Assim um bocadinho desiludido com o Blu-Ray...
Página 1 de 2 • Compartilhe •
Página 1 de 2 • 1, 2 
Assim um bocadinho desiludido com o Blu-Ray...
Agora que tenho uma PS3 lá comprei uns quantos filmes BR.
De uma forma geral, a qualidade é superior, mas muuuuuuito marginalmente, é preciso andar à procura das melhorias com muita atenção.
Passei de um Denon 2910 (DVD) para a PS3 como fonte. Mas mesmo usando a PS3 para ler DVD's, a relação de qualidade entre os DVD's e os BR's é praticamente a mesma que referi em cima.
Nesta primeira abordagem usei o Blade Runner Final Cut em DVD e BR, e o Gladiador em DVD e BR, para comparar. Também tenho o Troy e o Dracula... o Troy pareceu-me melhor que os outros.
A TV é uma Pioneer PDP 436-FDE (Plasma 43" HD 720p).
Se calhar só notaria diferenças maiores e mais óbvias sem qualquer esforço se a TV fosse maior? Ou se fosse uma TV 1080p?
Enfim... com estes resultados práticos, e com os preços a que se vendem cá os discos BR (claro que comprei os meus na Amazon com portes grátis) não admira que o BR ande assim meio adormecido
De uma forma geral, a qualidade é superior, mas muuuuuuito marginalmente, é preciso andar à procura das melhorias com muita atenção.
Passei de um Denon 2910 (DVD) para a PS3 como fonte. Mas mesmo usando a PS3 para ler DVD's, a relação de qualidade entre os DVD's e os BR's é praticamente a mesma que referi em cima.
Nesta primeira abordagem usei o Blade Runner Final Cut em DVD e BR, e o Gladiador em DVD e BR, para comparar. Também tenho o Troy e o Dracula... o Troy pareceu-me melhor que os outros.
A TV é uma Pioneer PDP 436-FDE (Plasma 43" HD 720p).
Se calhar só notaria diferenças maiores e mais óbvias sem qualquer esforço se a TV fosse maior? Ou se fosse uma TV 1080p?
Enfim... com estes resultados práticos, e com os preços a que se vendem cá os discos BR (claro que comprei os meus na Amazon com portes grátis) não admira que o BR ande assim meio adormecido
Re: Assim um bocadinho desiludido com o Blu-Ray...
Tem piada que vendi a semana passada o meu leitor da Denon, um DVD-3910, para depositar a reprodução de filmes na consola PS3.
A nível de imagem perdi obviamente a naturalidade e suavidade de imagem do Denon na reprodução de DVDs. Relativamente à reprodução de Blue Ray (BR) ainda não tenho uma opinião firme sobre as diferenças. Aparentemente o BR esmaga-nos com os detalhes das imagens com maior resolução, mas não me convence relativamente à naturalidade das cores, uma vez que me parecem mais vivas do que o normal (isto claro sem alterar a configuração no LCD da Samsung).
Ou seja, a PS 3 tem excessivo contraste, alguma saturação de cores e menor autenticidade nas cores do que o Denon DVD-3910.
Já relativamente ao som, a PS3 é uma desgraça. O nível de sinal é muito baixo (na saída digital) e durante as fases de arranque e alteração de modos de "surround" o meu sistema de A/V reproduz alguns ruídos tipo "humming". Incómodo também é a situação em que a PS 3 aquece e as ventoinhas fazem imenso ruído. Já atenuei a situação com a colocação de umas ventoinhas silenciosas no móvel.
Efectivamente só se tira o máximo partido da resolução do BR se o televisor for FULL HD e nesse acaso, aconselho vivamente a troca por uma unidade deste tipo e tanto maior quanto possivel.
Convém rever também as distâncias de visualização de conteúdos em alta-definição, já que não têm nada a ver com a regra convencial dos CRT.

A nível de imagem perdi obviamente a naturalidade e suavidade de imagem do Denon na reprodução de DVDs. Relativamente à reprodução de Blue Ray (BR) ainda não tenho uma opinião firme sobre as diferenças. Aparentemente o BR esmaga-nos com os detalhes das imagens com maior resolução, mas não me convence relativamente à naturalidade das cores, uma vez que me parecem mais vivas do que o normal (isto claro sem alterar a configuração no LCD da Samsung).
Ou seja, a PS 3 tem excessivo contraste, alguma saturação de cores e menor autenticidade nas cores do que o Denon DVD-3910.
Já relativamente ao som, a PS3 é uma desgraça. O nível de sinal é muito baixo (na saída digital) e durante as fases de arranque e alteração de modos de "surround" o meu sistema de A/V reproduz alguns ruídos tipo "humming". Incómodo também é a situação em que a PS 3 aquece e as ventoinhas fazem imenso ruído. Já atenuei a situação com a colocação de umas ventoinhas silenciosas no móvel.
Efectivamente só se tira o máximo partido da resolução do BR se o televisor for FULL HD e nesse acaso, aconselho vivamente a troca por uma unidade deste tipo e tanto maior quanto possivel.
Convém rever também as distâncias de visualização de conteúdos em alta-definição, já que não têm nada a ver com a regra convencial dos CRT.

Última edição por pbarata em 15/12/2010, 10:49, editado 2 vez(es)
Também sofri com o som "baixo" da PS3 via óptico... mas descobri que nas opções durante o playback dos filmes que tens lá um setting de VOLUME, que por default vem em 4 acho eu e o máximo é 8. Pús no 8, problema resolvido!
Eu estou a cerca de 3 metros da TV ou 2,80 metros (não tenho a certeza agora), o que está no "limiar" de se notar bem a diferença nos 1080p (se percebi bem o teu gráfico).
Se calhar a conjugação de display 720p + a distância a que estou dá numa maior dificuldade em notar melhorias mais drásticas relativamente ao DVD...
Eu estou a cerca de 3 metros da TV ou 2,80 metros (não tenho a certeza agora), o que está no "limiar" de se notar bem a diferença nos 1080p (se percebi bem o teu gráfico).
Se calhar a conjugação de display 720p + a distância a que estou dá numa maior dificuldade em notar melhorias mais drásticas relativamente ao DVD...
É essencial calibrar a TV de acordo com cada fonte de sinal. Pessoalmente noto muita diferença entre DVD e Blu-Ray, mas os leitores com boa capacidade de upscaling tenderão a atenuá-la. Para comparar a qualidade das várias implementações de upscaling é preciso usar filmes muito específicos, com transferências e prensagens de referência. Pelo que li, o PS3 tem uma excelente relação preço/qualidade como leitor de Blu-Ray, por isso diria que a origem do "problema" estará na calibração da TV ou mesmo na tecnologia e electrónica da própria TV--nem todos os exemplares são feitos igualmente, mesmo dentro de um mesmo modelo e da mesma marca (eu tenho uma Samsung LED de 46" com dois meses e li que para esse modelo há 8 variedades diferentes devido ao uso de paineis de diversas origens e com prestações significativamente diferentes).

paulo_m- utilizador dedicado

- Número de Mensagens: 246
Ocupação: VP Software Dev, Thomson Reuters
Interesses: Música, Composição, Matemática, Física, Filosofia
Pontos/Reputação: 448
Eu iria mais longe dizendo que é um desperdício investir num bom sistema de reprodução video e depois efectuar a calibração "a olhómetro".
Todos os meus monitores de computador estão calibrados por um equipamento dedicado (composto por colorímetro e software de criação de perfis de cor) e a qualidade/fidelidade da imagem é incomparavelmente superior.
Todos os meus monitores de computador estão calibrados por um equipamento dedicado (composto por colorímetro e software de criação de perfis de cor) e a qualidade/fidelidade da imagem é incomparavelmente superior.

onga-ku- Equipa Audiopt - Colaborador

- Número de Mensagens: 2614
Interesses: Música, fotografia, cozinha, viagens
Pontos/Reputação: 4072
Sim a diferença é bastante grande, também tenho os meus monitores (PC) calibrados com um colorímetro (spider) e respectivo SW (isto é coisa de pessoal que gosta de fotografia não é Sr. onga-ku hehehehe) ... bem como calibração ISF do meu plasma 
Já agora... eu ando muito afastado do mundo das TV's... o meu Pio serviu-me bem durante muitos anos e quero rentabilizar ainda mais o investimento (3700 euros na época) passando o dito para o meu quarto (e assim consigo deitar fora o MONO crt que lá tenho).
Mas para isso preciso de encontrar uma TV nova para a sala... com as tecnologias actuais (LCD/LED), ando mesmo muito baralhado sobre o que é ou não é mesmo bom... Conseguem dar uma ajuda? Talvez assim consiga tirar melhor partido do Blu-Ray
Tenho alguns requisitos e factores a ter em conta:
- Durante muito tempo os LCD's eram, para mim, intragáveis em termos de qualidade de imagem... demasiado grão artificial e arestas com aspecto irreal. Por isso sempre preferi plasma. Isto já mudou? Já existe LCD ou LED com a naturalidade de imagem de um bom plasma?
- Quero evitar plasma por causa dos problemas de retenção no ecran... não tenho pachorra para ficar com o "frame" dos velocímetros do GT5 (Jogo PS3) marcados no ecran durante horas depois de uma sessão de jogo. Plasma, por casua disso apenas, acabaou para mim
Suponho que o problema persiste nos plasmas actuais?
- Tamanho mínimo 46 polegadas, mas o ideal era mesmo 50+
- 1080p claro...
- 3D é perfeitamente secundário... mas se tiver, não faz mal.
O que é que encontro para substituir o meu fantástico Pio de forma que não me deixe saudades, e cumpra os requisitos?
Já agora... eu ando muito afastado do mundo das TV's... o meu Pio serviu-me bem durante muitos anos e quero rentabilizar ainda mais o investimento (3700 euros na época) passando o dito para o meu quarto (e assim consigo deitar fora o MONO crt que lá tenho).
Mas para isso preciso de encontrar uma TV nova para a sala... com as tecnologias actuais (LCD/LED), ando mesmo muito baralhado sobre o que é ou não é mesmo bom... Conseguem dar uma ajuda? Talvez assim consiga tirar melhor partido do Blu-Ray
Tenho alguns requisitos e factores a ter em conta:
- Durante muito tempo os LCD's eram, para mim, intragáveis em termos de qualidade de imagem... demasiado grão artificial e arestas com aspecto irreal. Por isso sempre preferi plasma. Isto já mudou? Já existe LCD ou LED com a naturalidade de imagem de um bom plasma?
- Quero evitar plasma por causa dos problemas de retenção no ecran... não tenho pachorra para ficar com o "frame" dos velocímetros do GT5 (Jogo PS3) marcados no ecran durante horas depois de uma sessão de jogo. Plasma, por casua disso apenas, acabaou para mim
- Tamanho mínimo 46 polegadas, mas o ideal era mesmo 50+
- 1080p claro...
- 3D é perfeitamente secundário... mas se tiver, não faz mal.
O que é que encontro para substituir o meu fantástico Pio de forma que não me deixe saudades, e cumpra os requisitos?
Eu sinceramente já tive um leitor de blueray da sony mas devido ao formigueiro de imagem depressa me desfiz dele e voltei para o meu dvd com upscaling 1080i e o meu WD HD 1080P.
Pessoalmente não aprecio a imagem blueray.
abraços
Pessoalmente não aprecio a imagem blueray.
abraços

music- Membro Audiopt

- Número de Mensagens: 1480
Pontos/Reputação: 537
paulo_m escreveu:
...
(eu tenho uma Samsung LED de 46" com dois meses e li que para esse modelo há 8 variedades diferentes devido ao uso de paineis de diversas origens e com prestações significativamente diferentes).
Paulo
Duvido muito do que está acima. Bem sei que não será de tua autoria e que o deves tê-lo lido em qualquer lado, mas simplesmente acho dificilimo que algum fabricante - mesmo o chinoca mais manhoso - use para o mesmo modelo, paineis de diversas origens. Oito então é inacreditável.
Nota que para qualquer mudança de electrónica (painel, scaler, interpolador, ...) basta ao fabricante mudar um letra ou numero e tens novo modelo. Não é à toa que a Samsung (e a sony, philips, lg, ..., etc) tem para uma mesma diagonal, n modelos de TVs (4 ou 5).
ricardo felisberto- Membro Audiopt

- Número de Mensagens: 504
Ocupação: Infelizmente tenho de trabalhar ...
Interesses: Isto, gastronomia e viagens
Pontos/Reputação: 429
SergioRZ escreveu:A TV é uma Pioneer PDP 436-FDE (Plasma 43" HD 720p).
Para além da distancia, já referida acima, estou convicto que o problema aqui está na TV.
Basta ver o número de pixels no ecrâ. Desde que se esteja na distância adequada, a diferença de DVD para 1080p é imediatamente notória.
Aconselho por exemplo espreitar o Planet Earth, por exemplo.
Quanto à sempre polémica questão LCD-Plasma, na minha opinião o plasma continua na frente.
Tem ainda o problema de potencial burn-in, mas claro, nada é perfeito.
Concordo com a necessidade de calibrar, ou mais simples e quase tão bom, optar por uma TV já pré-calibrada com THX. Por exemplo, as Panasonic de 2010.
Uma nota final... atenção que os plasmas Pio têm fama, e proveito, de óptimas cores e negros, o que possivelmente vai tornar dificil a escolha de uma nova TV, que nesses parametros podem ser piores.
Horsound- utilizador iniciado
- Número de Mensagens: 36
Ocupação: Pensador
Pontos/Reputação: 36
ricardo felisberto (Qua 15 Dez - 17:05) escreveu:paulo_m escreveu:
...
(eu tenho uma Samsung LED de 46" com dois meses e li que para esse modelo há 8 variedades diferentes devido ao uso de paineis de diversas origens e com prestações significativamente diferentes).
Paulo
Duvido muito do que está acima. Bem sei que não será de tua autoria e que o deves tê-lo lido em qualquer lado, mas simplesmente acho dificilimo que algum fabricante - mesmo o chinoca mais manhoso - use para o mesmo modelo, paineis de diversas origens. Oito então é inacreditável.
Nota que para qualquer mudança de electrónica (painel, scaler, interpolador, ...) basta ao fabricante mudar um letra ou numero e tens novo modelo. Não é à toa que a Samsung (e a sony, philips, lg, ..., etc) tem para uma mesma diagonal, n modelos de TVs (4 ou 5).
Essa história dos paineis duvido que seja verdadeira... até porque a Samsung é um dos poucos produtores de paneis que existem...(Samsung, LG, Panasonic, Pioneer e pouco mais...)
ou seja, a samsung é um fornecedor de painéis... e não o contrário...
fornecem a Sony por ex....

Joao Paulo- Membro Audiopt

- Número de Mensagens: 500
Pontos/Reputação: 734
SergioRZ (Qua 15 Dez - 13:51) escreveu:Sim a diferença é bastante grande, também tenho os meus monitores (PC) calibrados com um colorímetro (spider) e respectivo SW (isto é coisa de pessoal que gosta de fotografia não é Sr. onga-ku hehehehe) ...
ora aí está.

onga-ku- Equipa Audiopt - Colaborador

- Número de Mensagens: 2614
Interesses: Música, fotografia, cozinha, viagens
Pontos/Reputação: 4072
Tenho falado com várias pessoas... e ninguém se queixa de retenção de imagem nos seus plasmas. Três utilizadores com consolas de jogos e crianças em casa, dizem não ter qualquer tipo de problema com os seus plasmas. Não são plasmas "actuais", mas são mais recentes do que o meu. E todos são Panasonic...
Será que os Panasonic são de facto muito mais resistentes ao fenómeno do que os Pioneer da geração do meu eram (o meu foi o último de 43" da Pioneer acho eu, já tem uns anos)?
Se isso for mesmo assim, epah... então não terei grandes dúvidas em avançar para um plasma Panasonic 46 ou 50"... mas tenho de "viver descansado" quando estiver a jogar PS3 ou a minha filha a ver o Panda durante horas...
Enfim, quanto mais falo e pesquiso mais baralhado fico
Será que os Panasonic são de facto muito mais resistentes ao fenómeno do que os Pioneer da geração do meu eram (o meu foi o último de 43" da Pioneer acho eu, já tem uns anos)?
Se isso for mesmo assim, epah... então não terei grandes dúvidas em avançar para um plasma Panasonic 46 ou 50"... mas tenho de "viver descansado" quando estiver a jogar PS3 ou a minha filha a ver o Panda durante horas...
Enfim, quanto mais falo e pesquiso mais baralhado fico
Joao Paulo escreveu:
Essa história dos paineis duvido que seja verdadeira... até porque a Samsung é um dos poucos produtores de paneis que existem...(Samsung, LG, Panasonic, Pioneer e pouco mais...)
ou seja, a samsung é um fornecedor de painéis... e não o contrário...
fornecem a Sony por ex....
![]()
Acho que os 8 seriam em outra marca que andei a investigar e confundi com Samsung. Sobre esta última, usa pelos menos 3 tipos de painel nas TVs de 2010, ditos A, C e S. Só o S é o construído pela Samsung; os outros são "subcontratados". Cada um deles tem vantagens e desvantagens.

paulo_m- utilizador dedicado

- Número de Mensagens: 246
Ocupação: VP Software Dev, Thomson Reuters
Interesses: Música, Composição, Matemática, Física, Filosofia
Pontos/Reputação: 448
Ontem andei a vê-los nas grandes superfícies.... de uma forma geral os LCD estão muito melhores do que á 3 ou 4 anos atrás. Parecem-me toleráveis 
Uma demo de um LED samsung com o BR do Avatar deixou-me muito bem impressionado. Acho que vou avançar para um destes modelos:
UE46C6530
UE46C6000
UE46C7000
UE55C7000
Naturalmente a TV de 55" é bem mais cara (salvo erro 2500 euros PVP aí nas grandes superfícies) mas também significaria um salto "sério" de tamanho em relação às 43" actuais...
Agora o problema é como encontrar um painel com pouco "clouding" ou "bleeding"... o que li nos forums internacionais deixou-me preocupado
Uma demo de um LED samsung com o BR do Avatar deixou-me muito bem impressionado. Acho que vou avançar para um destes modelos:
UE46C6530
UE46C6000
UE46C7000
UE55C7000
Naturalmente a TV de 55" é bem mais cara (salvo erro 2500 euros PVP aí nas grandes superfícies) mas também significaria um salto "sério" de tamanho em relação às 43" actuais...
Agora o problema é como encontrar um painel com pouco "clouding" ou "bleeding"... o que li nos forums internacionais deixou-me preocupado
Já viste os plasmas da Samsung? Tenho o PS50C7000 e acho-o fantástico. Gosto mais da imagem deste plasma a 50" do que a imagem dos LCDs-LED de 40".
E fica mais barato do que os LED.
E fica mais barato do que os LED.

VilaSound- Profissional
- Número de Mensagens: 111
Pontos/Reputação: 188
Página 1 de 2 • 1, 2 
Tópicos similares» Assim um bocadinho desiludido com o Blu-Ray...
» Quem me dera pintar assim
» SSP Imola: Assim se faz história
» [Luisinho] - ASSIM ME DESPEÇO
» Meio... Meio Assim, Meio Psicopata ! [Quest para Todd]
» Quem me dera pintar assim
» SSP Imola: Assim se faz história
» [Luisinho] - ASSIM ME DESPEÇO
» Meio... Meio Assim, Meio Psicopata ! [Quest para Todd]
Página 1 de 2
Permissão deste fórum: