Dynavox VR-70E II

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Dynavox VR-70E II

Mensagem  Pierre em 17/10/2010, 15:57

Boas.

Só ouvindo mas dêem lá uma opinião s.f.f;

Este valvulado com válvulas de upgrade (4x Svetana EL34 + 2x Philips ECF82) comporta-se firme com rockalhada? Zeppelin, indie, Zappa, Blues...

Pierre
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 1195
Interesses : Música, cinema, futebol e petisco.
Pontos/Reputação : 1079

Re: Dynavox VR-70E II

Mensagem  westernelectric em 17/10/2010, 22:08

É muito bom para o preço que custa, quanto a isso não há dúvida.
Para o tipo de música referido, de facto, só ouvindo com as suas colunas, pode ser que funcione bem, já que essas colunas não devem ser muito exigentes.
Já tive esse amplificador, mas tinha-o associado a uma coluna de 4vias, o que era "muita areia" para o dynavox.

westernelectric
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 308
Ocupação : Professor
Interesses : hi-fi
Pontos/Reputação : 109

Mensagem  Orion em 18/10/2010, 02:21

Eu experimentei-o cá em casa por uns tempos e, apesar de ter sido (como era expectavel) deveras insuficiente para as colunas residentes, achei-o muito bom para o preço e teve a qualidade de me fazer ponderar voltar às válvulas (o que viria a acontecer Cool )

Para um sistema (especificamente colunas) não muito exigente, aconselho, pois para o seu preço, apresenta uns graves muito bons e uma gama média também notavel.

Equipa Audiopt - Admin.
Equipa Audiopt - Admin.

Número de Mensagens : 4580
Ocupação : escutophilia
Interesses : so many
Pontos/Reputação : 2541

Mensagem  joevalve em 18/10/2010, 08:58

Pierre escreveu:Este valvulado com válvulas de upgrade (4x Svetana EL34 + 2x Philips ECF82) comporta-se firme com rockalhada? Zeppelin, indie, Zappa, Blues...

É engraçado que volta e meia lá aparece o Dynavox à baila, para o bem e para o mal.

Como sou independente e não recebo royalties de ninguém para dizer bem (ou mal) volto a frisar aquilo que por diversas vezes já afirmei, baseado apenas no que os meus ouvidos com 52 anos me dizem:

De origem e para o preço que custa, no n/ mercado o dynavox vale o preço. É uma maneira simpática de se entrar no mundo das válvulas a um preço modesto. Há quem diga que os seus transformadores não são grande coisa, etc etc (os do primaluna 2 são inferiores, só para dar um exemplo) mas isso passa-me ao lado.

Depois de modificado por quem sabe então transfigura-se e passa a ser um amplificador muito agradável de se ouvir, com muito boa resolução e "pedalada" desde que inserido num sistema que lhe faça justiça, naturalmente com colunas com uma determinada sensibilidade alta (89 db) e com poucas vias e com uma fonte com boa resolução. Eu uso-o com umas MA studio 20 SE e sendo o casamento perfeito e não quero outra coisa.

Não é mudando as válvulas que se vai obter uma alteração do 8 para o 80, pode até suceder o contrário se mudarmos as pré-amplificadoras.

joevalve
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 1162
Ocupação : as válvulas estão de regresso - há vida para além do hi-fi
Interesses : música de carácter politico
Pontos/Reputação : 1325

https://sites.google.com/site/joevalve/

Mensagem  Pierre em 18/10/2010, 09:09

vinilsuporter.

As minhas Usher têm 86db de sensibilidade. Que tal umas monitor áudio de entrada (BX2 90db) para acopolar ao Dynavox.

Nota que estou em posição muito próxima das colunas, portanto não necessito de potências mas sim de resolução e envolvência.

Minha experiência seria no efeito de baixar na potência que tenho (50W de um 8000A) para o som "delicioso" de um a válvulas, (Dynavox).

É uma velha norma de hi-fi.; baixa-se na potência equilibrada e ganha-se em fidelidade.
Pierre
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  ricardo onga-ku em 18/10/2010, 10:31

Carro Pierre,

Conforma já respondi noutro tópico, a troca pelas MA vai permitir que obtenhas o mesmo SPL (volume) sem puxar tanto pelo amplificador.
Analisando as especificações das MA, julgo que estas permitirão algum ganho extensão ao nível das baixas frequências e parece-me que as MA deverão tocar mais alto sem distorcer devido ao mid-woofer de maiores dimensões.

Quanto à sonoridade, tendo em conta (excelente) a curva de resposta das Usher eu diria que as MA dificilmente serão mais lineares ao nível do equilíbrio de frequências:

A maior diferença será ao nível do extremo agudo já que a postura actual da MA é a de exagerar consideravelmente os extremos de frequência e as Usher sofrem de alguma atenuação acima dos 15/16kHz.

Sem as ouvir eu arriscaria que as Usher serão mais hi-fi do que as MA e a minha preferência iria para as primeiras.

Acho que ficarias melhor servido em termos de desempenho global se investisses num sub...
Que tal estes Bass Stands?

http://www.usheraudiousa.com/products/loudspeakers/usher-series/SW-520

ricardo onga-ku
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 2979
Pontos/Reputação : 4660

Mensagem  Pierre em 18/10/2010, 10:40

onga-ku escreveu:

Acho que ficarias melhor servido em termos de desempenho global se investisses num sub...
Que tal estes Bass Stands?

http://www.usheraudiousa.com/products/loudspeakers/usher-series/SW-520

Xiiça...! Para 11m2 de sala que tenho, iría para a rua! What a Face

De graves estou satisfeito e concluo, que o Audiolab 8000A mais uma vez icontornável nesta ordem de preço/valor.

A amplificação não evoluio assim tanto (últimos 20 anos) assim como os leitores de CD.

Pierre
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  joevalve em 18/10/2010, 11:33

Pierre escreveu:As minhas Usher têm 86db de sensibilidade. Que tal umas monitor áudio de entrada (BX2 90db) para acopolar ao Dynavox.

Há muito que me deixei de preocupar com a teoria das colunas (que deve ser muito importante para muita gente) mas sinceramente não te posso dar uma opinião acerca do seu casamento com as MA BX2 pois nunca experimentei. O volume do dynavox está sempre quase no minimo, basta um ligeiro aumento e as MA tocam alto mais do que suficiente.

Já tive cá por casa umas Usher iguais às tuas e tocaram bem com o nad 3020I modificado (na altura um amigo meu estava com ideia de comprar umas e fez-se a audição), mas na altura eu ainda não tinha o dynavox. Claro que o som do nad 3020i com as Studio 20 SE era bem superior ao com as Usher, mas isso é o meu gosto e uma coisa nada tem a ver com a outra, são campeonatos diferentes independentemente das medições e curvas e contracurvas. É daquelas coisas que se ama ou detesta, eu fiquei fã penso que para o resto da minha vida. Se as tivesse de trocar talvez só por umas JMLab Mezzo Utopia mas tinha de ter uma sala com o dobro do espaço mas antes teria de fazer um mês de audição e rever toda a discografia para ter mesmo a certeza, uma única audição pode ser enganadora.

Como sou fanático por vozes, tenho prazer total em as ouvir na actual combinação e fico muito decepcionado quando ouço certos discos noutros sistemas que são mais rápidos e analíticos mas que "falham" no pormenor a que eu mais importância dou. Mas deve ser deficiência minha e como eu costumo dizer "o homem é sempre o fruto das suas circunstâncias".

Eu acho que na maioria dos casos a amplificação "andou para trás" nestes últimos 20 anos. E sobre os leitores de cds há de tudo como na farmácia, o meu tem mais de 14 anos e mantém-se firme e hirto.

Boas audições e sobretudo boas decisões.

jose mario

joevalve
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  Pierre em 18/10/2010, 12:44

vinilsuporter escreveu:Como sou fanático por vozes, tenho prazer total em as ouvir na actual combinação e fico muito decepcionado quando ouço certos discos noutros sistemas que são mais rápidos e analíticos mas que "falham" no pormenor a que eu mais importância dou. Mas deve ser deficiência minha e como eu costumo dizer "o homem é sempre o fruto das suas circunstâncias".

É um previlégio e prazer ter esse sistema "afinado" ao gosto. Isto é difícil, pois sou muito eclético e varia muito a pre disposição na escuta de certas sonoridades.

What a Face Ideal, talvez seria uma sala para cada sistema áudio e para cada determinado tipo de música!
Pierre
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  ricardo onga-ku em 18/10/2010, 12:50

vinilsuporter escreveu:Há muito que me deixei de preocupar com a teoria das colunas (que deve ser muito importante para muita gente) mas sinceramente não te posso dar uma opinião acerca do seu casamento com as MA BX2 pois nunca experimentei. O volume do dynavox está sempre quase no minimo, basta um ligeiro aumento e as MA tocam alto mais do que suficiente.

Caro zé Mario,

Não percebo a tua aversão às "medições".
São análises gráficas precisas dos parâmetros que caracterizam a sonoridade dos equipamentos de uma forma visual o que facilita muito a interpretação daquilo que ouvimos.
Acima de tudo as medições são isentas do gosto.
E também ajudam a determinar se a parceria entre um par de colunas e um amplificador é adequada.

vinilsuporter escreveu:Já tive cá por casa umas Usher iguais às tuas e tocaram bem com o nad 3020I modificado (na altura um amigo meu estava com ideia de comprar umas e fez-se a audição), mas na altura eu ainda não tinha o dynavox. Claro que o som do nad 3020i com as Studio 20 SE era bem superior ao com as Usher, mas isso é o meu gosto e uma coisa nada tem a ver com a outra, são campeonatos diferentes independentemente das medições e curvas e contracurvas. É daquelas coisas que se ama ou detesta, eu fiquei fã penso que para o resto da minha vida. Se as tivesse de trocar talvez só por umas JMLab Mezzo Utopia mas tinha de ter uma sala com o dobro do espaço mas antes teria de fazer um mês de audição e rever toda a discografia para ter mesmo a certeza, uma única audição pode ser enganadora.

A julgar pelas "medições" das JML ficavas pior servido.

JMLab Mezzo Utopia

Monitor Audio Studio 6

É uma daquelas colunas que impressiona à primeira nos xôs, o BOOOM-TCHIIIZZZZ-BOOOOM dos graves "excitantes" e "poderosos" e a sonoridade analítica de agudos "cristalinos" mas que cansa ao fim de algum tempo...
Acima de tudo não é alta fidelidade.
É possível que muita gente aprecie este som, até me imagino a querer este tipo de resposta aos 70 quando a minha audição já não estiver grande coisa, mas o excesso de graves e agudos vai alterar a sonoridade dos instrumentos (pelo menos aqueles bem gravados) e das vozes e tornar desagradável a audição de certas gravações.

Cumprimentos,
Ricardo
ricardo onga-ku

Mensagem  ricardo onga-ku em 18/10/2010, 12:51

Pierre escreveu:
vinilsuporter escreveu:Como sou fanático por vozes, tenho prazer total em as ouvir na actual combinação e fico muito decepcionado quando ouço certos discos noutros sistemas que são mais rápidos e analíticos mas que "falham" no pormenor a que eu mais importância dou. Mas deve ser deficiência minha e como eu costumo dizer "o homem é sempre o fruto das suas circunstâncias".

É um previlégio e prazer ter esse sistema "afinado" ao gosto. Isto é difícil, pois sou muito eclético e varia muito a pre disposição na escuta de certas sonoridades.

What a Face Ideal, talvez seria uma sala para cada sistema áudio e para cada determinado tipo de música!

Isso seria como ter uma mulher ou mesmo família para cada estado de humor. lol!

Não; na minha opinião um bom sistema toca bem todo o tipo de música.
Mas se a música for má, ou se estiver mal gravada, vai soar tal como é. Cool
ricardo onga-ku

Mensagem  Joao Paulo em 18/10/2010, 15:49

onga-ku escreveu:

É uma daquelas colunas que impressiona à primeira nos xôs, o BOOOM-TCHIIIZZZZ-BOOOOM dos graves "excitantes" e "poderosos" e a sonoridade analítica de agudos "cristalinos" mas que cansa ao fim de algum tempo...

Bem... isto tudo, sem ouvir as colunas... apenas com base nos gráficos ! fantástico !

Shocked

silent
Joao Paulo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 631
Pontos/Reputação : 813

Mensagem  joevalve em 18/10/2010, 16:32

[quote="onga-ku"]Não percebo a tua aversão às "medições".
São análises gráficas precisas dos parâmetros que caracterizam a sonoridade dos equipamentos de uma forma visual o que facilita muito a interpretação daquilo que ouvimos.
E também ajudam a determinar se a parceria entre um par de colunas e um amplificador é adequada./quote]

meu caro raton

nada tenho contra as medições, tenho tudo a favor das audições. y punto.

Eu sei que tu és um individuo que dá muito valor a essas coisas, estudas o fenómeno, as suas implicações, etc etc mas isso passa-me ao lado. Queres um exemplo acabado ? AS MA Platinum de chão quando apareceram carregadas de fama foram para mim (e não só) a mais completa desilusão e no entanto ai quem se atreva a dizer mal da coisa (já agora medem bem ????) que isso é sacrilégio como já vi escrito por aí. Uma vez disse mal delas em público, só me faltou baterem, chamaram-me ignorante e uma série de coisas e eu não as queria nem dadas (se me as oferecessem ia logo vendê-las).

Estás a ver um tipo ir à procura de todos os gráficos das medições, sei lá feitas em que circunstâncias e depois ir a correr comprar essas colunas só porque medem bem ?

as JMLab Mezzo Utopia do natas quando as ouvi pela primeira e única vez até hoje produziram em mim sensações únicas, daí a minha afirmação. E até estavam ligadas a um amplificador ucraniano e tudo, vê lá como são as coisas (nem o experimentei com o dynavox). Medem mal ?? Pois tocaram muito bem .....e não notei nada disso que tu afirmas.

No audio é como na vida, por vezes é amor à primeira vista (ou "ouvido à primeira vista") e não há amor como o primeiro.

Por isso o melhor é ouvir música, sempre que possivel, nas melhores condições possiveis pois há sempre vida para além do hi-fi.

Fica bem

joevalve
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  ricardo onga-ku em 18/10/2010, 17:04

Joao Paulo escreveu:
onga-ku escreveu:

Bem... isto tudo, sem ouvir as colunas... apenas com base nos gráficos ! fantástico !

Shocked

silent

Fantástico, não é? Cool

Se todos os audiófilos se esforçassem por aprender os básicos poderiam evitar muitas audições desnecessárias e upgrades fracassados.
ricardo onga-ku

Mensagem  ricardo onga-ku em 18/10/2010, 17:24

vinilsuporter escreveu:
onga-ku escreveu:Não percebo a tua aversão às "medições".
E também ajudam a determinar se a parceria entre um par de colunas e um amplificador é adequada.

meu caro raton

nada tenho contra as medições, tenho tudo a favor das audições. y punto.

Eu sei que tu és um individuo que dá muito valor a essas coisas, estudas o fenómeno, as suas implicações, etc etc mas isso passa-me ao lado. Queres um exemplo acabado ? AS MA Platinum de chão quando apareceram carregadas de fama foram para mim (e não só) a mais completa desilusão e no entanto ai quem se atreva a dizer mal da coisa (já agora medem bem ????) que isso é sacrilégio como já vi escrito por aí. Uma vez disse mal delas em público, só me faltou baterem, chamaram-me ignorante e uma série de coisas e eu não as queria nem dadas (se me as oferecessem ia logo vendê-las).

Estás a ver um tipo ir à procura de todos os gráficos das medições, sei lá feitas em que circunstâncias e depois ir a correr comprar essas colunas só porque medem bem ?

as JMLab Mezzo Utopia do natas quando as ouvi pela primeira e única vez até hoje produziram em mim sensações únicas, daí a minha afirmação. E até estavam ligadas a um amplificador ucraniano e tudo, vê lá como são as coisas (nem o experimentei com o dynavox). Medem mal ?? Pois tocaram muito bem .....e não notei nada disso que tu afirmas.

No audio é como na vida, por vezes é amor à primeira vista (ou "ouvido à primeira vista") e não há amor como o primeiro.

Por isso o melhor é ouvir música, sempre que possivel, nas melhores condições possiveis pois há sempre vida para além do hi-fi.

Fica bem

Compreendo-te perfeitamente; também fui muito crítico do desempenho das monitoras PL no Still Vinil take I e apesar do estilo de música ser totalmente desadequado a uma avaliação subjectiva também não fiquei impressionado com as PL300 alimentadas por Pass na Villla Ricccca.
E isso sem sequer ter lido quaisquer gráficos ou medições.

Lá por dar valor às medições isso não significa que sou contra as audições, muito pelo contrário: são metodologias complementares.

A única avaliação técnica que conheço é a das PL-200 pela Stereophile: a julgar pela curva de resposta de frequências estas padecem de excesso de agudos e de acentuamento exagerado no extremo grave.
A diferença para as JML é que o excesso de agudos nas MA, embora menos pronunciado, se alarga por uma gama de frequências bastante larga, análise coincidente com impressão subjectiva resultante da minha audição, e que explica a sonoridade brilhante das colunas desta série.

Quanto às JML do natas, é possível que os excessos das colunas tenham sido minimizados pelos defeitos do amplificador, mas aí estou a especular.

Um abraço,
Ricardo
ricardo onga-ku

Mensagem  joevalve em 18/10/2010, 18:00

onga-ku escreveu:A diferença para as JML é que o excesso de agudos nas MA, embora menos pronunciado, se alarga por uma gama de frequências bastante larga, análise coincidente com impressão subjectiva resultante da minha audição, e que explica a sonoridade brilhante das colunas desta série.
Quanto às JML do natas, é possível que os excessos das colunas tenham sido minimizados pelos defeitos do amplificador, mas aí estou a especular.

Já equacionaste que os gráficos das MA foram obtidos com uma determinada cablagem interna e a malta conhecida que por cá as possui mudou essa cablagem interna para melhor (de origem são os Deltec Black Sixteen salvo erro)? Depois há a questão da ligação mal feita de origem ao tweeter (está invertida na maioria dos casos). Ou na tua avaliação, mudar a ligação ao tweeter e mudar a cablagem interna não vai alterar os gráficos ?

Repara: eu como ignorante da coisa estou apenas a perguntar a tua opinião pois não sei se as MA que ouviste estavam já modificadas nos aspectos que mencionei. Quanto a serem brilhantes, sinceramente acho-as muito vivas o que se enquadra no meu gosto, se isso é serem brilhantes se calhar serão mas como já te disse "enchem-me de felicidade".

Há colunas que um tipo ouve e que nada nos transmitem, são amorfas, parecem mortas, sem chama, sem garra, as MA podem ter muitos defeitos mas estão nos antípodas daquelas. E o mais interessante no meu modesto sistema é que tu mudas o disco e muda o som e isso nem sempre sucede como sabes na maioria dos sistemas.

joevalve
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  ricardo onga-ku em 18/10/2010, 18:49

Vocês têm alguma MA Platinum aí em Aveiro? Question
ricardo onga-ku

Mensagem  ricardo onga-ku em 18/10/2010, 18:58

vinilsuporter escreveu:
onga-ku escreveu:A diferença para as JML é que o excesso de agudos nas MA, embora menos pronunciado, se alarga por uma gama de frequências bastante larga, análise coincidente com impressão subjectiva resultante da minha audição, e que explica a sonoridade brilhante das colunas desta série.

Já equacionaste que os gráficos das MA foram obtidos com uma determinada cablagem interna e a malta conhecida que por cá as possui mudou essa cablagem interna para melhor (de origem são os Deltec Black Sixteen salvo erro)? Depois há a questão da ligação mal feita de origem ao tweeter (está invertida na maioria dos casos). Ou na tua avaliação, mudar a ligação ao tweeter e mudar a cablagem interna não vai alterar os gráficos ?

Repara: eu como ignorante da coisa estou apenas a perguntar a tua opinião pois não sei se as MA que ouviste estavam já modificadas nos aspectos que mencionei.

É que eu não me estava a referir à série Studio.
As únicas Studio que me lembro de ouvir foram as 10 ainda andava eu no liceu...
Lembro-me de as ouvir mas não de como tocavam.

Os Deltec são bastante capacitativos (tive uns ICs Slink) por isso é natural que se notem ligeiras diferenças na sonoridade das colunas.

vinilsuporter escreveu:Quanto a serem brilhantes, sinceramente acho-as muito vivas o que se enquadra no meu gosto, se isso é serem brilhantes se calhar serão mas como já te disse "enchem-me de felicidade".

O brilho é mau, é um excesso de agudos.
Não me parece que esse seja um problema das Studio 20SE mas é-o nas MA de séries recentes que ouvi.

vinilsuporter escreveu:Há colunas que um tipo ouve e que nada nos transmitem, são amorfas, parecem mortas, sem chama, sem garra, as MA podem ter muitos defeitos mas estão nos antípodas daquelas. E o mais interessante no meu modesto sistema é que tu mudas o disco e muda o som e isso nem sempre sucede como sabes na maioria dos sistemas.

Estou de acordo contigo: um equipamento que permita discriminar diferenças de ambiência acústica ou equilibrio tonal entre gravações (por vezes até no mesmo disco) é um bom equipamento.
ricardo onga-ku

Mensagem  joevalve em 19/10/2010, 06:57

onga-ku escreveu:Vocês têm alguma MA Platinum aí em Aveiro? Question

que eu saiba, não. mas há sempre um Portugal desconhecido à nossa espera.

joevalve
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  ricardo onga-ku em 19/10/2010, 09:18

Encontrei o teste das novas RX8 pela HFWorld... Parece um passo no bom caminho, apesar do grave audiófilo:

Monitor Audio RX8

Monitor Audio RS8
ricardo onga-ku

Mensagem  Sonik em 19/10/2010, 10:34

Desde que tive o prazer de ouvir umas RS6 que sou admirador do som Monitor Audio. Com ou sem medições soam-me sempre melhor que as concorrentes dentro do mesmo nivel de preço. E parecem-me sonicamente melhor em todos os aspectos. Ao nivel do acabamento também me parecem uns furos acima da concorrência. Para ter umas B&W com um acabamento idêntico à série RX temos que ir à série 7 que custa mais do dobro. Mas isto é apenas a minha humilde opinião.

Quanto a audições e medições, penso que a virtude está no meio. Podem-se complementar. É sempre bom conhecer as medições sobre uma determinada coluna e fazer a sua audição. Quanto mais não seja vamos alertados para um determinado tipo de comportamento em determinados frequências e isso pode fazer a diferença entre a sua compra ou não. Não sei se isto acontece com mais foristas, mas muitas vezes algumas audições em lojas paracem-me fabulosas e au ouvir o mesmo disco em casa no meu modesto sistema concluo que não justifica um novo investimento porque na realidade não existe grande diferença entre o som que temos em casa e o de alguns produtos novos mesmo num nivel de preços superiores. Pesno que muitas vezes é o factor de ser um sistema ou um elemento novo e o desejarmos que nos troca os sentidos e nos ilude. No entanto o contrário também já me aconteceu, ou seja, ouvir um disco que conheço bem e ouvir coisas nele que no meu sistema simplesmente desaparacem.

Sobre o tema deste tópico que é o dynavox, eu pessoalmente já ponderei a sua aquisição mas desisiti por vários factores. Primeiro porque é limitado no número de entradas, uma vez que só possui uma entrada. Em segundo lugar para melhorar a sua qualidade é necessário recorrer ao "tunning" e sinceramente isso não me agrada. Não tem grande lógica comprar algo novo já com a ideia de o modificar. Alterar umas válvulas é uma coisa, alterar peças de origem é outra. Ou o produto vale por si ou então é melhor ponderar outro, que embora possa ser mais caro poderá corresponder aquilo que se procura.
Sonik
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 374
Ocupação : Designer
Interesses : Musica, Fotografia, Ovnilogia
Pontos/Reputação : 377

http://www.almasonica.blogspot.com

Mensagem  ricardo onga-ku em 19/10/2010, 11:03

Sonik escreveu:Quanto a audições e medições, penso que a virtude está no meio. Podem-se complementar. É sempre bom conhecer as medições sobre uma determinada coluna e fazer a sua audição. Quanto mais não seja vamos alertados para um determinado tipo de comportamento em determinados frequências e isso pode fazer a diferença entre a sua compra ou não.

A diferença entre uma avaliação técnica e uma audição subjectiva é que a primeira se centra no exclusivamente no desempenho enquanto que a segunda é influênciada pelo nosso estado de espírito, as características da sala, a conversa do vendedor, a cultura auditiva, o gosto.
Parece-me por isso inquestionável que se recorra às medições para se conseguir um sistema de alta fidelidade, ou seja, aquele que lê, amplifica e transduz a informação (música) que se encontra registada no suporte (gravação).

Sonik escreveu:Sobre o tema deste tópico que é o dynavox, eu pessoalmente já ponderei a sua aquisição mas desisiti por vários factores. Primeiro porque é limitado no número de entradas, uma vez que só possui uma entrada. Em segundo lugar para melhorar a sua qualidade é necessário recorrer ao "tunning" e sinceramente isso não me agrada. Não tem grande lógica comprar algo novo já com a ideia de o modificar. Alterar umas válvulas é uma coisa, alterar peças de origem é outra. Ou o produto vale por si ou então é melhor ponderar outro, que embora possa ser mais caro poderá corresponder aquilo que se procura.

Durante algum tempo também me custou aceitar que as modificações de equipamentos de alta fidelidade fizessem sentido, e em parte os meus argumentos eram coincidentes com os teus.
Mas depois de escutar um sistema completamente modificado isso passou-me logo, dei a mão à palmatória, e esse sistema de que falo é actualmente a minha referência, muito superior aos sistemas milionários que ouvi em xôs.

A verdade é que muitos produtos são "afinados" para ter o som da "casa", o que permite o reconhecimento dos mesmos pelos apreciadores da marca, outros sofrem defeitos na sonoridade por forma a se destacarem em comparativos nas lojas, outros ainda pecam de demasiados compromissos por razões estéticas (as colunas estreitas, p.ex.) ou comerciais, outros ainda estão pura e simplesmente mal desenhados ou concebidos, e há aqueles (high-end) cujo desempenho está longe de valer uma pequena fracção do preço que pedem por eles.

A grande vantagem das modificações é permitir que se consiga um desempenho superlativo sem investir o couro e o cabelo, através da optimização de circuitos, substituição de componentes electrónicos de desempenho inferior e por vezes até a criação de um produto completamente novo aproveitando apenas a caixa e alguns componentes e circuitos chave.
A desvantagem é que por vezes os aparelhos não são esteticamente apetecíveis, ou ficam desfigurados após as modificações, ou os diversos componentes não "casam" estéticamente uns com os outros, a revenda pode ser difícil pois apenas será possível a conhecedores ou iniciados...e infelizmente não existem reviews que possam apaziguar a nossa insegurança de consumidor inexperiente.

Mas posso garantir-te que um aparelho bem modificado é como passar um carro de origem para o seu homólogo das corridas de turismo ou dos ralis, ou p.ex. um Mercedes de série para um modificado pela AMG.

Última edição por onga-ku em 19/10/2010, 21:06, editado 1 vez(es)
ricardo onga-ku

Mensagem  Pierre em 19/10/2010, 11:36

onga-ku escreveu: e há aqueles (high-end) cujo desempenho está longe de valer uma pequena fracção do preço que pedem por eles.

Em pleno acordo.
Cool
Pierre
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  joevalve em 19/10/2010, 12:37

onga-ku escreveu:Mas posso garantir-te que um aparelho bem modificado é como passar um carro de origem para o seu homólogo das corridas de turismo ou dos ralis, ou p.ex. um Mercedes de série para um modificado pela AMG.

concordo, assino e subscrevo em baixo. só quem um dia não ouviu as diferenças que há entre um equipamento de origem e o mesmo modificado por quem sabe é que não acredita, o que é normal (quem não sabe não peca, diz o povo).

naturalmente que essas modificações não podem nem devem ser feitas em tudo o que mexe pois há casos em que não é sequer possivel. E não esquecer que há sempre sucateiros prontos para sacar a guita ao pessoal.

Eu costumo dar como exemplo a minha unidade phono da AI que custou há quase 20 anos (mais coisa menos coisa) 220 contos numa altura em que o meu ordenado eram salvo erro 60 e poucos contos (andei dias sem dormir depois de o comprar a pensar na loucura que tinha feito). Durante muito tempo foi o referido phono confrontado com os mais diversos e variados concorrentes do mesmo calibre para a época e foi sempre ficando estando eu convencido que era muito bom. Um dia propuseram-me mexer nele e eu aceitei. E em boa hora o fiz pois se eu já gostava dele agora é que não o troco mesmo. Foi uma modificação a sério em que até as válvulas de saída foram alteradas e o respectivo circuito e mais uma série de coisas que eu não sei explicar ficando a bombar de modo muito superior ao original. É o melhor do mundo e arredores ? Claro que não, mas para mim é o fim da linha. E relembro com saudades esses dias em que tive de tomar tão dificil decisão.

Ainda sobre o malfadado dynavox, o problema é que mesmo os valvulados que no mercado custam 3 e 4 vezes mais têm problemas e podem ser melhorados significativamente - primaluna 2, jadis orchestra só para dar 2 exemplos que conheço bem do antes e do depois - em especial na forma de "atacar a música". E com 500 euros hoje compra-se o quê a válvulas ? Claro que com o custo da modificação a coisa sobe um pouco mais, mas é a vida.

Não percebo nada de electrónica mas a acreditar naquilo que pessoas entendidas me dizem os aparelhos actuais, nomeadamente os amplificadores, têm uma qualidade de construção descuidada para não dizer outra coisa. Uma coisa é teres um bom projecto, outra coisa é depois implementares esse projecto de modo rigoroso. E afinal para ouvir mp3 os fabricantes estão-se marimbando na qualidade da construção - dizem alguns - no fundo vindo de encontro ao que o on-gaku disse acerca dos componentes (claro que há excepções, mas a que preço ?).

Como eu costumo dizer é "ouvir para crer" certas confrontações de equipamentos "antes" e "depois" de irem à faca no hospital privado.

joevalve
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  Orion em 19/10/2010, 18:15

Sonik escreveu:ponderei a sua aquisição mas desisiti por vários factores. Primeiro porque é limitado no número de entradas, uma vez que só possui uma entrada

Boas caro Sonik Wink

Tenho quase certeza (julgo não estar em erro) - pelas últimas informações do próprio representante, que o aparelho em discussão, nas novas unidades, já trará mais de um imput.

Equipa Audiopt - Admin.
Equipa Audiopt - Admin.

Número de Mensagens : 4580
Ocupação : escutophilia
Interesses : so many
Pontos/Reputação : 2541

Mensagem  Mango em 20/10/2010, 08:44

muito boa discussão.revejo-me em muita coisa que foi dita por vários intervenientes, e não por um só.

Quanto ao tópico, no dia em que o dynavox usar o mesmo tipo de componentes que o PrimaLuna - material da solem,resistencias de precisão,ligações de massa em estrela,ligações ponto a ponto do melhor que tenho visto,potenciometros da Alps, diodos de comutação rápida,etc,etc - então aí sim vale bem a pena.

Não acho justo estarem a querer comparar um equipamento que tem que sofrer alterações na ordem dos 300 euros, porque julgo ser isso que o TD cobra, com equipamentos que já soam bem de origem.
Se o projecto tem que ser mexido então é porque foi mal desenhado de origem.

se eu percebesse alguma coisa GDs, comprava um cartuxo por meia duzia de tostões,fazia-lhe um plinth à maneira,metia-lhe outro braço,outra célula...gastava uma pipa de massa e o que é que isto tinha a ver com o equipamento original? Nada.

Mango
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 540
Pontos/Reputação : 716

Mensagem  Sonik em 20/10/2010, 09:06

Orion escreveu:
Sonik escreveu:ponderei a sua aquisição mas desisiti por vários factores. Primeiro porque é limitado no número de entradas, uma vez que só possui uma entrada

Boas caro Sonik Wink

Tenho quase certeza (julgo não estar em erro) - pelas últimas informações do próprio representante, que o aparelho em discussão, nas novas unidades, já trará mais de um imput.

Obrigado pela informação Orion!
No entanto tenho mesmo que ponderar essa compra. É que há um factor que me deixa com um pé atrás com o Dynavox. A maioria das pessoas que o adquirem mais tarde ou mais cedo acabam por o vender. Só aqui neste forum penso que, se a memória não me falha, é o teu caso e o do forista Elso. Eu neste momento preferia investir mais algum dinheiro e comprar algo com o qual não me tivesse que preocupar durante um largo periodo de tempo. E todos os cenários estão em aberto, Válvulas, classe D e...o nad C316BEE que continuo a dizer que foi o amplificador que mais me surpreendeu até hoje, que no meu entender tem uma relação preço/qualidade imbativel. Só por curiosidade gostei mais da audição do Nad com umas MA RS6 do que um Primaluna Prologue 2 com Sonus faber Concerto. Mas isso pode ser dos meus ouvidos...
Sonik
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 374
Ocupação : Designer
Interesses : Musica, Fotografia, Ovnilogia
Pontos/Reputação : 377

http://www.almasonica.blogspot.com

Mensagem  lore em 20/10/2010, 09:08

quanto as modificaçoes do tao malfadado Dyna , existem varias ( a do tdude sera a mais conhecida ,havendo quem nao goste ..)
mas nao se pode confundir troca de componentes de menor qualidade com modificacoes do circuito .
serao raros os aparelhos que nao serao melhoraveis , e o dyna nao e um deles .
tendo em conta o investimemto , deve ser das melhores maneiras de entrar nas valvulas , no entanto nao envergonha o seu proprietario a nao ser na falta de status .....
o meu anda por ca ha algum tempo de de ca nao deve sair tao cedo .de resto ja ouvi bem pior em diversas ocasioes e com preços de alguns digitos a mais .
quando vier a lx diga qualquer coisa que pode ser que consigama ouvir o meu .
quanto as colunas pergunte ao paulo andre como foi a passagem das ma para as novas Twisted Evil
lore
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 841
Ocupação : http://www.laso.pt/04solucoes/05galeria.php
Interesses : cabrios ,motos , muitos kw , tatoos, adrenalina
Pontos/Reputação : 1037

Mensagem  music em 20/10/2010, 09:33

Pierre escreveu:
Boas.

Este valvulado com válvulas de upgrade (4x Svetana EL34 + 2x Philips ECF82) comporta-se firme com rockalhada? Zeppelin, indie, Zappa, Blues...

Em resposta á opinião pedida posso opinar que quem quer dançar ballet não calça botas da tropa.
abraço
music
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 1558
Pontos/Reputação : 609

Mensagem  Pierre em 20/10/2010, 09:46

music escreveu:
Pierre escreveu:
Boas.

Em resposta á opinião pedida posso opinar que quem quer dançar ballet não calça botas da tropa.
abraço

Compreendido. Cool
Pierre
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: