A pior prensagem da minha vida

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

A pior prensagem da minha vida

Mensagem  Jotace em 24/9/2010, 15:49

Olá, pessoal! Agora que recuperei o meu Thorens, e que me ando a deliciar a recordar discos que não ouvia há 10, 20, ou mais anos, acabei por pegar num vinil que, já então, no passado, e não sendo eu muito exigente nessa altura (agora tou mais velho, mais chato, e obviamente mais exigente...) me tinha deixado uma impressão muito fraquinha no que respeita á qualidade sonora do dito.
De facto, tinha achado aquilo tão fraquinho, que até o tinha gravado para cassette, com umas equalizações especiais para disfarçar a pobreza sonora.

Porém, o facto é que só havia tocado este disco num prato rafeiro da minha primeira aparelhagem (um Midi Sanyo), e portanto estava com curiosidade de o volta a ouvir no meu renovado e afinado Thorens.
Estava encantado, pois tinha acabado de ouvir o "Free as a bird" dos Supertramp (uma espécie de disco maldito por ter sido feito após a saída do Roger Hodgson, e não ter nenhuma canção 'orelhuda' que mereça fazer parte de um "greatest hits" da banda), disco esse que me tinha presenteado com uma performance sonora 5 estrelas.

A seguir... pego na tal peça duvidosa de vinil, e ... pouso-lhe a agulha em cima. AAAAAAAAAAAAAAAARGH! Castigo atroz! Se no passado a impressão não tinha sido boa, agora, em muito melhores condições técnicas, foi absolutamente penoso. Consegui ouvir um lado inteiro (apenas esse) e recordar alguns belos clássicos da musica dos 60 e 70's, mas tive que conseguir desligar-me (e com que esforço!) do verdadeiro calvário sonoro que envolvia a melodia. Nunca pensei que fosse possivel, mas o disco ouvia-se melhor se fosse tocado apenas por um dos canais (em mono, sim porque a propria captação sonora do evento havia sido tão miserável, que sempre me pareceu que o stereo parece conseguido apenas pela duplicação de um unico canal), e com os agudos no máximo.

O som é baço, distante, mal equalizado, cheio de distorções (as quais não consigo sequer compreender se derivam do master, ou da má prensagem do disco; se calhar é dos dois) como se alguem tivesse estado de microfone na mão durante o concerto, no meio da plateia em frente ao palco, a gravar a coisa.
Consegui reduzir o nivel e quantidade de distorções sonoras aumentando o peso da agulha substancialmente, por alguns minutos. De alguma forma o peso extra permitiu 'cavar' mais fundo naqueles sulcos provavelmente mal talhados logo na origem. E dizem vocês "Ah, se calhar é do lixo".

Não, a agulha não arrancava nada de especial desse disco. Apenas uns pózitos normais, igual a qualquer outro disco. É o tipo de disco que decerto não voltarei a tocar, com pena minha, porque gosto dele, e da grande artista que o canta. Nunca na vida me aconteceu tal coisa, com qualquer outro disco, meu ou de outra pessoa. Um disco com uma qualidade de gravação e prensagem tão más que o tornam intocável.
Estou a falar deste:

JOAN BAEZ - LIVE EUROPE 83 "Children of the eighties"

Estou curioso de saber se vocês têm experiências semelhantes com algum disco vosso, ou que vos tenham passado pelas mãos, que possam eleger como 'disco a abater', com uma qualidade sonora que o torne inaudivel.

Jotace
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 30
Pontos/Reputação : 73

Re: A pior prensagem da minha vida

Mensagem  Orion em 24/9/2010, 18:24

Tenho por aqui uma prensagem horrível do fabuloso disco Couldn't Stand the Weather do magnifico Stevie Ray Vaughan, som abafado, e, na fabulosa faixa Tin Pan aley, mesmo antes dele começar a cantar e durante o instrumental da sua bela guitarra, surgem uns ruidos horriveis que não são riscos nem é sujidade. Troqueio por outro igual e, qual o meu espanto e deparo-me com o mesmíssimo problema. Portanto vi que era daquela serie. Uma vergonha diga-se ( , aproveito para avisar que foi adquirido na fnac e não tem nada a ver com outras réplicas do mesmo disco (por exemplo estive em posse de um da audioteam e outro da cdgo, os quais estavam excelentes).

http://www.amazon.com/Couldnt-Weather-Stevie-Vaughan-Trouble/dp/B00000ICN6

Equipa Audiopt - Admin.
Equipa Audiopt - Admin.

Número de Mensagens : 4593
Ocupação : escutophilia
Interesses : so many
Pontos/Reputação : 2557

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: