O pseudo-sistema do thendless

Ir em baixo

O pseudo-sistema do thendless

Mensagem  thendless em 8/11/2010, 19:19

Há meio-ano atrás, por influência deste e outros fóruns, decidi investir algum dinheiro num sistema de som. Até essa data, a minha experiência 'sonora' resumia-se a um mini hi-fi Sony adquirido à uma dúzia de anos atrás com um dos meus primeiros salários e ao inevitável iPod.

Após alguma investigação optei por adquirir um Rega P3/24 alimentado por um amplificador integrado Rotel RA1520. Para auscultação adquiri (e aqui provavelmente vão-se rir) uns auscultadores Grado GS1000, em segunda-mão mas em excelente estado. A razão pela qual na altura não optei pela aquisição de colunas foi meramente prática: a sala-de-estar está continuamente ocupada pelos membros da família, que não partilham o mesmo gosto pela música e essa própria sala está interligada com a cozinha, numa espécie de dois em um, com toda a barulheira a ela inerente. Por outro lado tinha algum receio em perturbar os vizinhos, pessoas já idosas, que provavelmente nem se iriam queixar, mas pronto...mania minha. Razz

Dito isto, o sistema (?) actual tem-me dado muito prazer, é seguramente o melhor que já possuí- sou capaz de escutar dois ou três álbuns de uma ponta à outra sem cansaço - mas queria, confesso que motivado pela sensação de que estou a perder algo restringindo-ne ao que uso actualmente, transportar o sistema para uma outra sala e consequentemente adquirir o material que me falta: colunas e cabos.

Sei que não há nada como escutar as colunas em casa, no nosso próprio espaço, com o nosso equipamento, mas antes de iniciar a demanda, agradecia, se possível, conselhos em relação às seguintes dúvidas que pairam na minha cabeça:

i) a sala onde vou colocar o sistema é grande, mas estarei relativamente perto das colunas, pelo que género de colunas devo optar: monitoras ou full-range?

ii) tendo em conta os componentes actuais do sistema - Rega P3/24 e Rotel RA1520 - e o tipo de música que escuto preferencialmente - Radiohead, Pink Floyd, Sigur Rós, por aí - há algum tipo ou marca de fabricantes de colunas na qual devo concentrar a busca ?

iii) em relação aos cabos, o que escolher? Não coloco em causa a sua influência, mas como novato e como tal facilmente impressionável, existem opções "seguras"?

iv) conhecem lojas que comercializem este tipo de material em Coimbra?

Por último tinha previsto um orçamento na ordem dos 2000€ para colunas e cabos, mas esse valor é flexível. Não tenho problema em comprar em segunda-mão.

Antes de vir aqui sondei a internet, procurei por possíveis combinações, li reviews desses equipamentos, mas como seria de esperar as opiniões contraditórias abundam e o meu analfabetismo audiófilo não ajuda à compreensão das mesmas.

Desde já o meu obrigado. Uma vez efectuadas as opções farei por actualizar convenientemente este tópico.

thendless
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 70
Pontos/Reputação : 123

Re: O pseudo-sistema do thendless

Mensagem  Fernando Novais em 8/11/2010, 19:47

Boas thendless lol!

Quanto ao ao ponto:

I) Na minha opiniao, deverá optar por umas monitoras. Sendo o espaço de audiçao entre si e as colunas mt curto, teria em atençao às monitoras que adquirir Wink
II) Tente comprar umas colunas que casem bem com o Rotel Very Happy
III) Quanto aos cabos, existe mt coisa boa a preços simpaticos e claro coisas boas a preços altos, isso depois depende da sua carteira Very Happy
IV) Neste nao sei, mas penso k existe um loja da especialidade em Coimbra. mas nao tenho a certeza Embarassed

Antes de comprar alguma coisa, oiça e oiça, nao tenha vergonha de estar a chatear o vendedor Very Happy ele está lá para isso mesmo lol!

Cumprimentos
Fernando Novais
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 2643
Ocupação : Funcionario Publico
Interesses : Musica/Cinema/Vespas
Pontos/Reputação : 1762

Mensagem  mn61 em 8/11/2010, 20:00

Caro thendless

Tambem sou da mesma opinião que o Fernando, optaria por monitoras!!!
Eu sou suspeito, porque se tivesse essa verba para gastar num par de colunas e nuns cabos, ia buscar umas ProAc D15 que vi à venda por 1300€(usadas) e ainda sobrava para uns cabos Nordost....no seu caso, talvez umas 110 Studio.

No Porto sei que a Imaacustica vende as ProAc, em Coimbra não sei scratch

....isto era o que eu fazia!!!
mn61
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 3047
Ocupação : Funcionário Autarquico
Interesses : Hi-Fi-Desporto
Pontos/Reputação : 2090

Mensagem  joevalve em 8/11/2010, 20:16

caro thendless

em coimbra podes tentar esta loja (se ainda existir):

http://novacustica.planetaclix.pt/index10.htm

já lá comprei uns cabos em tempos idos.

Como tens problemas de espaço eu optaria por umas colunas monitoras, sugeria-te por exemplo umas Usher S520 se as encontrares em 2ª mão, tocam bem em qualquer lado mesmo encostadas às paredes traseiras:
http://www.usheraudiousa.com/products/loudspeakers/usher-series/s-520-shielded

mas em monitoras há muitas opções no mercado desde a Monitor Audio até às Dali (excelente relação qualidade/preço e são vendidas em matosinhos pela Luz e Som).

http://www.dali.dk/display_content.php/INT/Loudspeakers.html

Se não tiveres problemas de espaço e optares por colunas de chão, há uma panóplia enorme de opções, é tudo uma questão de experimentares em tua casa.

Não acredites em tudo o que lês na internet e nos fazedores de opinião, procura escutar e decidir por ti, um sistema vale o que valer o seu elemento mais fraco. Como eu costumo dizer "o pai da noiva não diz mal da filha" e o hype é uma coisa terrivel que apanha desprevenido os mais incautos.

Procura que o vendedor te disponibilize as colunas e os cabos em tua casa por 3 ou 4 dias para teres a noção de que o som está de acordo com os teus gostos pois na loja é uma coisa, em tua casa pode ser bem diferente. Procura comprar cabos de baixa capacidade para as colunas, o mesmo se aplicando aos IC. Não há "opções seguras" em cabos nem na maioria dos equipamentos audio, como eu costumo dizer "audio não é matemática" e podes à partida ter bons equipamentos que depois de "casados" não toquem bem, por isso OUVIR É FUNDAMENTAL. 2000 euros chegam e sobram para o que queres mas não digas isso ao vendedor senão impinge-te logo material xpto e vem-te logo com a treta de gastar 20% do preço do sistema em cabos, etc etc, com a crise que atravessamos "marralhar é preciso", põe-te fino.

Espero ter ajudado

jose mario

obs: as Proac D15 que te falaram são de chão, eu não as comprava (mas é a minha opinião que vale o que vale)

joevalve
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 1168
Ocupação : as válvulas estão de regresso - há vida para além do hi-fi
Interesses : música de carácter politico
Pontos/Reputação : 1338

https://sites.google.com/site/joevalve/

Mensagem  thendless em 8/11/2010, 20:49

Agradeço a todos. As opiniões que partilharam já me deram pontos por onde me orientar. O difícil, pelo que estou a ver, vai ser encontrar lojas dedicadas nas redondezas, para além das que mencionaram. Em todo o caso, a ver se lá dou um salto, pode ser que tenha sorte. Very Happy

thendless
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  ricardo onga-ku em 8/11/2010, 22:18

thendless escreveu:Sei que não há nada como escutar as colunas em casa, no nosso próprio espaço, com o nosso equipamento, mas antes de iniciar a demanda, agradecia, se possível, conselhos em relação às seguintes dúvidas que pairam na minha cabeça:

i) a sala onde vou colocar o sistema é grande, mas estarei relativamente perto das colunas, pelo que género de colunas devo optar: monitoras ou full-range?

ii) tendo em conta os componentes actuais do sistema - Rega P3/24 e Rotel RA1520 - e o tipo de música que escuto preferencialmente - Radiohead, Pink Floyd, Sigur Rós, por aí - há algum tipo ou marca de fabricantes de colunas na qual devo concentrar a busca ?

iii) em relação aos cabos, o que escolher? Não coloco em causa a sua influência, mas como novato e como tal facilmente impressionável, existem opções "seguras"?

iv) conhecem lojas que comercializem este tipo de material em Coimbra?

Por último tinha previsto um orçamento na ordem dos 2000€ para colunas e cabos, mas esse valor é flexível. Não tenho problema em comprar em segunda-mão.

Caro thendless,

O meu primeiro conselho é que esqueça as reviews, que para além de subjectivas (descrevem não o desempenho ao nível da alta fidelidade mas a forma como agradam ou desagradam ao "crítico") são tendenciosas, isto porque as revistas vivem literalmente da publicidade e das reviews: quem não paga, não tem direito a aparecer ou então leva com uma crítica desfavorável...
Em regra 99% das reviews simplesmente compilam informação publicitária fornecida com o produto e uma história mais ou menos rocambolesca sobre o fabricante e, nos caso de certos "críticos" inspirados, alguns disparates de sua autoria que apenas servem como atestados de ignorância e, por vezes, estupidez (isto para nem falar dos "momentos" de verdadeira desonestidade ou vigarice).

Quanto às suas perguntas; as colunas são a peça do sistema que mais influência tem no som pelo que a sua escolha se torna especialmente importante: interessa que as colunas sejam adequadas à sala e que o amplificador seja capaz de as alimentar correctamente.
O problema das monitoras é o desempenho limitado ao nível do volume de audição e por conseguinte da dinâmica, da gama de frequências ao nível do médio-grave e do grave, e da distorção por intermodulação.
Como tal, e do ponto de vista do desempenho, é sempre preferível optar por colunas de gama completa (full range), excepto quando o espaço é limitado.
A questão é que um grande número de colunas full range foi concebido sem ter em conta o facto de que as salas acentuam o extremo grave e como tal soam demasiado ressonantes, pelo que se deve alguma atenção a este pormenor.

Um orçamento de 2000€ para colunas e cabos é um valor respeitável e como a importância dos cabos está ultra sobre-valorizada proponho que não reserve mais do que 6 ou 7% desse valor para cabos; obtêm-se maiores alterações com a alteração da convergência das colunas do que com qualquer cabo.
Em Coimbra tem a Novacustica onde sugiro que escute as colunas da PSB; analisando as avaliações técnicas publicadas na Stereophile pode-se antecipar um desempenho muito equilibrado.
As marcas "clássicas" como a B&W, a ProAc, a Monitor Audio costumam ser escolhas seguras mas atenção que nem todos os modelos ou até gamas têm o mesmo desempenho.
Se conseguir, dê um salto até ao Porto ou a Lisboa onde a oferta é maior.
O vendedor tentará certamente impingir-lhe uns cabos de 300 ou 400€, e compreende-se pois tem de fazer pela vida e nos acessórios as margens são bastante gratificantes, mas mande-o dar uma volta.
O meu último conselho é o seguinte: desconfie sempre de comparações à pressa que envolvam a avaliação de acessórios; as hipóteses de sermos influenciados são monstruosas.

Cumprimentos e boas audições,
onga-ku

P.S.: o vinilsuporter antecipou-se e acabei por escrever praticamente o mesmo mas com outras palavras...

A esses, a credulidade toma o leme da mão da razão
e a mente converte-se num naufrágio."

Thomas Jefferson
ricardo onga-ku
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 2980
Pontos/Reputação : 4662

Mensagem  ricardo onga-ku em 8/11/2010, 22:29

Thomas Jefferson
ricardo onga-ku

Mensagem  mn61 em 8/11/2010, 22:50

Por muita vontade que se tenha em tentar ajudar, é sempre subjectivo, pois os gostos variam de pessoa para pessoa...2000€ é muito dinheiro e acho que deve ouvir bastantes colunas para decidir bem!!!

A opinião que deixei no meu post atrás era o que EU faria com esses 2000€ e não influenciá-lo a comprar.
Como se pôde ver, eu adoro as D15 e o José Mário não, por isso deve sempre ouvir o máx que puder para descobrir qual o som com que mais se identifica.

Mas mantenho que deve optar por colunas monitoras, tendo em conta as condições que descreveu.

Ps: Não tenha pressa em comprar
mn61
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 3047
Ocupação : Funcionário Autarquico
Interesses : Hi-Fi-Desporto
Pontos/Reputação : 2090

Mensagem  thendless em 8/11/2010, 23:08

Sim, eu compreendo a subjectividade que envolve cada preferência. As diferenças de opinião são naturais e esperadas, caso contrário escutávamos todos o mesmo no mesmo equipamento.

Eu fico apenas contente que tantos de vós tenham o tempo e a paciência para me colocar no melhor caminho. Smile

Em relação à questão das monitoras ou full-range o problema é que a sala onde vou colocar o sistema oferece-me algumas hipóteses para a colocação das colunas o que interfere com a distância onde estarei sentado, daí não descartar nenhuma das opções por enquanto.

thendless
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  francisco ferreira em 8/11/2010, 23:23

Segundo o que percebi a sua sala é grande, embora não tenha referido qual a área. Sendo assim penso que deve optar por colunas de chão que normalmente têm mais grave para encher a sala, apesar da distância a que ficar das colunas, as mesmas vão interagir com o volume da sala e dar um som mais cheio e encorpado. Se tiver uma sala até 15 m2 aí deverá ptar por colunas monitoras.
Quanto ás colunas é uma questão de gosto e acima de tudo casarem bem com o amplificador, Sendo assim a melhor opção é ouvir com o proprio amplificador e se possível na sua sala.
Se não quer gastar muito deve optar por comprar usado, hoje em dia com o aparecimento da internet tem muitas possibilidades de fazer um bom negócio, até pode aparecer alguma coisa na sua zona de residência e fazer uma audição prévia na sua sala.
francisco ferreira
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 22
Ocupação : Engº Civil
Interesses : Joging, audio, cinema, Informática.
Pontos/Reputação : 42

Mensagem  ricardo onga-ku em 8/11/2010, 23:33

thendless escreveu:Sim, eu compreendo a subjectividade que envolve cada preferência. As diferenças de opinião são naturais e esperadas, caso contrário escutávamos todos o mesmo no mesmo equipamento.

Eu fico apenas contente que tantos de vós tenham o tempo e a paciência para me colocar no melhor caminho. Smile

Em relação à questão das monitoras ou full-range o problema é que a sala onde vou colocar o sistema oferece-me algumas hipóteses para a colocação das colunas o que interfere com a distância onde estarei sentado, daí não descartar nenhuma das opções por enquanto.

Actualmente o meu ponto de escuta forma um triângulo equilátero de 2 metros de lado com as minhas colunas de 3 vias (woofer de 30cm e 55kg de peso) e o resultado é muito bom.
A escuta em nearfield com as colunas apontadas para as orelhas é a única forma de escutarmos realmente a gravação pois reduz os reflexos das paredes laterais e amplia o atraso com que o som reflectido chega aos nossos ouvidos.
Mas para isso é necessário que a resposta no extremo agudo não sofra de nenhum excesso ou o som será muito desconfortável.

Thomas Jefferson
ricardo onga-ku

Mensagem  thendless em 8/11/2010, 23:43

francisco ferreira escreveu:Se tiver uma sala até 15 m2 aí deverá ptar por colunas monitoras.
Eu sabia que me faltava alguma coisa. A sala tem aproximadamente 30m2.

onga-ku escreveu:Actualmente o meu ponto de escuta forma um triângulo equilátero de 2 metros de lado com as minhas colunas de 3 vias (woofer de 30cm e 55kg de peso) e o resultado é muito bom.
Essa será, se as colunas ficarem no local que tenho em mente, a distância aproximada em relação às mesmas. Tenho a hipótese de as colocar em outros locais da sala, como referi, que aumentarão a distância ao ponto de escuta, mas isso só poderei afirmar com certeza testando.

thendless
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  ricardo onga-ku em 8/11/2010, 23:48

thendless escreveu:
francisco ferreira escreveu:Se tiver uma sala até 15 m2 aí deverá ptar por colunas monitoras.
Eu sabia que me faltava alguma coisa. A sala tem aproximadamente 30m2.

onga-ku escreveu:Actualmente o meu ponto de escuta forma um triângulo equilátero de 2 metros de lado com as minhas colunas de 3 vias (woofer de 30cm e 55kg de peso) e o resultado é muito bom.
Essa será, se as colunas ficarem no local que tenho em mente, a distância aproximada em relação às mesmas. Tenho a hipótese de as colocar em outros locais da sala, como referi, que aumentarão a distância ao ponto de escuta, mas isso só poderei afirmar com certeza testando.

É importante que o eixo do ponto de escuta se situe a igual distância das paredes laterais o que pode ser complicado no caso de um triângulo com 2m de lado em salas de dimensões razoáveis.
No meu caso o que faço é avançar o cadeirão até ao vértice imaginário sempre que pretendo escutar música.

Thomas Jefferson
ricardo onga-ku

Mensagem  manel1 em 9/11/2010, 00:33

Viva

Já quase tudo aqui foi dito mas gostaria de aconselhar que levasse o amplificador consigo aquando das audições, pois a forma como este interage com as colunas é muito importante. As dimensões da sua sala permitem perfeitamente a utilização de colunas de chão, por isso não se sinta limitado ás monitoras.

O tipo de som a que estava habituado através de phones é muito diferente do que vai ouvir através das colunas, tenha isso em atenção quando ouvir a música que espero que leve debaixo do braço, no entanto há coisas que não mudam como a resolução e timbre das vozes e instrumentos, portanto estes dois aspectos da reprodução podem ser directamente comparados com o som que ouvia através dos phones.

A proximidade do ponto de audição ás colunas não é factor limitativo de ordem alguma (sem exageros claro), pelo contrário consegue um melhor palco sonoro (já aqui foi referenciado e muito bem).

Relativamente ás Proac D15, sou também suspeito pois tenho umas e é claro, gosto. Não deixaria no entanto de ouvir umas Dali Ikon 6 que pode ouvir na Luz e Som, ouvi-as este fim de semana e gostei imenso.

manel1
Equipa Audiopt - Moderação
Equipa Audiopt - Moderação

Número de Mensagens : 2062
Ocupação : Electromecanico
Interesses : Música, leitura
Pontos/Reputação : 2463

Mensagem  HUGODM em 10/11/2010, 09:59

O meu conselho é também para apostar numas monitoras de qualidade e com um som que goste. Acho um orçamento exagerado mas cada um sabe da sua carteira e se pode comprar então vai, com certeza, adquirir umas boas colunas.

Em relação aos cabos, qualquer cabo de coluna com uma secção acima de 1,5mm e bem ligado já está bom. Não deve gastar mais de 20€ neste acessório. Eu sei que isto é polémico mas tente fazer um teste a cabos de 1€ o m e de 100€/m e vai ter surpresas.

Boa sorte e depois diga-nos a que conclusão chegou.
Cumprimentos,
Hugo
HUGODM
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 278
Pontos/Reputação : 338

Mensagem  ricardo onga-ku em 10/11/2010, 10:58

Caro Hugo,

Comprar umas monitoras para uma sala de 30m2 é o equivalente a comprar um Smart de dois lugares para fazer uma viagem até Moscovo.
A menos, claro está, que se tratem de monitoras de estúdio full range como as ATC, Harbeth, PMC, Spendor, etc.:

As desvantagens de umas pequenas monitoras de duas vias já as enunciei em cima: o desempenho limitado ao nível do volume de audição e por conseguinte da dinâmica, da gama de frequências ao nível do médio-grave e do grave, e da distorção por intermodulação.

Thomas Jefferson
ricardo onga-ku

Mensagem  HUGODM em 10/11/2010, 11:17

Como ele disse que não tinha muito espaço... A sala não deve estar vazia também, daí que não sejam 30m2. ( o que até nem é uma sala assim taoo grande)

Concordo com o que disse, mas, o que ia dizer a seguir era: Se não ficar satisfeito com o grave junte mais um (ou dois) subwoofers a gosto (não gastar mais de 300€ neste elemento).

HUGODM
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  ricardo onga-ku em 10/11/2010, 11:52

Para se obter uma resposta de frequências plana que se aproxime do full range (20-20.000Hz) é necessário recorrer a umas colunas com pelo menos 3 altifalantes.
E penso que, para um orçamento semelhante e colunas bem concebidas, em 99% dos casos a solução de uma coluna integral em vez do conjunto satélites+sub(s) terá um desempenho superior.
Além disso um conjunto satélites+sub(s) é muito mais caro de produzir (mais caixas, mais mão-de-obra, mais componentes, amplificação on board, etc.) pelo que estamos a desperdiçar recursos.

As colunas são o equipamento que mais influencia ou afecta o sinal (hoje qualquer fonte ou amplificador competente tem um bom desempenho ao nível do equilíbrio tonal, da dinâmica, da distorção harmónica ou e da distorção por intermodulação) pelo que a meu ver as colunas são a peça que deverá consumir a maior fatia do orçamento e como umas colunas de grandes dimensões são mais difíceis de vender usadas convém acertar à primeira.

Quanto aos cabos, são apenas condutores de sinal que existem em grande quantidade na sua forma mais simples (e não audiófila) dentro de todos os equipamentos.

Thomas Jefferson
ricardo onga-ku

Mensagem  thendless em 10/11/2010, 18:35

HUGODM escreveu:O meu conselho é também para apostar numas monitoras de qualidade e com um som que goste. Acho um orçamento exagerado mas cada um sabe da sua carteira e se pode comprar então vai, com certeza, adquirir umas boas colunas.
Olá Hugo. Para dizer a verdade, raramente disponibilizei tanto dinheiro para uma aquisição, daí o meu pedido de ajuda aos caros membros deste fórum. Como tenho poucos luxos no meu dia-dia posso-me premiar com um grande luxo de muito em quando. Very Happy O montante em si serve como tecto máximo que posso disponibilizar actualmente sem problemas, não como 'quantia a ser gasta'. Se puder ficar satisfeito por menos, óptimo, mas queria, na medida do possível, evitar a questão de não poder adquirir o que gostei mais por ter um orçamento reduzido, porque sei que isso mais tarde ou mais cedo conduziria a um inevitável upgrade. Quero que as colunas durem. Smile

HUGODM escreveu:Em relação aos cabos, qualquer cabo de coluna com uma secção acima de 1,5mm e bem ligado já está bom. Não deve gastar mais de 20€ neste acessório. Eu sei que isto é polémico mas tente fazer um teste a cabos de 1€ o m e de 100€/m e vai ter surpresas.
Agradeço o conselho. Farei por adquirir o que me soar melhor.

Entretanto já encetei contactos com algumas lojas; a ver se no fim-de-semana inicio a peregrinação.

thendless
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  HUGODM em 15/11/2010, 20:40

Então o fim de semana foi proveitoso?

Smile

Se quiseres umas colunas vou colocar umas feitas por mim em breve nos classificados.
HUGODM
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  thendless em 15/11/2010, 21:14

Contactei os senhores da Novacústica e gostei bastante do serviço que pretendem oferecer, mas para isso preciso de mais tempo disponível. Creio que vou encontrar lá o que desejo. Mas sim, entretanto vou estando atento ao mercado dos usados, pelo que, quem sabe? Smile

Entretanto contraí uma lesão (ao que tudo indica) no menisco que não favorece grandes passeios e a minha carteira, diga-se (300€ por uma ressonância magnética Shocked ). O curioso é que era para ter feito a compra durante o Verão (quando tenho tempo) e precisamente nessa altura o meu gato foi atropelado (uma pata partida e outra deslocada) e tive de canalizar uma boa parte da verba para o veterinário, inviabilizando a compra.

Será karma? Crying or Very sad

thendless
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  Machado em 16/11/2010, 11:23

Conhece a "Sonata", na R. Padre António Vieira? Costumavam ter lá algumas coisas, e já lá comprei material, mas com a "crise" ignoro se mantêm algo interessante...
Machado
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 51
Interesses : Música, Canto, Leitura, Fotografia
Pontos/Reputação : 27

Mensagem  HUGODM em 12/12/2010, 22:06

mEU caro thendless,

Você está mesmo com azar. Concordo com quase tudo o que o onga-ku disse, realmente mesmo para uma sala média de 30m2 umas colunas maiores de 3 vias ou mais serão o ideal. O problema é que o mercado está sobre valorizado e mesmo com a crise não se encontra nada de especial em 2ª mão de colunas de chão. O que há é muito caro.

Eu neste momento tive a felicidade de um conhecido ter-me vendido umas colunas de chão de 5 vias por um preço justo. O som não tem, de facto, nada a ver. (Mesmo com o grave/subgrave avariado).

Como forma de agradecimento vou oferecer ao dito senhor as colunas brancas que estão aí na minha imagem, feitas por mim. Daí que já não as possa vender. Mas se quiser tenho outras em fase de acabamento! lol. Você merecia ter sorte, especialmente depois de contar essa situação com o gato, mostra um bom coração.

Aconselho a procurar o material áudio através de pessoas conhecidas. Não imagina as relíquias que por aí andam escondidas em caves e afins! A malta agora só quer é mp3 e colunas fininhas!

Cumprimentos!
p.s- esses gajos das lojas de som às vezes são irritantes. No dia em que decidir comprar um amplificador vá lá e compre, sem demoras.(a demora pode ser só na negociação do preço). Essa história das audições... txiii, parece que tão no engate e depois se levam uma nega ficam lixados! ahahh

É que depois nos preços finais incluem o tempo que levaram a mostrar os equipamentos, só pode! Com os preços que por aí se vê!!! É de loucos.
HUGODM
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: