Um novo braço para uma velha TD124

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Um novo braço para uma velha TD124

Mensagem  JT em 21/12/2010, 03:34

Pesso@ll

Aqui na terra brasilis dizem que pato novo não mergulha fundo!!
Pois bem, este meu primeiro tópico, faz parte de uma das grandes dúvidas minhas e de muitos outros.
Tenho 02 TD124, sendo 01 TD124 e 01 TD124 MK II. E 03 braços para elas - 01 Thorens BTD-12S, 01 SME 3009 II e 01 SME III.
Poucos componentes, no mundo analógico, estão sujeitos a uma gama tão grande e variada de soluções de material e design pela engenharia quanto os braços de giradiscos. Rígidos ou flexíveis, com ou sem "damp", baixa ou alta massa, unipivotados, com rolamentos, suspensos, flutuantes, em uma ou várias peças, usinados em alumínio, aço, madeira, fibra de carbono, titânio, magnésio, cerâmica, etc, etc, etc........
TD 124 foi (é) um dos melhores pratos já concebidos e penso que hoje em dia, um ponto para um real upgrade seja o braço, visto que conceitualmente são disponibilizados com versões mais antigas (Ortofon, SME, Thorens, EMT, Shure, etc...).

Pergunto então: qual seria um braço moderno indicado para uma TD124 (seja MKi ou II) a despeito do prato magnético ou não?? Braços como SME V, Tri-Planar, Ortofon, etc..., combinariam com este prato? 9" ou 12"? Ou estariam estes pratos condenados a conviverem eternamente com braços vintages?
Alguém já teve essa experiência?
Amplexos

JT

Última edição por JT em 21/12/2010, 03:40, editado 1 vez(es) (Razão : correção ortográfica)
JT
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 10
Ocupação : Médico
Interesses : música, áudio & fotografia
Pontos/Reputação : 21

Re: Um novo braço para uma velha TD124

Mensagem  Diplomata em 21/12/2010, 12:10

Viva caro amigo

O melhor que lhe posso aconselhar é ler, caso não a saiba, a história sobre o seu e muitos mais GD's aqui:

http://www.audiopt.net/t7141-breve-historia-dos-gira-discos-arquivo-mkii

e depois colocar essas questões ao user td124 pois devem haver poucas pessoas no mundo que saibam tanto sobre essa máquina como ele...

fique bem

carlos barata
Diplomata
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 153
Pontos/Reputação : 270

Mensagem  JT em 23/12/2010, 01:14

Caro Diplomata

Acho que o tópico não despertou muito interesse. Eu já tinha lido os relatos do td124.
Como posuidor de 02 TD124 sou devoto destes giradiscos.
Vamos aguardar e ver se ele nos dá a honra da sua opinião.

Amplexos

JT
JT
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  Diplomata em 23/12/2010, 16:03

Viva caro JT

O user td124 não frequenta com muita assiduidade o forum pelo que sugeria que lhe enviasse uma mensagem directamente e mais a mais estamos na época do natal....
fique bem

carlos barata
Diplomata
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 153
Pontos/Reputação : 270

Mensagem  JT em 27/12/2010, 03:27

Olá Carlos

Enviei uma MP para o td124, seguindo sua sugestão. Vamos aguardar.

Há inúmeras opções para upgrade no braço para a TD124. As mais comuns são:
REGA 250
ZETA
GRAHAM 2.2
JELCO 750
SME IV / V / 312
GRADO SIGNATURE LABORATORY
ORTOFON RS-309-D / RS-212-D
TRI-PLANAR IV ULTIMATE

O problema é que o resultado destes braços podem ser maravilhosos em alguns giradiscos e desastroso em uma TD124.
E ainda tem a questão do armboard que também infuencia muito o resultado, dependendo se é de madeira (e do tipo da madeira), grafite e acrílico. E as células também....

Será que alguém tem experiencia com alguns mestes modelos de braços que descrevi acima???

Amplexos

JT

PS: Feliz Ano Novo à todos. Um prósero 2011

JT
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  ricardo onga-ku em 27/12/2010, 10:43

Não tenho grande experiência ou conhecimentos no que toca aos gira-discos mas se não me engano o que importa é a relação do braço com a célula e não com o prato.

Porque não experimenta um braço vintage como o SME 3012?

cumprimentos,
onga-ku
ricardo onga-ku
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 2979
Pontos/Reputação : 4660

Mensagem  JT em 27/12/2010, 23:07

Onga-Ku

O arm board interfere no resultado final, pela sua interação com a base e o braço. Um armboard de madeira compensada (mais macio) tende a ter melhor resposta nas pontas do espectro porém perde a dinâmica, tendo suas respostas lentificadas quando em comparação com um maciço (tipo ébano) que tende a ser mais detalhado, rápido e com melhor dinâmica.
Tenho 03 armboards, todos originais, sendo 02 de madeira e 01 de acrílico. sei que há vários outros tipos mas não conheço, nem nunca ouvi, a diferença.

Braços e cápsulas são complicados de se escolher, pois não se consegue, pelo menos no Brasil, fazer um "test drive" antes da compra. Geralmente o giradisco já vem com seu correspondente braço e célula de fábrica. No caso de "transcription turntables" vintages, como a TD124, Garrard 301/401, etc... a escolha de um braço sempre recai sobre um vintage, tipo SME 3009 ou equivalente. Daí a minha dúvida e pedido de ajuda para saber como a TD124 se comportaria com um braço mais moderno (Graham, Tri-Path, Zeta, etc..).

No caso da sua sugestão, um SME 3012 pode ser usado sim, mas isto para mim implicaria em construir um novo plinth, tipo Schopper, visto que com a extensão do armboard não haverá altura para o pilar do 3012. Também considero num 3012, com Ortofon SPU em um novo plinth. Mas será que braços de 12"são realmente melhores que os de 9"em uma TD124, à semelhança do que ocorre com as G301??

[ ]'s

JT
JT
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado