Construção de amplificador a válvulas

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: Construção de amplificador a válvulas

Mensagem  Joao Paulo em 11/2/2011, 14:11

vfarias escreveu:

Logo que possa vou querer um destes para mim. Decidi montar um 2º sistema.

Isso é amp para custar quanto ?

Joao Paulo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens: 500
Pontos/Reputação: 734

Mensagem  vfarias em 11/2/2011, 14:14

Não sei... vou saber no Domingo... sei que leva 2-3 meses a construir. A pessoa em questão está a preparar um pré-amplificador.

Audiolab, Mission, Polk Audio & Waterfall
Creek & Epos

vfarias
Profissional

Número de Mensagens: 518
Ocupação: Engº Sistemas
Interesses: Musica, Aikido, Fotografia...Filhote
Pontos/Reputação: 691

http://myaudiophilestore.eu/

Mensagem  vfarias em 14/2/2011, 15:21

Parte III - Amplificador a válvulas emprestado - O Sonho.

Pois é, foi este fim de semana que, com muita pena minha, me despedi do amplificador a válvulas. Não é um completo adeus, antes um até breve visto que decididamente pretendo adquirir um. Foi mais um sábado dedicado a audições, desta feita acompanhado pelo meu cunhado, também ele um Regaómano.

Não vou listar o que ouvimos em 3 horas de puro deleite e prazer, mas tentamos testar todo o tipo de gravações com variados espectros musicais, desde o rock ao jazz passando do folk à musica erudita. O resultado foi no minimo surpreendente. Fiquei fã. Mas como o respectivo amplificador, custa aproximandamente 3000€, a montagem de um segundo sistema ficará para outras núpcias, leia-se, quando tiver "tempo" para um investimento desta natureza.

Terei o dito cujo mais uns tempos em casa para uma sessão fotográfica das suas entranhas.
Já foram feitos testes cegos com este amplificador há algum tempo, e segundo me disse o respectivo construtor bateu-se com bravura e distinção com referências de outrora, como Quad's e afins.

A boa noticia é que ele equaciona a produção mais ou menos em serie deste equipamento para breve... Bem haja pelo seu empreendorismo e capacidade.

Audiolab, Mission, Polk Audio & Waterfall
Creek & Epos

vfarias
Profissional

Número de Mensagens: 518
Ocupação: Engº Sistemas
Interesses: Musica, Aikido, Fotografia...Filhote
Pontos/Reputação: 691

http://myaudiophilestore.eu/

Contrui o meu agora

Mensagem  asoares em 19/3/2012, 11:14

Ora andava eu nas minhas buscas na net e vim parar a este topico.
Acabei agora de construir o meu primeiro amplificador a valvulas e caso alguém esteja interessado acho que é um optimo primeiro projecto - desculpem o P mas não uso o (des)acordo ortográfico porque me irrita
Não é mais que um simples Single Ended em modo triodo usando uma PCL86 por canal. Dá uns 2 Watts por canal -embora com as válvulas pareça sempre mais- e desconfio que vou ter de fazer outro para o meu irmão quando ele o ouvir tocar. E ainda mais quando souber que as PCL86 na niposom custam a fabulosa quantia de 1Eur já com iva Laughing
Os transformadores de saída fui eu que os fiz após muito calculo e algumas dores de costas mas maior parte do material saiu da minha sucata no sotão pelo que me ficou bem barato. Para primeiro amplificador a valvulas não se pode pedir mais não é? Meti-lhe um 'extra' com um sistema temporizado para ligar os anodos só quando os filamentos já estiverem quentes e agora está em testes.

Se o tagus ainda estiver interessado em ajuda quanto à construção e fontes de materiais posso dizer que ainda há algumas coisas.
O material electronico ainda se consegue arranjar apesar das casas de material estarem a desaparecer rapidamente. Qualquer dia só a Dimofel é que fica e temos de ir lá para comprar uma resistência....
Quanto a transformadores há algumas opções:
-Li algures que a Retralihas em lisboa pode bobinar transformadores de acordo com as especificações que forem pedidas mas não faço ideia do preço.
-Hammond 125 *SE - São bons pois estas novas versões já trazem 'Air Gap'. É o transformador de saída mais vendido no mundo para SingleEnded. Mas existem para push-pull também. O * é substituido por a,b,c,d,e conforme a potênca. São mais ou menos universais porque se pode adaptar a várias impedancias de primário e de secundário. Não se fiem nas especificações da largura de banda ser de 100 a 15000Hz (-1dB) porque é bem melhor. Isso é à potencia máxima porque em funcionamento normal é mais extensa. Conseguem-se por 30 a 45Eur cada pela net. Para mim o de melhor valor é o 125CSE (8w) por 33eur na Antique Electronic Euply (acho que são mais 12 de portes e vem de dentro da UE)
-Novarria- Feitos em italia e com uma altissima qualidade. Além disso são baratissimos e tão bons como os sowter e companhia (para mim). Podem ser encomendados pela Net -nuova electronica novarria- e só para terem uma ideia um transformador para Single Ended de 12W para 4 e 8 ohms fica por 29eur na versão base. Outros acabamentos são mais caros. Ainda estou a ver se mos mandam por correio normal porque pediram-me 32Eur de portes... Mesmo assim são um excelente negócio. E fazem de encomenda também com especificações a pedido. O site é todo em italiano mas eles também respondem em inglês aos mails.
-Edcor- Feitos na america e com muito boas criticas em relação à qualidade. São baratos de base e com o facto de o dolar valer menos que o euro o preço final é bem convidativo. Não sei é que taxas alfandegárias são aplicadas quando cá chegarem. Mesmo assim talvez compensem. só têm é secundários unicos (só 4 ou só 8 ohms) o que melhora a qualidade de som mas diminui a flexibilidade das montagens. E têm uma cor azul linda de morrer; mas a tinta não toca Very Happy
-Edonion- Feitos em portugal e segundo consta com uma excelente qualidade de som. A página é bem convidativa e respondem a todas as perguntas sendo excepcionais em disponibilidade. Quando montar mais um amplificador a valvulas ou melhorar o que acabei agora provavelmente passará a ser equipado com eles. São relativamente acessiveis, de altissima qualidade e sempre é nosso. E acrescento que são feitos por quem sabe e tem paixão pela alta-fidelidade. Até me responderam a um domingo e de uma forma que não deixa margem para duvidas.
Depois para desenrascar há 2 opções que não são hi-fi mas assim mais ai-ai Laughing
A antique electronic suply tem um PT31 que custa 13eur mas acho que os portes deles são estupidamente altos o que o põe ao preço de um BOM transformador.
A RS online tem um a 20eur mas não faço ideia dos portes porque não há essa informação no site. Pedem logo o numero do cartão de crédito antes de avançar mais

Espero ter ajudado e desculpem pelo testamento. Depois meto uma fotos do meu menino aqui se quiserem

asoares
utilizador iniciado

Número de Mensagens: 22
Ocupação: Enfermeiro
Interesses: Aquariofilia, Aeromodelismo, Restauro Automóvel, Modelismo estático, musica (ouvir e tocar) e mais coisas
Pontos/Reputação: 44

Mensagem  Orion em 19/3/2012, 18:04

Excelente tópico, carregado de boas experiências dispares que vão num mesmo sentido... a carolice peleo áudio eo almejar a algo mais. É assim mesmo que o áudio tem de ser vivido. Concordo com a filosofia e com a paixão que a move. Jeito é que não tenho nenhum, mas admiro o empreendorismo de quem o tenha e quem consiga contrariar o referido elitismo que, também eu concordo, cada vez mais existir e que, tem minado o áudio, na sua essência.

Um bem-haja pelo espírito e pela alma empreendedora, que é o que faz promover o melhor do DIY Wink .

Orion
Equipa Audiopt - Admin.
Equipa Audiopt - Admin.

Número de Mensagens: 4208
Ocupação: escutophilia
Interesses: so many
Pontos/Reputação: 2215

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: