Novo Rega DAC
Página 1 de 2 • Compartilhe •
Página 1 de 2 • 1, 2 
12122010
Novo Rega DAC
Novo Rega DAC

O novo Rega DAC já saiu no Reino Unido, mais informações em http://www.rega.co.uk/index2.htm
Tradução de Inglês para Português, texto original pode ser lido no link acima.
DAC
Maximize o potencial do seu áudio digital.
O Rega DAC é um 16/20/24-bit em 32kHz a 192kHz conversor digital-analógico incorporando uma versão melhorada do circuito de Rega projetado. Desenvolvido para ser simples de configurar e usar, o DAC Rega é projetado para otimizar o desempenho de um canal PCM duas fontes de áudio digital, tais como um PC ou dispositivo de CD player de streaming.
Com o DAC / portátil e o MAC agora amplamente aceitas como meios confiáveis para o armazenamento e streaming de música. O uso de arquivos sem perda de qualidade, tais como WAV, FLAC e ALAC oferecem desempenho por meio do DAC igual e em alguns casos melhor do que o CD do livro vermelho.
Instalado em um de alumínio personalizado e caixa em aço e com um par de Wolfson DAC CI's, 5 selecionável pelo usuário filtros digitais, duas entradas isoladas co-axial, duas entradas Toslink SPDIF e uma entrada USB isolada. O DAC Rega é projetado e construído para realizar muito acima da sua classe.
Tecnologia
O estágio de entrada inclui um receptor digital Wolfson com um alto clock jitter de baixa estabilidade. O receptor eo PLL têm suas próprias fontes de alimentação dedicada. A etapa de DAC é composto por um par de conectados em paralelo Wolfson WM8742 DAC, que são conduzidos através de um estágio de buffer, o que garante a integridade dos dados que estão sendo alimentados à IC DAC é semelhante ao arranjo utilizado na Isis (CD player Rega refrerence) . Grande cuidado foi tomado para eliminar o ruído gerado pelo PC e outras fontes de entrada. Durante esse desenvolvimento foi identificado como um grande problema com o CAD muitos no mercado hoje.
O amplificador de saída emprega um feedback diferencial discreta de múltiplos de amplificadores e filtros de saída, com alta freqüência de corte para uso com maiores taxas de amostra. Decidimos não usar um conversor de taxa de amostragem eo processamento dos dados na taxa de amostragem de entrada, que mantém o processamento de sinais a um mínimo. Jitter foi minimizada pela sincronia de relógio digital com os dados do nosso receptor PLL (removendo qualquer tremor a partir do sinal de entrada).
Todos os capacitores associados com o percurso do sinal analógico são Nichicon FG contornada com capacitores de poliéster MMK e baixa impedância de capacitores de polímeros condutores são usados para dissociar a DAC. A fonte de alimentação utiliza um transformador toroidal, rápido retificador diodos e capacitores novamente Nichicon FG. Existe uma fonte de alimentação para o microcontrolador de controle, em separado dos estágios digital e analógica de áudio. especial atenção ao controle IC inter sinais de assegurar o controle de ruído de dados é mantida a um mínimo.
LCD Samsung LE37S62B + WD TV Live Hub + Marantz DV6600
Thorens TD160MKII + Rega Bias +Norbert c/ regulação RIAA
Fonte: Pioneer PD-S703 / Philips CD 207
Amplificador: Classic 16.0 / Antique Sound Lab MG-PPSL6 + Antique Sound Lab AQ-2004
Colunas: Davis Acoustics Stentaure LE + Straightwire Waveguide 8
Filtro de Sector DIY
Sennheiser HD205

Paulo André- Equipa Audiopt - Admin.

- Número de Mensagens: 5424
Ocupação: Ferroviário
Interesses: Audio DIY
Pontos/Reputação: 3046
Tópicos similares» Novo associado
» Novo Crater
» Novo e retornando dbzunion
» Novo cachorrinho do tio Rick!!
» Pavê de bombom para começar bem o novo ano
» Novo Crater
» Novo e retornando dbzunion
» Novo cachorrinho do tio Rick!!
» Pavê de bombom para começar bem o novo ano
Novo Rega DAC :: Comentários
Felizmente a Rega liga mais ao conteúdo, i.e., ao que está dentro da (s) caixa (s) do que ao "aluminio"... não tenho dúvidas de que será mais um excelente produto da Rega, como é apanágio da marca!
Acabei de falar com a AudioTeam o valor será aproximadamente 660€, mas ainda não existem equipamentos para entrega.
vfarias escreveu:Felizmente a Rega liga mais ao conteúdo, i.e., ao que está dentro da (s) caixa (s) do que ao "aluminio"... não tenho dúvidas de que será mais um excelente produto da Rega, como é apanágio da marca!
O "conteúdo" mais importante hoje em dia é a eficiência do relógio.
E neste caso a Rega parece ter descurado a necessidade de um reclocking assíncrono para uma redução eficiente do jitter na ligação USB.
Esperemos pela publicação das medições.
Apenas a título de curiosidade aqui ficam as medições do Rega Apollo.
http://www.stereophile.com/content/rega-apollo-cd-player-measurements
Parece-me a mim que a ligação USB não é de todo relevante, a meu ver talvez nem fizesse muito sentido disponibilizar este tipo de interligação.
http://www.stereophile.com/content/rega-apollo-cd-player-measurements
Parece-me a mim que a ligação USB não é de todo relevante, a meu ver talvez nem fizesse muito sentido disponibilizar este tipo de interligação.
Fica aqui a review do Rega DAC na ultima versão da Tone Audio
http://www.valeriopaulo.com/TA_034_Rega%20DAC.pdf (clicar com o lado direito do rato e Save as ou Save target as) 20MB
http://www.valeriopaulo.com/TA_034_Rega%20DAC.pdf (clicar com o lado direito do rato e Save as ou Save target as) 20MB
vfarias escreveu:Parece-me a mim que a ligação USB não é de todo relevante, a meu ver talvez nem fizesse muito sentido disponibilizar este tipo de interligação.
Ao nível do jitter penso que o desempenho está dentro daquilo que é normal esperar de um leitor de CDs.
A intensidade da segunda harmónica e a atenuação nos extremos da gama de frequências são ligeiras mas podem contribuir para uma sonoridade mais para o cheia que por vezes se designa por analógica.
vfarias escreveu:Parece-me a mim que a ligação USB não é de todo relevante, a meu ver talvez nem fizesse muito sentido disponibilizar este tipo de interligação.
Posso estar enganado mas julgo que 90% dos utilizadores de DAWs (digital audio PC workstation) ligam os seus computadores a um DAC através da saída USB.
Posso estar enganado mas julgo que 90% dos utilizadores de DAWs (digital audio PC workstation) ligam os seus computadores a um DAC através da saída USB.
Onga, sem querer desviar-me muito do âmbito, não estás equivocado, eu sou um desses utilizadores, mas neste caso, não podemos baralhar as coisas, uma coisa é produção Audio outra coisa é melomania/ audiofilia. Não são indissociaveis, e pode-se efectivamente usar o DAC na reprodução/ saída do que gravas no PC, mas são universos que se complementam, não se sobrepoem um ao outro. Eu tenho a saída do meu M-audio (abaixo indicado) no Rega Cursa/ Maia e oiço/ misturo as gravações que faço através do meu sistema, apesar de também ter um par de monitoras activas.
No meu setup DAW, para além do Cubase e do Ableton, uso o Fast Track Pro da M-Audio (USB).
http://www.m-audio.com/products/en_us/FastTrackPro.html
http://www.digimusica.pt/index.php?modulo=maxshop&action=produto&id=2778&cat=30&lang=pt (preço)
Tenho também um pré ao qual modifiquei a valvula de origem (made in china) por valvula Sovtek, para os meus teclados, mas também baixo, guitarra e micros. http://www.artproaudio.com/products.asp?id=1&cat=1&type=79. Já gravei várias maquetes com muita qualidade no setup que tenho (o M-audio surpreendeu-me pela positiva) e passar o meu trabalho pelo Rega DAC era excelente, disso não tenho dúvidas... mas usar a saída directamente por USB... talvez
ou talvez usasse uns bons cabos Interconnect para a saída...
Ilustres,
ontem tive a feliz oportunidade de fazer uma audição ao Rega DAC na AudioTeam, e tal como prometi vou colocar aqui as minhas impressões inloco do equipamento.
Como pequeno enquadramento penso que é importante referir que, quando falamos de Audio Digital, muito do processamento do sinal digital está relacionado com a sua capacidade de computação e por isso directamente relacionado com o chipset. Existem DAC's que efectuam o decoding e filtragem através de software, mas na maioria dos casos é o chip (DAC), tweaks no circuito analógico e a fonte que determinam o resultado final, dai a importância que estes equipamento tem vindo a adquirir nos últimos tempos. O Rega DAC não faz upsampling, tal como o Rega Saturn e Isis.
O circuito de buffer é partilhado com todos os leitores de CD's Rega.
Efectuamos as audições não com equipamento de referência, mas optamos por usar um setup que será comum à maioria das pessoas, i.e., 1 amplificador integrado+ 2 leitor de CD's+ Portatil+ Colunas, a saber:
Amplificador Integrado: Rega Mira
Leitores de CD: Rega Apollo e Rega Saturn
Colunas: Rega RS3
Portátil: Dell E5400
Cabos interconnect e coaxial: QED
Antes de mais uma ressalva: não "cozinhamos" este setup com o objectivo de sermos tendenciosos, ou com o objectivo de provar o que quer que seja, e efectivamente podíamos te-lo feito com qualquer outro equipamento, mas a ideia foi a de ter feedback de um sistema de entrada de gama. Neste momento era o DAC que estava a ser avaliado.
Iniciei as audições com o meu Dell E5400 a servir de fonte ligado por USB. Tinha vários registos FLAC e WAV, i.e., formatos lossless, que variaram desde Jazz à musica erudita incluindo algumas gravações audiófilas, também disponíveis nestes formatos. A Rega optou por não disponibilizar alta resolução através de USB, mantendo os 16 bits/ 48k como data rate máximo. Uma funcionalidade interessante é a possibilidade de escolher filtros consoante as frequências em audição, sendo que a posição 1 será para 32/ 44.1/ 48k e a 3 para samples rates mais elevados.
Voltando ao USB. O som dos FLAC que havia retirado da Internet (Avaxhome - secção Audiophile), revelou as diferenças nas diferentes formas de ripping e dos registos que, um após outro, coloquei em audição. Tinha também ficheiros WAV que retirei (são free) do site da LessLoss. Honestamente, a culpa terá sido em grande parte das gravações, mas continuei curioso quanto ao resultado final. Aqui não existiram milagres. Os ficheiros WAV soaram muito bem, enquanto que os FLAC... nem por isso. Neste o som aparecia relativamente fechado, pouco espacial e pouco difuso. (Inclui também nesta lista para audição, algumas gravações que produzi no meu estúdio caseiro e soaram também muito bem, leia-se, já depois de toda a componente de mistura feita)
Depois passamos para os testes com os leitores de CD. Existem já posts que abarcam um pouco esta discussão, i.e., de que o Rega DAC será um excelente upgrade para o Apollo, ficando com um "Saturn" inhouse, mas ao que parece o Rega DAC destina-se também ao Saturn. Utilizamos os inputs coaxiais, os inputs digitais, a partir do Rega Apollo e do Saturn, com e sem DAC para perceber as diferenças. Foram 2 horas bem passadas. O DAC excede-se. Os instrumentos acústicos soam naturais e com uma firmeza impressionantes.
Para ser o mais straightfoward possível, os melhores resultados foram obtidos com o Rega Apollo e usando a ligação coaxial. No óptico o espectro sonoro e o palco perdem nitidamente alguma presença e afirmação, para além de algum detalhe. O Apollo ganhou não só presença e afirmação mas foi notório o incremento de qualidade a todos os níveis e gamas de frequência. A apresentação das vozes femininas e contrabaixo excedeu as minhas expectativas presenteando-me com uma gama média fantástica. Honestamente o Rega Saturn fica melhor sozinho e percebi ontem as diferenças comparativamente ao Apollo, que ganha outra vida outra dimensão. O Saturn apresenta um som mais difuso, um palco impressionante e um detalhe absolutamente incrível. Com o DAC o Apollo ganha consistência e uma sonoridade quase que se poderia dizer +live mas diferente do Saturn, não se enganem... não é adquirindo um DAC para um Apollo que de repente passaremos a ter um Saturn.
Em suma, o DAC excede-se a si mesmo e os seus pontos fortes não são ofuscados pela falta de uma porta USB de alta resolução.
Tem tudo para ser um sucesso. Eu gostei. É agnóstico o suficiente para ter lugar em qualquer sistema, seja ele de entrada de gama seja ele um sistema mais bem composto.
A título de curiosidade um link sobre os DAC's da Wolfson:
http://www.wolfsonmicro.com/documents/uploads/misc/en/Ultra_High_Performance_DAC_whitepaper.pdf
Honestamente espero que o meu contributo tenha ajudado quem ainda não teve a oportunidade de efectuar uma audição a este equipamento.
Obrigado.
ontem tive a feliz oportunidade de fazer uma audição ao Rega DAC na AudioTeam, e tal como prometi vou colocar aqui as minhas impressões inloco do equipamento.
Como pequeno enquadramento penso que é importante referir que, quando falamos de Audio Digital, muito do processamento do sinal digital está relacionado com a sua capacidade de computação e por isso directamente relacionado com o chipset. Existem DAC's que efectuam o decoding e filtragem através de software, mas na maioria dos casos é o chip (DAC), tweaks no circuito analógico e a fonte que determinam o resultado final, dai a importância que estes equipamento tem vindo a adquirir nos últimos tempos. O Rega DAC não faz upsampling, tal como o Rega Saturn e Isis.
O circuito de buffer é partilhado com todos os leitores de CD's Rega.
Efectuamos as audições não com equipamento de referência, mas optamos por usar um setup que será comum à maioria das pessoas, i.e., 1 amplificador integrado+ 2 leitor de CD's+ Portatil+ Colunas, a saber:
Amplificador Integrado: Rega Mira
Leitores de CD: Rega Apollo e Rega Saturn
Colunas: Rega RS3
Portátil: Dell E5400
Cabos interconnect e coaxial: QED
Antes de mais uma ressalva: não "cozinhamos" este setup com o objectivo de sermos tendenciosos, ou com o objectivo de provar o que quer que seja, e efectivamente podíamos te-lo feito com qualquer outro equipamento, mas a ideia foi a de ter feedback de um sistema de entrada de gama. Neste momento era o DAC que estava a ser avaliado.
Iniciei as audições com o meu Dell E5400 a servir de fonte ligado por USB. Tinha vários registos FLAC e WAV, i.e., formatos lossless, que variaram desde Jazz à musica erudita incluindo algumas gravações audiófilas, também disponíveis nestes formatos. A Rega optou por não disponibilizar alta resolução através de USB, mantendo os 16 bits/ 48k como data rate máximo. Uma funcionalidade interessante é a possibilidade de escolher filtros consoante as frequências em audição, sendo que a posição 1 será para 32/ 44.1/ 48k e a 3 para samples rates mais elevados.
Voltando ao USB. O som dos FLAC que havia retirado da Internet (Avaxhome - secção Audiophile), revelou as diferenças nas diferentes formas de ripping e dos registos que, um após outro, coloquei em audição. Tinha também ficheiros WAV que retirei (são free) do site da LessLoss. Honestamente, a culpa terá sido em grande parte das gravações, mas continuei curioso quanto ao resultado final. Aqui não existiram milagres. Os ficheiros WAV soaram muito bem, enquanto que os FLAC... nem por isso. Neste o som aparecia relativamente fechado, pouco espacial e pouco difuso. (Inclui também nesta lista para audição, algumas gravações que produzi no meu estúdio caseiro e soaram também muito bem, leia-se, já depois de toda a componente de mistura feita)
Depois passamos para os testes com os leitores de CD. Existem já posts que abarcam um pouco esta discussão, i.e., de que o Rega DAC será um excelente upgrade para o Apollo, ficando com um "Saturn" inhouse, mas ao que parece o Rega DAC destina-se também ao Saturn. Utilizamos os inputs coaxiais, os inputs digitais, a partir do Rega Apollo e do Saturn, com e sem DAC para perceber as diferenças. Foram 2 horas bem passadas. O DAC excede-se. Os instrumentos acústicos soam naturais e com uma firmeza impressionantes.
Para ser o mais straightfoward possível, os melhores resultados foram obtidos com o Rega Apollo e usando a ligação coaxial. No óptico o espectro sonoro e o palco perdem nitidamente alguma presença e afirmação, para além de algum detalhe. O Apollo ganhou não só presença e afirmação mas foi notório o incremento de qualidade a todos os níveis e gamas de frequência. A apresentação das vozes femininas e contrabaixo excedeu as minhas expectativas presenteando-me com uma gama média fantástica. Honestamente o Rega Saturn fica melhor sozinho e percebi ontem as diferenças comparativamente ao Apollo, que ganha outra vida outra dimensão. O Saturn apresenta um som mais difuso, um palco impressionante e um detalhe absolutamente incrível. Com o DAC o Apollo ganha consistência e uma sonoridade quase que se poderia dizer +live mas diferente do Saturn, não se enganem... não é adquirindo um DAC para um Apollo que de repente passaremos a ter um Saturn.
Em suma, o DAC excede-se a si mesmo e os seus pontos fortes não são ofuscados pela falta de uma porta USB de alta resolução.
Tem tudo para ser um sucesso. Eu gostei. É agnóstico o suficiente para ter lugar em qualquer sistema, seja ele de entrada de gama seja ele um sistema mais bem composto.
A título de curiosidade um link sobre os DAC's da Wolfson:
http://www.wolfsonmicro.com/documents/uploads/misc/en/Ultra_High_Performance_DAC_whitepaper.pdf
Honestamente espero que o meu contributo tenha ajudado quem ainda não teve a oportunidade de efectuar uma audição a este equipamento.
Obrigado.
Uma pequena duvida..
Se tiver o pc ligado a isso e a ver um dvd (em stereo) o Dac porta-se bem?? qual
é a conversao??
Se tiver o pc ligado a isso e a ver um dvd (em stereo) o Dac porta-se bem?? qual
é a conversao??
Honestamente não foi o ambito dos nossos testes mas acredito que não defraude nas expectativas...
vfarias escreveu:Honestamente não foi o ambito dos nossos testes mas acredito que não defraude nas expectativas...
Já gora outra duvida, entao e em relação a formatos de alta resolução, este dac nao consegue ler certo???
Página 1 de 2 • 1, 2 
Permissão deste fórum: