a 70hz ou a 200hz e essas quebras quase todos os altifalantes têm, uns mais graves que outros. E nessa zona os Rega parecem-me competentes.

Tenho ouvido sistemas da Rega em varios audioshows e em tenho gostado bastante de os ouvir. São em regra sistemas abertos, dinamicos, com ritmo. Eu gosto desse tipo de som, por isso tenho um amplificador da Naim de que gosto muito. Não gosto de falta de transparencia e de som flat.
JCF
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 352
Pontos/Reputação : 431

Mensagem  ricardo onga-ku em 27/1/2011, 11:54

Joao Paulo escreveu:
vfarias escreveu:Já agora... segundo li estas colunas permitem valores de impedância de 4-8 ohms, usando as fotos em anexo como é que p.ex. ligaria estas colunas a 4 ohms... já bicablei colunas mas com 3 terminais nunca...

Caro vfarias,

Ao observar essas colunas fico com o pé atrás (sem ouvir) ao ver 3 bass-reflex traseiros Shocked ... e um conjunto de terminais demasiado complexo...Rolling Eyes

Por acaso eu gosto do sistema de terminais complexo.
Permite atenuar os agudos e adequar a resposta de graves à sala...
Muitas colunas profissionais de estúdio têm-no.

Thomas Jefferson
ricardo onga-ku

Mensagem  ricardo onga-ku em 27/1/2011, 11:56

JCF escreveu:A impedancia de umas colunas (para facilitar leia-se resistencia num senttido lato) varia com a frequencia. Quando um fabricante indica uma impedancia de 8 ohm esta a falar em valores "nominais". Uma indicação 4-8 ohm aproxima-se mais da realidade e indicará que este valor andara geralmente algures entre estes valores. Na realidade a impedancia varia com a frequencia e pode ser 5 ohm a 200hz e depois ser 10 ohm a 1500hz, por exemplo.

Uma imagem vale por 1000 palavras:

BeW CM1

Quanto ao Rega Brio, é uma questão de analizar o teste da Stereophile -> http://www.stereophile.com/content/rega-brio-integrated-amplifier-measurements

Thomas Jefferson
ricardo onga-ku

Mensagem  ricardo onga-ku em 27/1/2011, 12:05

JCF escreveu:Quanto a bicablagem em si e suas vantagens, ha fabricantes que nao acreditam nisso e preferem ter crossovers que não permitem a bicablagem/bi-amplificação e não é por isso que deixam de ser fabricantes de colunas de referencia. Estou a lembrar-me por exemplo da Dynaudio.

A maioria dos manuais de colunas sugerem que se consulte o vendedor.
E como os cabos são um produto com grande margem é natural que estes sugiram tri-cablagem.

Este post do Melomaníaco ilustra bem a questão

Melomaníaco escreveu:Esperando que seja este o local próprio para o fazer, gostaria de colocar ao Senhor forista João Gouveia/A Pauca Sed Bona,
as seguintes questões, relativas ao sistema nº 1 por ele apresentado no AudioShow do passado fim de semana e tendo como base o tópico "Custos",

1- Qual é a escala que utiliza para considerar um sistema de 6.000,00 Euros, um sistema de entrada?

2- No sistema 1, qual a sua justificação para investir quase a mesma quantia num par de colunas e numa régua de alimentação?

3- No mesmo sistema, qual a razão para que o investimento em IC e SC seja o mesmo que para com o gira-discos?

4- Qual a razão para que o investimento na célula deste sistema represente cerca de 2,4% do total?

Ficar-me-ia por aqui antes de passar a outras questões sobre o sistem 2 e de ordem geral.

Cumprimentos,

João

JCF escreveu:Tenho ouvido sistemas da Rega em varios audioshows e em tenho gostado bastante de os ouvir. São em regra sistemas abertos, dinamicos, com ritmo. Eu gosto desse tipo de som, por isso tenho um amplificador da Naim de que gosto muito. Não gosto de falta de transparencia e de som flat.

Curiosamente a minha impressão dos sistemas Rega é a oposta: som pouco dinâmico e atenuado nos extremos.
Mas percebo (e aceito) que seja uma sonoridade muito apreciada.

Thomas Jefferson
ricardo onga-ku

Mensagem  ricardo onga-ku em 27/1/2011, 12:10

Este gráfico que vem no manual das colunas é muito interessante:

Sempre achei curioso como é que se podia descrever subjectivamente a reprodução de graves de umas colunas como sendo rápidos, especialmente porque essa característica era muita vezes a colunas com pouca extensão; agora entendo...

Deep é o grave de muitas Wilson, Fast o das CM1:

Wilson Maxx

Neutral é mais raro...

Thomas Jefferson
ricardo onga-ku

Mensagem  vfarias em 27/1/2011, 12:53

O ouvido é facilmente iludido ou influenciável; chama-se a isso efeito placebo.
Onga, sem personalizar as coisas, e falando português claro, não passes atestados de ignorância a quem não conheces, os meus ouvidos são tão influenciáveis, iludidos ou tão susceptiveis a pseudo-mudanças, como o teu cerebro é influenciado pelo que lês, e pelo que percebo só acreditas no que lês... escusado será dizer-te que entendo o que é o efeito placebo, acho que já deu para perceber por algumas participações no forum, que não como gelados com a testa, nem articulo as palavras como se fosse um papagaio, ou será que em ultima instância o que pretendes afirmar é que tens um ouvido absoluto ou superlativo em relação aos outros?!... era escusado, lamento desiludir-te, mas para isso não há instrumentos de medição... Que me lembre existiu um mas foi há muito tempo... chamava-se Mozart. Se não tens essa capacidade, não presumas que és mais analitico e imparcial do que os outros. É feio. Se a ideia é apenas ser do contra... couldn't care less...

A "carga" é uma resistência provocada pelas colunas e mantém-se a mesma quer uses um, dois, três ou cinco cabos.
Infelizmente as especificações técnicas não contam a história todo já que a "carga" depende não só do valor da impedância como da variação da fase eléctrica. Essa carga não é linear ao longo da gama de frequências pelo que os amplificadores que produzem pouca corrente podem ter dificuldades em manter uma resposta plana quando se deparam por exemplo com uma impedância que baixa aos 3 Ohm por exemplo aos 200Hz; um exemplo disso são as muito badaladas CM1.
Concordo em absoluto, mas mesmo assim não responde à questão que eu coloquei. Mesmo tendo em conta que o fabricante indica 4-8 ohms, se eu não bicablar a coluna e ligar somente um par de cabos às ditas cujas, que impedância ou carga irão retirar ao meu amplificador? É uma pergunta complicada?

Não é uma questão de gostar ou não gostar da Rega, trata-se sim de adequar a amplificação às colunas.
Eu não gosto de marcas; gosto do desempenho de certos componentes mas estou-me nas tintas para as marcas.
Desculpa, mas honestamente não é o que parece. Talvez seja a minha fraca capacidade de interpretação.

As análises técnicas definem e quantificam as características dos equipamentos e ao contrário das opiniões dos reviewers são isentas e científicas; valem tudo, é através das teorias e leis da física de que derivam que os fabricantes concebem os equipamentos...
Já te tinha dito uma vez e para não ser mal interpretado ou porque talvez me tenha expressado mal, é legitimo da tua parte essa afirmação, mas penso que é uma visão completamente redutora e simplista do que envolve ouvir música na sua verdadeira essência. Não é por teres um conjunto de papeis, elaborados pelos melhores engenheiros do mundo, a dizer que um conjunto de equipamentos tem características superiores a outro que vais disfrutar mais ou menos da mesma musica... simple as that. Nada irá substitui o teu conjunto ouvido/ cerebro que a mãe natureza e os teus pais te providenciaram, quer acredites nisso quer não. Podes ter o melhor sistema do mundo, mas se fores surdo (a menos que sejas como o Beethoven) de nada adianta.

Como diz um conhecido Audiófilo português "Audio é ciência, Música é arte".
Como músico aprecio mais a arte... felizmente não só de a ouvir, obviamente com a melhor qualidade dentro do possível, mas também de a fazer...

Tendo em conta que utilizas amplificação Rega, parece-me muito on-topic referir que o Brio (e provavelmente os outros) não é adequado para colunas difíceis.
Continua a ser offtopic porque em altura nenhuma referi o que quer que seja sobre amplificação Rega com as XTZ, este tópico (ainda) tem a simples intenção de saber se algum forista tinha colunas desta marca e se sim qual a impressão geral das mesmas, visto que tenho um amigo meu (que por acaso faz parte do meu sexteto e que quer das os primeiros passos neste campo do audio) que me pediu opinião, sobre as mesmas, logo reafirmo completamente despropositado.

Mas ver e ouvir não é tão eficaz como medir...
Espero honestamente que nunca percas a tua audição... ficavas com um monte de papeis aos quais não ias dar uso nenhum... Very Happy

Joao Paulo, já andas por aqui há algum tempo e sabes que certas marcas, como a Rega, tem uma sonoridade muito própria.
Essa sonoridade consegue-se não por magia nem por um rasgo de génio do engenheiro mas pela forma intencional como são desenhados ou concebidos os equipamentos e é o facto da sonoridade ser tão marcada que leva a que os "consumidores" dessas marcas sejam tão "sensíveis" a criticas que apesar de não serem dirigidas aos donos mas aos equipamentos estes reagem como se de um insulto se tratasse.
Este comportamento, que não é exclusivo ao Audio, é designado em Inglês por Blind Brand Following

Claro que a Rega tem a sua própria sonoridade, mas ao contrário do que possa parecer, com a sensibilidade inerente a cada um, não acho insultuoso as criticas à Rega ou a outras marcas, como já referi em posts passados, tenho mais em que pensar, no entanto, a forma em como te manifestas devia ser insultuoso, isso sim, para ti, primeiro porque és incapaz de (re)produzir esses testes ou analises, baseando-te apenas em documentação produzida por terceiros, e quando o joão te perguntou (e tal como eu já te perguntei) em que te baseias para p.ex.
...arriscar afirmar que "essa caracteristica" se estende a toda a gama...
a resposta é =0, usando termos matematicos.

O que era realmente interessante era um teste cego com varios equipamentos de varios patamares de desempenho e performance, inclusive Rega e aí veriamos o resultado...

Este comportamento, que não é exclusivo ao Audio, é designado em Inglês por Blind Brand Following.
Mais uma vez... é feio. Não passes atestados de ignorancia aos outros. Sei ler nas entrelinhas... são tão cego pela Rega como tu serás pela NAD ou Cambridge Audio ou outra marca qualquer... a humildade é realmente uma capacidade que poucas pessoas tem... nothing personal...

vfarias
Profissional
Profissional

Número de Mensagens : 894
Ocupação : Engº Sistemas
Interesses : Musica, Aikido, Fotografia
Pontos/Reputação : 1088

http://www.myaudiophilestore.eu/

Mensagem  vfarias em 27/1/2011, 12:56

Quanto a bicablagem em si e suas vantagens, ha fabricantes que nao acreditam nisso e preferem ter crossovers que não permitem a bicablagem/bi-amplificação e não é por isso que deixam de ser fabricantes de colunas de referencia. Estou a lembrar-me por exemplo da Dynaudio.

Tal e qual como as minhas Audience 60 (4 ohms) e tocam lindamente.

Concordo em absoluto.

vfarias
Profissional
Profissional

Mensagem  vfarias em 27/1/2011, 13:00

Na Audioteam estão a 1200€.

Assim que me lembre... e no mesmo patamar de preços, concorrentes directos talvez as MA RX6, existirão outros decerto mas não me lembro de mais nenhum.

vfarias
Profissional
Profissional

Mensagem  ricardo onga-ku em 27/1/2011, 13:44

Todos os ouvidos se enganam e influenciáveis: os meus os teus e os de Mozart, se fosse vivo.

Por outro lado as medições permitem-nos avaliar o comportamento de um componente e interpretar aquilo que ouvimos: um grave balofo, um som frio, quente ou cheio apenas têm algum significado para quem o escuta e mesmo assim dificilmente podem ser quantificados.

Uma aproximação científica permite-nos determinar quais são os problemas e quantificar a dimensão destes: um grave balofo pode resultar da falta de corrente de um amplificador, o som frio de um empolamento da gama média, um som quente uma atenuação das altas frequências e as medições dizem-nos como, quanto, onde e permitem-nos perceber porquê.

Ao contrário de um instrumento, cuja função é produzir sons que se conjugam na forma de música, um sistema de alta fidelidade tem como objectivo a reprodução de gravações de música e se o primeiro pode ser construído e afinado por ouvido para que a sonoridade seja o mais agradável possível, o sistema construído apenas por ouvido corre um risco quase inevitável de se afastar de um óptimo desempenho: aquele que se intromete o mínimo possível entre mim e a música gravada.
Não nego ou desvalorizo a importância da escuta na determinação de um bom som mas a avaliação técnica é mais precisa e eficaz a determinar as características dos equipamentos o que facilita a escolha dos equipamentos e das parcerias entre estes.

Gostos não se discutem e cada um gosta daquilo que gosta; já referi várias vezes que alguns géneros de música podem soar melhor em certos sistemas com uma sonoridade X ou pior noutros com sonoridade Y.
O que eu critico não são os gostos mas sim os equipamentos, ou o desempenho destes; na minha perspectiva alta fidelidade é equivalente a transparência ou neutralidade.
Existe algum mal em dizer que a sonoridade Rega é pouco dinâmica e atenuada nos extremos (ou por outras palavras suave e doce, "analógico")?

vfarias escreveu:
A "carga" é uma resistência provocada pelas colunas e mantém-se a mesma quer uses um, dois, três ou cinco cabos.
Infelizmente as especificações técnicas não contam a história todo já que a "carga" depende não só do valor da impedância como da variação da fase eléctrica. Essa carga não é linear ao longo da gama de frequências pelo que os amplificadores que produzem pouca corrente podem ter dificuldades em manter uma resposta plana quando se deparam por exemplo com uma impedância que baixa aos 3 Ohm por exemplo aos 200Hz; um exemplo disso são as muito badaladas CM1.
Concordo em absoluto, mas mesmo assim não responde à questão que eu coloquei. Mesmo tendo em conta que o fabricante indica 4-8 ohms, se eu não bicablar a coluna e ligar somente um par de cabos às ditas cujas, que impedância ou carga irão retirar ao meu amplificador? É uma pergunta complicada?

À tua pergunta já a respondi anteriormente: a "carga" é uma resistência provocada pelas colunas e mantém-se a mesma quer uses um, dois, três ou cinco cabos.

vfarias escreveu:
As análises técnicas definem e quantificam as características dos equipamentos e ao contrário das opiniões dos reviewers são isentas e científicas; valem tudo, é através das teorias e leis da física de que derivam que os fabricantes concebem os equipamentos...
Já te tinha dito uma vez e para não ser mal interpretado ou porque talvez me tenha expressado mal, é legitimo da tua parte essa afirmação, mas penso que é uma visão completamente redutora e simplista do que envolve ouvir música na sua verdadeira essência. Não é por teres um conjunto de papeis, elaborados pelos melhores engenheiros do mundo, a dizer que um conjunto de equipamentos tem características superiores a outro que vais disfrutar mais ou menos da mesma musica... simple as that. Nada irá substitui o teu conjunto ouvido/ cerebro que a mãe natureza e os teus pais te providenciaram, quer acredites nisso quer não. Podes ter o melhor sistema do mundo, mas se fores surdo (a menos que sejas como o Beethoven) de nada adianta.

Eu pratico Audio porque me permite desfrutar mais ou melhor a música que aprecio.
Nenhum dos meus amigos gosta de Audio; ouvem música em tijolos, no televisor, no ipod, no carro e não é por isso que gostam menos de música.
E da minha experiência os melhores equipamentos, aqueles que mais me ligam à música e os mais apreciados de um modo geral, são os que apresentam um melhor desempenho técnico.
Em tempos a Harman fez um estudo com avaliações subjectivas cegas de várias colunas e a maioria dos participantes preferiu as tecnicamente mais competentes.

vfarias escreveu:
Tendo em conta que utilizas amplificação Rega, parece-me muito on-topic referir que o Brio (e provavelmente os outros) não é adequado para colunas difíceis.
Continua a ser offtopic porque em altura nenhuma referi o que quer que seja sobre amplificação Rega com as XTZ, este tópico (ainda) tem a simples intenção de saber se algum forista tinha colunas desta marca e se sim qual a impressão geral das mesmas, visto que tenho um amigo meu (que por acaso faz parte do meu sexteto e que quer das os primeiros passos neste campo do audio) que me pediu opinião, sobre as mesmas, logo reafirmo completamente despropositado.

Nesso caso, fica o meu pedido de desculpas.
Qual é o amplifcador do teu amigo?
Fala-se muito em "sinergias" mas na realidade estas não são mais do que adequabilidade técnica entre componentes e a forma mais eficaz de emparceirar equipamentos é analisando as avaliações técnicas ou medições; caso contrário é uma espécie de batalha naval - um tiro no porta-aviões e três tiros na água...
Foi por isso que referi o Rega Brio, que segundo os resultados da avaliação técnica se dará melhor com colunas mais fáceis como as Monitor Audio p.ex.
É uma característica deste amplificador.

Última edição por onga-ku em 27/1/2011, 13:55, editado 1 vez(es)

Thomas Jefferson
ricardo onga-ku

Mensagem  ricardo onga-ku em 27/1/2011, 13:53

vfarias escreveu:Continua a ser offtopic porque em altura nenhuma referi o que quer que seja sobre amplificação Rega com as XTZ, este tópico (ainda) tem a simples intenção de saber se algum forista tinha colunas desta marca e se sim qual a impressão geral das mesmas, visto que tenho um amigo meu (que por acaso faz parte do meu sexteto e que quer das os primeiros passos neste campo do audio) que me pediu opinião, sobre as mesmas, logo reafirmo completamente despropositado.

Se eu disser que são muito boas, e alguém disser que são más, e outro ainda mais ou menos, que é o que sempre acontece, chegas a alguma conclusão?
Por outro lado se leres uma avaliação técnica como as da Stereophile podes perceber se interagem mais ou menos com a sala (dispersão polar, resposta nas baixas frequências), se o som é quente, frio, cansativo, ressoante, se requerem muita corrente, etc.

Thomas Jefferson
ricardo onga-ku

Mensagem  Joao Paulo em 27/1/2011, 14:10

vfarias escreveu:
Na Audioteam estão a 1200€.

Assim que me lembre... e no mesmo patamar de preços, concorrentes directos talvez as MA RX6, existirão outros decerto mas não me lembro de mais nenhum.

Existem mais concorrentes interessantes.

Eu não comprava as XTZ antes de ouvir estas (para além das já mencionadas RX6)

- Nova série Q da KEF, mais concretamente as Q700 e Q900
- Xavian Gran Colona e Xavian Dueto
- Dynaudio DM 3/7
- Dali Ikon 6

Tudo bons produtos e que, na minha shortlist pessoal, colocaria à frente das XTZ.

Tal como referi acho demasiados pórticos traseiros nas XTZ... e antevejo problemas de colocação e integração em sala... mas admito que possa estar redondamente enganado...

A possibilidade de tri-cablagem não me diz nada... até prefiro single-wire.

Joao Paulo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  vfarias em 27/1/2011, 14:25

Todos os ouvidos se enganam e influenciáveis: os meus os teus e os de Mozart, se fosse vivo.

Por outro lado as medições permitem-nos avaliar o comportamento de um componente e interpretar aquilo que ouvimos: um grave balofo, um som frio, quente ou cheio apenas têm algum significado para quem o escuta e mesmo assim dificilmente podem ser quantificados.

Uma aproximação científica permite-nos determinar quais são os problemas e quantificar a dimensão destes: um grave balofo pode resultar da falta de corrente de um amplificador, o som frio de um empolamento da gama média, um som quente uma atenuação das altas frequências e as medições dizem-nos como, quanto, onde e permitem-nos perceber porquê.

Ao contrário de um instrumento, cuja função é produzir sons que se conjugam na forma de música, um sistema de alta fidelidade tem como objectivo a reprodução de gravações de música e se o primeiro pode ser construído e afinado por ouvido para que a sonoridade seja o mais agradável possível, o sistema construído apenas por ouvido corre um risco quase inevitável de se afastar de um óptimo desempenho: aquele que se intromete o mínimo possível entre mim e a música gravada. Não nego ou desvalorizo a importância da escuta na determinação de um bom som mas a avaliação técnica é mais precisa e eficaz a determinar as características dos equipamentos o que facilita a escolha dos equipamentos e das parcerias entre estes.

Onga concordo em absoluto, não tenho dúvidas de que a avaliação técnica é mais precisa em quantificar elementos chave num sistema ou equipamento e (como em tudo) se há elemento falível, costuma ser o humano, nesta e noutras areas. A conclusão a que chego, é que hoje em dia apenas 5-10% do que falamos de audio é sujeito a subjectividade. É verdade que conseguimos ser mais objectivos e pragmáticos do quer eramos há 20 ou 30 anos atrás, no que diz respeito ao audio, apenas valorizo mais a experiência auditiva em detrimento da analise técnica porque a musica na minha humilde opinião tem de ser sentida... é apenas isso.

Existe algum mal em dizer que a sonoridade Rega é pouco dinâmica e atenuada nos extremos (ou por outras palavras suave e doce, "analógico")?
Concerteza que não, e tens toda a legitimidade de o fazer, a tua percepção e opinião é válida, mas transporto isso para outros casos do quotidiano, senão vejamos, se eu digo que fulano x é um ladrão e p.ex. decido apresentar queixa contra o indivíduo ou afirmo que sicrano é um atrasado mental, tenho de fundamentar a coisa, que é diferente de ter o direito e a legitimidade de o poder fazer, se o tiver que provar. Não foi talvez a melhor analogia mas foi o que se pode arranjar... Very Happy

Nesso caso, fica o meu pedido de desculpas.
Qual é o amplifcador do teu amigo?

Desculpas aceites, no harm done!
O meu amigo/ companheiro de viagens musicais, está indeciso também quanto a amplificação e em relação às colunas, obviamente ouviu o meu sistema e tem-no como ponto de partida para ele, mas tal como sugiro a toda a gente, prontifiquei-me para o acompanhar em audições para ouvirmos outros equipamentos/ marcas, que não Rega e Dynaudio ou as ditas XTZ, pelo que também agradeço sugestões no patamar de preços anteriormente referidos. Amplificação 1000€-1200€ e colunas de chão por valores entre a mesma ordem de valores.

Em tempos a Harman fez um estudo com avaliações subjectivas cegas de várias colunas e a maioria dos participantes preferiu as tecnicamente mais competentes.
Nem duvido.

Fala-se muito em "sinergias" mas na realidade estas não são mais do que adequabilidade técnica entre componentes e a forma mais eficaz de emparceirar equipamentos é analisando as avaliações técnicas ou medições
Eu escreveria a frase da mesma maneira, mas prefiro aquela adrenalina de tira coluna, poe coluna, muda amplificador, tira transporte, etc., mais uma vez we agree to disagree, apenas não considero, que a forma mais eficaz de emparceirar equipamentos é analisando as avaliações técnicas ou medições... em ultima instancia, os meus ouvidos é que tem de dar o aval...

Onga, grande abraço!

vfarias
Profissional
Profissional

Mensagem  vfarias em 27/1/2011, 14:27

- Nova série Q da KEF, mais concretamente as Q700 e Q900
- Xavian Gran Colona e Xavian Dueto
- Dynaudio DM 3/7
- Dali Ikon 6

(...)A possibilidade de tri-cablagem não me diz nada... até prefiro single-wire.

João,

Obrigado pelas sugestões... também prefiro single-wire é verdade.

vfarias
Profissional
Profissional

Mensagem  ricardo onga-ku em 27/1/2011, 15:07

vfarias escreveu:em ultima instancia, os meus ouvidos é que tem de dar o aval...

Aqui estamos plenamente de acordo. cheers

Thomas Jefferson
ricardo onga-ku

Mensagem  ricardo onga-ku em 27/1/2011, 15:12

Segundo a avaliação técnica Razz estas PSB têm muito potêncial: http://www.stereophile.com/content/psb-image-t6-loudspeaker-measurements

O representante é a http://www.esoterico.pt/

Depois tens as Davis do lore em saldos na http://www.jmaudio.com.pt/

Thomas Jefferson
ricardo onga-ku

Mensagem  vfarias em 27/1/2011, 15:22

Obrigado Onga, vou investigar!

vfarias
Profissional
Profissional

Mensagem  JCF em 27/1/2011, 16:08

A respeito das PSB...

Fazendo a tal análise técnica aos resultado vejo ali duas ou tres situações preocupantes.

A primeira é uma impedancia de 3 ohm com valores sistematicamente abaixo dos 4 ohm entre os 100hz e os 800hz.

Depois ha um razoavel empolamento nas baixas frequencias com um pico nos 70 hz o que poderá ser problematico em muitas salas. Estas terão de ser grandes.

Por fim alguma falta de linearidade nomeadamente na banda média. O crossover relativamente baixo (abaixo dos 1000 hz) tambem não sei se será uma boa solução...
JCF
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 352
Pontos/Reputação : 431

Mensagem  manel1 em 27/1/2011, 17:59

Viva

Este tópico das XTZ estava a dar pano para mangas, ufa... felizmente tudo se resolveu (não esperava outra coisa dado os intervenientes).
Falando agora da XTZ, não conheço Neutral , mas para essa gama de preços ouvi as Dali Ikon 6 e gostei muito.

Boas audições

manel1
Equipa Audiopt - Moderação
Equipa Audiopt - Moderação

Número de Mensagens : 2062
Ocupação : Electromecanico
Interesses : Música, leitura
Pontos/Reputação : 2463

Mensagem  ricardo onga-ku em 27/1/2011, 19:36

JCF escreveu:A respeito das PSB...

Fazendo a tal análise técnica aos resultado vejo ali duas ou tres situações preocupantes.

A primeira é uma impedancia de 3 ohm com valores sistematicamente abaixo dos 4 ohm entre os 100hz e os 800hz.

Depois ha um razoavel empolamento nas baixas frequencias com um pico nos 70 hz o que poderá ser problematico em muitas salas. Estas terão de ser grandes.

Por fim alguma falta de linearidade nomeadamente na banda média. O crossover relativamente baixo (abaixo dos 1000 hz) tambem não sei se será uma boa solução...

Só uma correcção: as frequências de corte são 500Hz e 2.200Hz.

A resposta não é má tendo em conta a gama de preços em que se insere:

PSB T6

Avalon NP 2.0

DALI Ikon 6

Kef IQ9

Monitor Audio RS6

Thomas Jefferson
ricardo onga-ku

Mensagem  Joao Paulo em 27/1/2011, 21:38

onga-ku escreveu:

Caro ongaku, e não é assim com a maioria dos produtos ? rega brio incluído ?

Cool
Joao Paulo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  vfarias em 28/1/2011, 09:24

Epá... isso já é achincalhar o homem! LOL Very Happy

vfarias
Profissional
Profissional

Mensagem  ricardo onga-ku em 28/1/2011, 10:09

Joao Paulo escreveu:
onga-ku escreveu:

Caro ongaku, e não é assim com a maioria dos produtos ? rega brio incluído ?

Cool

Não.

O "não é má" era suposto expressar alguma ironia.
Se observarmos com atenção a resposta até é bastante linear...mais do que a concorrência e ao nível destas PL200 que custam 6 vezes mais:

ou destas Magico Q5 super-extra-nec-plus-ultra-high-end que custam 50 vezes mais Rolling Eyes

Thomas Jefferson
ricardo onga-ku

Mensagem  Joao Paulo em 28/1/2011, 10:18

onga-ku escreveu:
O "não é má" era suposto expressar alguma ironia.

ah bom... Cool

pensei que a parte irónica era a do preço...
parece-me que é uma constatação óbvia, a de que todas as análises devem ter o factor preço em conta... caso contrário estaremos a comparar o incomparável.

Joao Paulo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Joao Paulo em 28/1/2011, 10:25

vfarias escreveu:Epá... isso já é achincalhar o homem! LOL Very Happy

Não, não é... mas por vezes acho que o ongaku vive demasiado no mundo dos gráficos... e mais importante ainda, dá-lhes demasiada importância.

Tudo isso (medições) é bonito, mas se as pessoas não gostarem de ouvir o produto, do aspecto, funcionalidade, etc, esse produto é um flop.

Joao Paulo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  ricardo onga-ku em 28/1/2011, 10:36

É um flop comercial, mas não deixa de ser um bom produto ao nível do desempenho.
Infelizmente o sucesso comercial não depende tanto do desempenho mas da publicidade e das reviews...

Thomas Jefferson
ricardo onga-ku

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte