logitech squeezebox touch... alguem me explica pfv?!

Ir em baixo

logitech squeezebox touch... alguem me explica pfv?! Empty logitech squeezebox touch... alguem me explica pfv?!

Mensagem  facso em 5/11/2010, 15:25

boa tarde a todos,

alguém me pode explicar pfv como funciona este género de aparelhos, e como poderei fazer para obter o melhor rendimento deles desde o inicio do processo até ao seu fim (entenda-se escuta pelo sistema hi-fi)?
há alguma coisa do género superior? (outra marca)

estando eu a poder equacionar ter também como fonte os ficheiros digitais que tenho no meu PC, escutando assim pelo meu sistema principal,o que fazer para tirar partido máximo desta forma de escuta digital.

inclusive, não percebo ainda nada do que tanto se fala do "ripar" cds para formatos de alta qualidade ou qualidade de cd associados a este modo de escuta/processamento, e seus programas necessários para esse fim... pelo que pedia pfv, a quem pudesse dispensar um pouco do seu tempo para me explicar tudo, que fosse por partes e me pudesse explicar desde o inicio (ficheiros) até aos aparelhos (servidores/dacs/etc), para que a qualidade e partido deste modo fosse máximo.

agradeço antecipadamente a todos os entendidos que me possam ajudar.

cumprimentos!
facso
facso
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 403
Ocupação : Bastante!
Interesses : Diversos, mas este é um grande...
Pontos/Reputação : 595

logitech squeezebox touch... alguem me explica pfv?! Empty Re: logitech squeezebox touch... alguem me explica pfv?!

Mensagem  manel1 em 6/11/2010, 16:54

Viva

A Squeezebox é um media streamer, isto é, lê ficheiros audio que se encontrem num servidor. Para usufruir dela basta ter um router e um servidor ou qualquer computador que possa funcionar como servidor, basta instalar o Squeezebox server software no servidor e configurar a rede informática.

A Squeezebox tem saidas analógicas e digitais, a qualidade das saídas analógicas estão ao nível de qualquer leitor de CD de preço idêntico, usando as saídas digitais para ligar a um bom DAC podemos atingir níveis de qualidade bastante elevados, dependendo o resultado final da qualidade deste último. Existe um forum dedicado onde inclusivamente explicam como conseguir introduzir uma saída USB na Squeezebox podendo deste modo atingir performances ainda melhores.

Os ficheiros suportados pela Squeezebox são:

Natively Supported:

AAC, AIFF, Apple Lossless, FLAC, HD-AAC, M4A, MP3, OGG, WAV, Windows Media

Transcoded:

Monkeys Audio (.ape)
Musepac
Wavpack
Windows Media Lossless (Can only be played on computers with Windows Media Installed)

Audio file formats are supported on Squeezebox Touch either natively or by transcoding. Transcoding means the Squeezebox Touch’s software will convert the audio file to a format the Squeezebox Touch can play .

Também permite reproduzir ficheiros de alta resolução 24 bit / 96 kHz

Existem media streamers melhores mas mais caros: Linn (Sneaky, Magik, Akurate), Naim HDX, Meridian sooloos

http://stereophile.com/computeraudio/logitech_squeezebox_touch_network_music_player/

manel1
Equipa Audiopt - Moderação

Número de Mensagens : 2069
Ocupação : Electromecanico
Interesses : Música, leitura
Pontos/Reputação : 2463

logitech squeezebox touch... alguem me explica pfv?! Empty Re: logitech squeezebox touch... alguem me explica pfv?!

Mensagem  ricardo onga-ku em 6/11/2010, 18:27

manel1 escreveu:Viva

A Squeezebox é um media streamer, isto é, lê ficheiros audio que se encontrem num servidor. Para usufruir dela basta ter um router e um servidor ou qualquer computador que possa funcionar como servidor, basta instalar o Squeezebox server software no servidor e configurar a rede informática.

A Squeezebox tem saidas analógicas e digitais, a qualidade das saídas analógicas estão ao nível de qualquer leitor de CD de preço idêntico, usando as saídas digitais para ligar a um bom DAC podemos atingir níveis de qualidade bastante elevados, dependendo o resultado final da qualidade deste último. Existe um forum dedicado onde inclusivamente explicam como conseguir introduzir uma saída USB na Squeezebox podendo deste modo atingir performances ainda melhores.

Os ficheiros suportados pela Squeezebox são:

Natively Supported:

AAC, AIFF, Apple Lossless, FLAC, HD-AAC, M4A, MP3, OGG, WAV, Windows Media

Transcoded:

Monkeys Audio (.ape)
Musepac
Wavpack
Windows Media Lossless (Can only be played on computers with Windows Media Installed)

Audio file formats are supported on Squeezebox Touch either natively or by transcoding. Transcoding means the Squeezebox Touch’s software will convert the audio file to a format the Squeezebox Touch can play .

Também permite reproduzir ficheiros de alta resolução 24 bit / 96 kHz

Existem media streamers melhores mas mais caros: Linn (Sneaky, Magik, Akurate), Naim HDX, Meridian sooloos

Serão mais caros, sem dúvida, mas tecnicamente melhores?

A esses, a credulidade toma o leme da mão da razão
e a mente converte-se num naufrágio."

Thomas Jefferson
ricardo onga-ku
ricardo onga-ku
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 2980
Pontos/Reputação : 4662

Mensagem  paa em 6/11/2010, 20:52

onga-ku escreveu:

Neste caso em particular, e neste momento no tempo, não se pode deixar levar pelas marcas estabelecidas. É claro que a Linn ou a Naim impõem respeito audiófilo, mas estão tecnicamente muito atrasadas na área do audio-software. Da ultima vez que analisei a situação a Linn utilizava os servidores da squeezebox e não tinha interface.

Do meu ponto de vista a squeezebox é tecnicamente ganhadora, não só ao nível do servidor (muito completo, considerando que pode converter praticamente todos os formatos de audio em tempo real) mas principalmente ao nível da interface com o utilizador e flexibilidade de utilização. É possível que os dacs da Linn e Nam sejam melhores, mas nunca os ouvi e como uso um dac externo a questão não me preocupa.

Provavelmente, o único competidor credível à combinação squeezebox + dac será a combinação iTunes + hiface + dac.

paa
paa
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 149
Interesses : Válvulas, tweaks
Pontos/Reputação : 297

Mensagem  facso em 7/11/2010, 15:07

olá a todos, e obrigado pela vossa ajuda, pois este tema ainda é muito confuso para mim.

e o próprio squeezebox touch trás o software para ser instalado no nosso PC para este ser reconhecido como servidor? depois o router da sapo encarrega-se de fazer o resto e passar a informação(musica) para o logitech?

se sim, esta solução wireless atraves do router sapo é capaz de oferecer a melhor qualidade possivel? pergunto isto pois o meu PC so tem uma entrada de rede que está ocupada com o router.... router este que também só possui uma saída de rede. o que me impossibilita de ligar a squeezebox por cabo de rede, que julgo eu talvez seja a melhor opção em termos de qualidade.

o que me aconselham?
talvez comprar um router em condições para poder ligar por cabo rede á squeezebox?
ou o sinal sem fios com o meu banal router da sapo oferece igual qualidade?

aproveito para perguntar se já algum de vós ouviu a combinação da sueezebox com o CA dacmagic?

e em termos de programa para converter o audio em FLAC, qual o melhor que se pode arranjar/ que aconselham?

mais uma vez obrigado!

cumprimentos.
facso
facso
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  paa em 7/11/2010, 20:43

Chamo a atenção que é preciso conhecimentos básicos de configuração de redes para por o sistema a funcionar. Ao contrário de um leitor de cds os streamers não estão prontos a funcionar ao sair da caixa. Tem de descarregar o servidor da web e configurar a sua operação. Tem também de configurar o acesso ao servidor a partir do touch. É claro que tudo se torna muito mais fácil se tiver um mac e comprar o airport extreme para servir de router. No mac, as ferramentas ideais para editar as musicas flac são o Tag e o Max. No Win, penso que será o foobar2000. Pode também usar o itunes.

A diferença entre rede wifi e ethernet é subtil. Depende da resolução do seu sistema e do seu empenho audiófilo. Os não crentes serão tentados a negar as diferenças. Mas quem anda por aqui é porque terá algum empenho e vontade em experimentar e contar como foi...
paa
paa
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  facso em 7/11/2010, 22:46

paa escreveu:No Win, penso que será o foobar2000. Pode também usar o itunes.

mas o foodbar2000 também converte as faixas para flac? ou é só um leitor?

cumprimentos
facso
facso
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  paa em 7/11/2010, 23:03

facso escreveu:
paa escreveu:No Win, penso que será o foobar2000. Pode também usar o itunes.

mas o foodbar2000 também converte as faixas para flac? ou é só um leitor?

cumprimentos

Eu usei o foobar com um plugin para converter 24/96 em 24/48 e 16/44 (secret rabbit code). infelizmente não me lembro se em flac ou wav.
paa
paa
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  manel1 em 8/11/2010, 02:41

onga-ku escreveu:

Não sei. Noutros foruns dizem que por exemplo o Linn Sneaky é melhor em termos de qualidade de som que é o que me interessa, sob o ponto de vista do software, existem várias soluções que não ficam muito atrás da squeezebox. Quem já tiver experimentado outras soluções que diga.

Eu também estou interessado neste género de aparelhos e aproveito para dizer que o Popcorn hour C200 e A200 tambem podem ser soluções a ter em conta para ligar a um DAC, com a vantagem de suportar também video.

manel1

Mensagem  facso em 18/11/2010, 00:39

manel1 escreveu: o Popcorn hour C200 e A200 tambem podem ser soluções a ter em conta para ligar a um DAC, com a vantagem de suportar também video.

obrigado caro manel1.

o popcourn é bem mais caro que o touch... se o fim for musica, penso que o touch será a melhor opção não acha?

cump.
facso
facso
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  manel1 em 18/11/2010, 01:33

facso escreveu:
manel1 escreveu: o Popcorn hour C200 e A200 tambem podem ser soluções a ter em conta para ligar a um DAC, com a vantagem de suportar também video.

obrigado caro manel1.

o popcourn é bem mais caro que o touch... se o fim for musica, penso que o touch será a melhor opção não acha?

cump.

Se esta a considerar comprar o touch digo-lhe que o popcorn C200 custa quase a mesma coisa, se a qualidade for a mesma, digamos que por mais 30€ ou 40€ não gostaria de ter também um excelente servidor de video, com a vantagem de poder adicionar disco interno e leitor BD?

manel1

Mensagem  facso em 18/11/2010, 01:49

sim. sem duvida, por essa diferença, sem duvida!

tinha ideia que o custo do popcourn duplicava no mínimo o do touch caro manel1...

cumpr.
facso
facso
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  facso em 18/11/2010, 01:57

já confirmei... 299 USD. o mesmo preço que o touch! resta saber se haverá diferenças na sua performance no que toca a ficheiros áudio. pois no video o popcour bate de certeza o touch Very Happy
facso
facso
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  paa em 18/11/2010, 09:36

Eu jamais recomendaria um aparelho que reproduz video para utilizar na reprodução de audio. Algumas das minhas razões, resultantes das minhas experiências:

- Há a questão do clock, que por ter de servir vários tipos de chips acaba por não estar optimizado para audio. Isso depois pode provocar jitter.
- Os chips de vídeo podem "contaminar" os restantes (por alguma razão alguns aparelhos permitem desactivá-los).
- A interacção com o dispositivo torna-se muito mais complicada, até porque na generalidade privilegia o video em detrimento do audio. E a interacção é uma coisa importante.
- As fichas de saída tendem a ser totalmente desadequadas para audio de qualidade, por exemplo só tendo hdmi ou saída optica.
- Acresce ainda que, até hoje, não encontrei uma máquina que satisfaça na reprodução de vídeo, por causa dos codecs, etc. A situação relativa a "standards" e contentores de video é caótica, pelo que muitos ficheiros só conseguem se reproduzidos por um computador, e mesmo assim tem que estar actualizado.

Uma das enormes vantagens do squeezebox é não processar vídeo. Foi pensado exclusivamente para audio. A outra é ter pouco jitter.
paa
paa
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  manel1 em 18/11/2010, 13:05

paa escreveu:Eu jamais recomendaria um aparelho que reproduz video para utilizar na reprodução de audio. Algumas das minhas razões, resultantes das minhas experiências:

- Há a questão do clock, que por ter de servir vários tipos de chips acaba por não estar optimizado para audio. Isso depois pode provocar jitter.
- Os chips de vídeo podem "contaminar" os restantes (por alguma razão alguns aparelhos permitem desactivá-los).
- A interacção com o dispositivo torna-se muito mais complicada, até porque na generalidade privilegia o video em detrimento do audio. E a interacção é uma coisa importante.
- As fichas de saída tendem a ser totalmente desadequadas para audio de qualidade, por exemplo só tendo hdmi ou saída optica.
- Acresce ainda que, até hoje, não encontrei uma máquina que satisfaça na reprodução de vídeo, por causa dos codecs, etc. A situação relativa a "standards" e contentores de video é caótica, pelo que muitos ficheiros só conseguem se reproduzidos por um computador, e mesmo assim tem que estar actualizado.

Uma das enormes vantagens do squeezebox é não processar vídeo. Foi pensado exclusivamente para audio. A outra é ter pouco jitter.

Viva
Não duvido das suas palavras, mas como em tudo pode haver excepções, noutro forum têm falado bem do Popcorn como leitor de audio, ou seja o melhor é mesmo tentar ouvir um ligado a um DAC.

Muito se tem falado nestes novos suportes com base na informática, e geralmente fala-se bem e como se costuma dizer não ha fumo sem fogo, eu tambem estou expectante no sentido de ver qual será a melhor opção para audio, a ideia é que o aparelho que comprar possa estar à altura da minha fonte principal (Musical Fidelity A3.2 + Dac Tagmclaren AV32R). A solução é ouvir se possível.

manel1

Mensagem  pumabr em 19/12/2010, 13:16

Não se pode esquecer que para operar um NMT (que é o caso do popcorn) é preciso este estar ligado a uma tv! O C200 tem um visor monocromático, mas não sei até que ponto permite navegar nos menus de forma cómoda para ler música. Não acho nada prático ter de ligar uma TV para ouvir música... O Squeezebox touch por outro lado tem um ecran completo e até táctil, mostra todas as infos que se podem tirar dos ficheiros de audio, e até mostra a capa do cd...haverá melhor do que isso? E ainda tem mais, não é preciso configurar uma rede LAN para pôr o touch a funcionar, ele tem uma porta USB onde pode ser ligado um disco externo com as músicas lá. Há alguns pormenores que se têm de saber para operar o touch com um HDD externo, mas nada tão complicado como instalar uma rede LAN.
pumabr
pumabr
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 209
Pontos/Reputação : 448

http://www.olharporumprismadeluz.blogspot.com

Mensagem  Fernando Novais em 30/1/2011, 14:21

pumabr, no touch, durante a luz do dia consegue-se visualizar bem os menus no ecran Question Li, já nao me lembro a onde, que de dia torna-se dificil a sua visualizaçao Neutral

Cumprimentos
Fernando Novais
Fernando Novais
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 2643
Ocupação : Funcionario Publico
Interesses : Musica/Cinema/Vespas
Pontos/Reputação : 1762

Mensagem  paa em 30/1/2011, 20:10

O ecrã é pequeno. Usado à distância tipica, uns 3 metros, é dificil ver a informação sobre o que está a tocar. No entanto, quando se usa o telecomando os menus ficam maiores e não há grandes problemas.
paa
paa
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  Fernando Novais em 31/1/2011, 00:26

Obrigado paa Very Happy Está satisfeito Question Ando a pensar em comprar uma coisa dessas scratch

Cumprimentos
Fernando Novais
Fernando Novais
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  paa em 31/1/2011, 19:15

Neste hobi a satisfação é impossível. Mas o aparelho tem-me dado grande satisfação, especialmente depois dos ultimos tweaks. Fica tudo desligado (rede wifi, servidor interno, ecrã), mas o som melhorou muito, acabei até por fazer um ajuste da posição das minhas colunas, já que aumentou a extensão dos agudos.
paa
paa
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  Fernando Novais em 31/1/2011, 19:26

logitech squeezebox touch... alguem me explica pfv?! 969831
Cumprimentos
Fernando Novais
Fernando Novais
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  pumabr em 13/2/2011, 04:56

paa escreveu:Neste hobi a satisfação é impossível. Mas o aparelho tem-me dado grande satisfação, especialmente depois dos ultimos tweaks. Fica tudo desligado (rede wifi, servidor interno, ecrã), mas o som melhorou muito, acabei até por fazer um ajuste da posição das minhas colunas, já que aumentou a extensão dos agudos.
Poderia dizer onde é que encontrou a referência a esses tweaks? É que eu conhecia um site de um alemão que os fazia e os publicava, mas ele apagou tudo dizendo que iria reformular a escrita e que depois voltaria a publicar, mas até agora nada...
pumabr
pumabr
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  paa em 13/2/2011, 08:48

Está de novo online aqui:

http://soundcheck-audio.blogspot.com/2011/01/soundchecks-squeezebox-touch-toolbox-20.html

Tem de experimentar. É a prova definitiva de que o jitter tem muita importância na qualidade sonora.
paa
paa
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  TenhoFrio em 6/7/2011, 15:27

Promocao
Squeezebox Touch - Blemished Box - 158,89 GBP
- http://www.avforums.com/forums/home-...58-89-gbp.html

TenhoFrio
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 74
Pontos/Reputação : 119

Mensagem  MikeJazz em 7/7/2011, 11:41

paa escreveu:
onga-ku escreveu:

Neste caso em particular, e neste momento no tempo, não se pode deixar levar pelas marcas estabelecidas. É claro que a Linn ou a Naim impõem respeito audiófilo, mas estão tecnicamente muito atrasadas na área do audio-software. Da ultima vez que analisei a situação a Linn utilizava os servidores da squeezebox e não tinha interface.

Do meu ponto de vista a squeezebox é tecnicamente ganhadora, não só ao nível do servidor (muito completo, considerando que pode converter praticamente todos os formatos de audio em tempo real) mas principalmente ao nível da interface com o utilizador e flexibilidade de utilização. É possível que os dacs da Linn e Nam sejam melhores, mas nunca os ouvi e como uso um dac externo a questão não me preocupa.

Provavelmente, o único competidor credível à combinação squeezebox + dac será a combinação iTunes + hiface + dac.

Acho que está aqui uma análise essencialmente correcta sobre o "perfil" da Linn, mas distorcida...

É verdade que a Linn não é exemplo em termos de usabilidade.
Mas isso não diz nada sobre o resultado final que interessa - a qualidade da reprodução sonora.
Nisso o tratamento feito pela Linn e a arquitectura escolhida foram exemplares.
Arquitectura baseada em rede, e standards abertos. Muita gente desenvolveu aplicações para trabalhar com os Linn DS.
Como resultado a Linn pode-se concentrar no mais importante. Desenhar os seus próprios circuitos e esquemas de up-sampling, os filtros, através de desenvolvimento à medida (chips FPGA).
Nada disto os fornecedores genéricos fazem, como a Logitech, eles usam o "produto acabado" fornecido pelos próprios fornecedores de Chips DAC.

"It is worth noting that this architecture where the data is ‘pulled’ from the network using the clock at the DAC is inherently better than systems where the data is transported by SPDIF or USB links, where the DAC has to ‘lock’ its clock to that at the sending end."

A conclusão que posso tirar daqui, é que a Linn foi precursora das melhores práticas e trilhou um caminho que outros agora estão a trilhar, como a PS Audio...
Não me parece que possamos dizer isto de uma empresa "tecnicamente muito atrasada na área do audio-software"!

Very Happy

MikeJazz
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 30
Pontos/Reputação : 54

Mensagem  pumabr em 7/7/2011, 13:10

Bem, eu nunca mexi num Linn, mas claro que acredito que qualitativamente será superior ao Squeezebox, no entanto é preciso ver as ordens de grandeza em termos de preço em que cada marca trabalha. Realmente a Linn foi pioneira em apostar nos servidores de audio, e foi tão arrojada que até deixou de fabricar os seus leitores de CD's em benefício dos seus servidores! Ambos os servidores da Linn como da Logitech são muito bons, mas jogam em campeonatos separados, só isso!
pumabr
pumabr
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  pumabr em 7/7/2011, 13:13

TenhoFrio escreveu:Promocao
Page not found...
Mas cada vez mais as marcas fazem promoções com aparelhos nesse estado, assim como os refurbished. Eu já comprei um teclado retroiluminado da Logitech nesse estado, e veio como novo de fábrica. Até agora também não deu nenhum problema, portanto acho que posso recomendar.
pumabr
pumabr
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  manel1 em 7/7/2011, 13:58

pumabr escreveu:
TenhoFrio escreveu:Promocao
Page not found...
Mas cada vez mais as marcas fazem promoções com aparelhos nesse estado, assim como os refurbished. Eu já comprei um teclado retroiluminado da Logitech nesse estado, e veio como novo de fábrica. Até agora também não deu nenhum problema, portanto acho que posso recomendar.

Na Amazon Uk custa apenas 199libras nova.

Quanto ao software da Linn posso afirmar que há uns bons meses atrás foi lançado um software proprietário para os streamers da Linn e pelo que me lembro de ter lido é bastante bom, assim qualquer desvantagem que não o preço em relação squeezeboz fica anulada.

manel1

Mensagem  ricardo onga-ku em 7/7/2011, 16:11

MikeJazz escreveu:
paa escreveu:
onga-ku escreveu:

Acho que está aqui uma análise essencialmente correcta sobre o "perfil" da Linn, mas distorcida...

É verdade que a Linn não é exemplo em termos de usabilidade.
Mas isso não diz nada sobre o resultado final que interessa - a qualidade da reprodução sonora.
Nisso o tratamento feito pela Linn e a arquitectura escolhida foram exemplares.
Arquitectura baseada em rede, e standards abertos. Muita gente desenvolveu aplicações para trabalhar com os Linn DS.
Como resultado a Linn pode-se concentrar no mais importante. Desenhar os seus próprios circuitos e esquemas de up-sampling, os filtros, através de desenvolvimento à medida (chips FPGA).
Nada disto os fornecedores genéricos fazem, como a Logitech, eles usam o "produto acabado" fornecido pelos próprios fornecedores de Chips DAC.

"It is worth noting that this architecture where the data is ‘pulled’ from the network using the clock at the DAC is inherently better than systems where the data is transported by SPDIF or USB links, where the DAC has to ‘lock’ its clock to that at the sending end."

A conclusão que posso tirar daqui, é que a Linn foi precursora das melhores práticas e trilhou um caminho que outros agora estão a trilhar, como a PS Audio...
Não me parece que possamos dizer isto de uma empresa "tecnicamente muito atrasada na área do audio-software"!

Já existem equipamentos D/AC a efectuar o reclocking dos dados há alguns anos (o Benchmark, um dos que melhor desempenho apresenta ao nível da redução de jitter, já tem quase 10 anos).
Julgo que mais tarde a Wavelength Audio desenvolveu a arquitectura asincrona para a ligação USB que é hoje usada por muitos fabricantes.

A ligação USB é aquela que produz jitter em maiores quantidades pelo que se torna obrigatório o reclocking dos dados.

A Linn andou quase meio século a tentar convencer os audiófilos que o componente mais importante era a fonte (pudera, tratava-se de um fabricante que produzia gira-discos).
Actualmente o cavalo de batalha é a superioridade dos ficheiros HD, tendo a empresa recentemente declarado a "morte" do CD.
Mas não deixa de ser curioso que muitos das ditas versões HD não passem afinal de ficheiros PCM16/44,1 aos quais foi aumentada a resolução (sem quaisquer benefícios sónicos):

HiFi News Investigates the Truth Behind HD Downloads

Recently, I was alerted to an article published in HiFi News & Record Review, a British audiophile publication that claims to be "the longest serving and most prestigious hi-fi and music magazine in the world".
It was written by Keith Howard, an acquaintance of mine from some years back, and entitled, "HD download debacle".
The subtext reads, "High sample-rate music downloads are not all they seem".
I couldn't agree more and was quite pleased that the publisher of a major magazine on audio has the wherewithal to take the high ground on this issue.
My compliments to editor Paul Miller and HFN.
Everything that Keith discovered during his investigation maps perfectly with my own research and reporting.
The world of HD digital music retailing is not everything that we would like to expect.

I'd like to share a few of the items that Keith included in his report.
I think readers will find this very illuminating.
Here's his opening paragraph: "When audiophiles buy a hi-res music download, most do so on trust.
If they've paid a premium for a 24-bit/88.2, 24/96, 24/176.4 of 24/192 download, they reasonably expect that the enhanced bandwidth offered by the higher sampling rate will be fully exploited, inasmuch as the source material allows.
But our investigations show that this trust is sometimes misplaced, and those price premiums are being asked for audio files in which the signal bandwidth has been curtailed."

First, he points out that this is not a new situation.
At the introduction of high-resolution or high definition audio formats back in 2000, Paul Miller published an article exposing many of the early DVD-Audio productions as lacking substantial improvements over CDs.
The SACD and DVD-Audio formats were specially designed to, "demonstrate the audible superiority of 96 kHz/192 kHz recordings over CD's 44.1/16-bit format [but, in fact] actually sounded worse."

My contention has always been that a standard definition recording from the past placed in a container that exceeds its fidelity standards remains a standard definition recording.
We might be getting the best possible rendition of that older track but it is not the same thing as having a new recording done with live musicians at 96 kHz/24-bits. And it shouldn't be marketed as such.
Keith's first example of "ham-fisted" upsampling came from High Definition Tape Transfers, which to me is an oxymoron of the most blatant type.
Every analog tape recording is standard definition (limited dynamic range and frequency response) thus transferring it to an HD bucket is pointless…unless the company juices the frequency response somehow.
There are a couple of very informative graphs showing the "butterfly" effect of this sort of audio foolery.
HDTT remade the files and sent them to all of their customers that had purchased the version on steroids.

The next part of the discussion in the article focuses on HDtracks.com, the company headed by David and Norman Chesky.
Keith writes, "has never, to my knowledge, released anything so crass (as the HDTT folks) but is has sold, and at the time of writing continues to sell, files which do not have as wide a bandwidth as you might reasonably expect from their sampling rate."

He continues by pointing out, "as an example that's been on sale for a long time is the 24/96 download Peter Frampton's Frampton Comes Alive, the spectrum of which clearly shows the presence of steep low-pass filter just above 20 kHz."
The track, he concludes, "this track has been upsampled."
To be fair, Mike Lawson of HDtracks did re-label the Frampton title as 48/24 and it is as good as you will ever get from an analog sourced original.
My argument is that it should be labeled accurately from the outset.
Anything that goes back to the days of analog tape shouldn't be "upsampled" and sold for a premium price.

In a subsequent paragraph, Keith goes on, "HDtracks removed John Coltrane's Lush Life when this was exposed as being filtered.
The spectrum of "Like Someone in Love" appears to have been low-pass filtered twice, probably indicating that it was upsampled from 44.1 kHz to 96 kHz.
In contrast, the Frampton download remains available at the time of writing this and, moreover is not an isolated case - in fact it has some notable company among HDtracks' classical titles."
He downloaded a couple of classical tracks that are available on the HDtracks site and found that they too, were subjected to "steep low-pass filtering just above 20 kHz."
And it gets worse when you think that customers can spend an additional $10 for the 176.4 kHz versions. Keith's conclusion, "the $10 premium for the 176.4 version buys you, effectively, nothing."

The article also targets Linn's high resolution downloads as suffering from the same manipulations.
Linn promises to pay closer attention to the quality of their source, the rigor of their procedures and to do a spectral analysis of all new content.
Why wasn't this done previously?

The end of the article doesn't instill a lot of confidence in the press and websites that report on our industry, "Unfortunately the hi-fi press - which ought to be taking a leading role - has mostly sat on its hands: hi-res recordings are routinely reviewed without any attempt to confirm their provenance.
Web sites that review hi-res recordings are arguably even worse since their coverage typically outstrips that of the hi-fi magazine but their reviews again include no objective assessment of the signal bandwidth supplied.
Online audio forums fill the gap to some extent, but aren't to be relied on, in this matter or any other.
For instance, in an Audio Circle forum discussing HDtracks' Rolling Stones downloads, ted_b, described as a Facilitator, wrote, 'Spectrum analysis shows lots of energy way above 30 k for these Stones 176.4 k rips, and not just noise-shaping' - which clearly flies in the face of our own results".

I believe that it's time for digital music retailers, high definition record companies and the press (both printed and online) to adopt an open and honest approach to high definition music recordings.
The more information that consumers have the better it will be for everyone…the high-end segment of the business will improve and music lovers will know what is possible with real high definition tracks.

Get the picture? Very Happy

Uma emprese destas deixa-me sempre de pé atrás...

A esses, a credulidade toma o leme da mão da razão
e a mente converte-se num naufrágio."

Thomas Jefferson
ricardo onga-ku
ricardo onga-ku

Número de Mensagens : 2980
Pontos/Reputação : 4662

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Permissão deste fórum: